segunda-feira, junho 26, 2006

Custou mas foi...

«Em clima de guerra, Portugal vence a Holanda e vai às quartas» (Terra, Brasil)
«Portugal nos quartos, Holanda KO» (Gazzetta dello Sport, Itália)
«Portugal elimina a Holanda em jogo louco» (Marca, Espanha)
«Laranja vê o vermelho na vitória de Portugal» (UEFA)
«Maniche foi mata-mata» (As, Espanha)
«Quatro expulsos na vitória de Portugal» (Sky Sports, Inglaterra)
«Portugal encontra Inglaterra após derrotar Holanda em jogo tempestuoso» (BBC, Inglaterra)
«Oitavos-de-final, última estação da laranja» (Voetbal, Holanda)
«Portugal ganha a batalha» (Mundo Deportivo, Espanha)
«Estilo Felipão: Portugal vence e vai às quartas» (Super Esportes, Brasil).

domingo, junho 25, 2006

Força Portugal.. agora é a doer...

Agora é a doer. Acabou a fase de grupos e passamos à fase mais aliciante do Campeonato do Mundo.
Começou ontem com a equipa da casa a assumir-se como verdadeira candidata ao título e a mostrar-se com atributos suficientes para o coinseguir. Nesta fase, em que as equipas são teoricamente as mais fortes, não há equipas fáceis. Ainda ontem a Argentina viu-se e desejou-se para levar de vencida a formação do México que se apresentou com grande níverl exibicional. Mesmo tendo uma equipa de luxo, com um plantel de fazer inveja de onde se pode sacar da cartola "coelhos" como Carlitos Tevez, Pablito Aimar ou Leo Messi, José Pekerman teve que esperar por um rasgo de brilhantismo de Maxi Rodriguez para passar a eliminatória. Promete para já o Alemanha-Argentina da próxima eliminatória.

Mas hoje é dia de Portugal mostrar aquilo que vale. O jogo de hoje não vai ser fácil mas é preciso acreditar até ao fim e esperar que o nosso "menino" recupere a sua forma e nos recorde os momentos magníficos que nos presenteou com a bola nos pés... Esperemos que o grupo esteja unido e consiga aquilo que todos queremos: a vitória: BOA SORTE PORTUGAL!

O momento alto...

"Argentinian midfielder Maxi Rodriguez volley the ball to score a goal despite Mexican defender Gonzalo Pineda (L) during the extra time of the World Cup 2006 round of 16 football game Argentina vs. Mexico, 24 June 2006 at Leipzig stadium."
Não há palavras para descrever o momento do golo de Maxi Rodriguez... Simplesmente fenomenal... São estes momentos que tornam este desporto aquilo que ele é... um espectáculo...

As estatísticas..

Estatísticas oficiais da FIFA, cumprida a primeira fase do Mundial-2006:

Estatísticas de ataque
Total de golos: 117 (média de 2,43)
Mais golos: Argentina, Alemanha e Espanha (8)
Menos golos: Trindade e Tobago (0)
Golos de penalty: Espanha, Costa do Marfim e Portugal (2)
Remates: Espanha (62), Alemanha (52) e Brasil (50)
Remates na baliza: Espanha (33), Alemanha (27) e Brasil (26)
Cantos: Espanha (29), Suécia (26) e Itália (24)
Off-sides: Gana (21), Itália (15) e Angola, Rep. Checa e França (14)
Contra-ataques: Costa do Marfim (27), Polónia (26) e Gana (25)
Passes longos: EUA (328), Rep. Checa (324) e Inglaterra (322)
Cruzamentos: Suécia (107), Alemanha (92) e Inglaterra (86)

Estatísticas defensivas
Mais golos sofridos: Sérvia-Montenegro (10), Costa Rica (9), A.Saudita e Japão (7)
Menos golos sofridos: Suíça (0), e mais seis equipas com um
Desarmes efectuados: Alemanha (109), Ucrânia (97) e Costa Rica (87)
Desarmes sofridos: Paraguai e Tunísia (95) e Equador (93)
Faltas cometidas: Gana (76), Angola (74) e Austrália (72)
Faltas sofridas: Irão (66), México (65) e Croácia (61)
Cartões amarelos: Tunísia (14), Gana e Sérvia e Montenegro (12)
Cartões vermelhos: EUA, Croácia, Rep. Checa e Servia e Montenegro (2)

Estatísticas individuais ofensivas
Golos: Klose (Alemanha), 4 e Torres (Espanha), 3;
Assistências: Beckham (Ing), Figo (Por), Kalininchenko (Ucr), Saviola (Arg), Riquelme (Arg), Totti (Ita), Schweinteiger (Ale), Aloisi (Aus) e Mendez (Equ), 2
Remates: Lampard (Ing), 18; Frei (Sui), 14 e Klose (13)
Remates na baliza: Klose (Ale), 9; Lampard (Ing), 8 e mais sete jogadores com seis
Livres à baliza: Mendez (Equ), 4 e mais sete jogadores com três
Golos de cabeça: Carlos Tenorio (Equ) e Bosacki (Pol), 2; mais 17 jogadores com um
Off-sides: Henry (Fra), 9; Akwá (Ang), Shevchenko (Ucr) e Viduka (Aus), 7

Estatísticas individuais defensivas
Desarmes efectuados: Yorke (Tri), 21; Tymoschuk (Ucr), 19 e Barnetta (Sui), Janidi (Tun) e Umana (CRC), 18
Desarmes sofridos: Valdez (Par), 23; Smolarek (Pol), 22 e Figo (Por), 21
Faltas cometidas: Van Persie (Hol), 13; Onwyegu (EUA), 12 e seis jogadores com 11
Faltas sofridas: Figo (Por), 17; Toni (Ita) e Yeymourian (Ira), 13
Mais cartões: André (Ang), Emerton (Aus), Jaziri (Tun) e Nadj (Ser), 3 amarelos e um vermelho por acumulação
Guarda-redes com mais defesas: João Ricardo (Ang) e Kawaguchi (Jap), 21 e Agassa (Tog) e Zuberbuehler (Sui), 18

As estatísticas valem o que valem mas sempre são um elemento importante para tirarmos algumas ilações daquilo que sucedeu nesta 1ª fase do Campeonato do Mundo. Pelo menos, em termos ofensivos, dá para evidenciar as equipas que têm tido melhor desempenho, como é o caso da Alemanha, Espanha e Argentina que se apontaram como as equipas com melhor prestação na prova. Sem tanto brilho mas com igual eficácia surgiram Brasil, Portugal, (também a Inglaterra e Itália)...que ajudam a consituir o grupo donde sairá o próximo campeão do mundo.
Curiosidade para o jogo de hoje é o facto de Van Persie ser o jogador que mais faltas comete e Figo o que mais faltas sofre. De realçar ainda a equipa da Suiça que ainda não sofreu nenhum golo durante o campeonato... Mas as estatíticas são o que são e valem o que valem... Agora sim, vamos entrar na fase decisiva do Campeonato do Mundo.. aquela que dá luta e emoção... Boa Sorte Portugal

Assina a Petição...

"Uma vez por mês e durante alguns dia o Parlamento Europeu transfere-se de Bruxelas para Estrasburgo por inteiro, com todos os seus colaboradores e toda a sua documentação. A única razão para este desperdício de 200 milhões de euros por ano deve-se à vontade da França. Todos os países da União pagam a conta! Nós também!
Presentemente, um determinado número de membros do Parlamento E
uropeu, pertencentes a diferentes partidos e países, iniciaram uma acção que visa acabar com este desperdício ridículo. É necessário recolher um milhão de assinaturas para que este assunto possa ser inserido na agenda da Comissão Europeia.
Já se recolheram mais de 650 000 assinaturas, mas é preciso um milhão!"by JF
"Join 658214 other european citizens in signing the petition!"

Jacques Cousteau, Junho 25, 1997

Jacques Cousteau
1910
- 1997

sexta-feira, junho 23, 2006

Bibó S. João

Hoje há Festa de S. João!
O Porto continua ser uma referência nacional destas festas populares (aqui). Mas aqui bem perto a Figueira da Foz também já conta com uma belíssima tradição. Se não quiser ir muito longe, não faltarão, no nosso concelho, as tradicionais festas em honra de São João.
"A Festa de São João, relembra São João ou João Batista, o homem que nasceu em 24 de junho e, através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz", sugerindo que o caminho para isso é a meditação, a interiorização, a reflexão, pois São João nos ensina que todas as respostas estão e serão encontradas dentro de nós. Essa mensagem nos leva ao conteúdo da festa que é a Sabedoria, a capacidade de aprender algo a partir de nós mesmos. Devemos trabalhar em nós a coragem para um julgamento interior consciente; visando nosso amadurecimento como pessoa."

Futebol de Praia...

Com o Mundial a entrar na sua fase mais aliciante, nada melhor que uns torneios para nos aguçar o apetite. No Verão vários são os torneios realizados, sendo os de Futebol de Salão os mais populares, assim como os de Futebol de 7 e Futebol de Praia. Enquanto o Torneio de Futebol de 7 (e a nossa habitual peladinha) vai continuando a desenrolar-se, este fim-de-semana temos mais dois toneios. Um deles é um torneio de Futebol de Salão organizado pela Casa do Benfica do Concelho de Pombal, a propósito do seu aniversário. Outro evento, de maior dimensão, é o torneio de Futebol de Praia, fazendo com que Pombal (tal como Albufeira e Porto) entre na edição de 2006 da Liga Nacional de Futebol de Praia (LNFP). Parece que também neste recinto se realizarão jogos referentes à Liga de Verão de Basquetebol, isso é que eu nunca vi (mas há sempre uma primeira vez para tudo). O futebol de praia começa hoje com a equipa do Sporting de Pombal (que eu não faço a mínima quem seja) a defrontar a congénere da União de Leiria. De realçar a presença dos nossos melhores intérpretes da modalidade Alan e Madjer que jogam no Porto e Sporting, respectivamente. Ao contrário de alguns, é bom ver Pombal a receber estes eventos à escala nacional.

Carta de Xanana...

in "Expresso"

Aí está mais um...

Aí está mais um dos "carrascos" da Selecção Portuguesa. Depois de Fyssas e Karagounis, é a vez de Katsouranis vestir de encarnado. COSTAS KATSOURANIS é um médio defensivo (possível candidato a subsituir Beto), tem 27 anos e mais de um metro e oitenta. Aí está mais um grego que foi considerado o melhor jogador daquele país em 2004/05, às ordens de Fernando Santos, tendo-se notabilizado com a obtenção de 10 golos. Fora brincadeiras, estou crente de que é um jogador com qualidade e que o Benfica sairá a ganhar com mais um boa opção para aquela zona do terreno. Beto é esforçado mas não tem lugar num clube com a ambição do Benfica. Já agora, a título de curiosidade, não é que fui encontrar um blog altamente original do nosso novo reforço (ora vejam aqui e traduzam sff). Ah pois é... parece que o nosso Kostas vai ter que mudar de número, não me parece que o Nuninho abdique do 21... (Sítios recomendados: UEFA, AEK, SLB)

Sol &Lua

Este é o pôr do sol no Pólo Norte com a lua no seu ponto mais próximo...
by Isabel Silva

O grande Sá...

Como já não se falava há muito do velho capitão, não pude resistir a colocar aqui o mail que me enviaram. Sá Pinto é um exemplo de garra e entrega... de quem sente aquilo que faz e faz aquilo que sente! Tomara muitos terem a determinação na vida que o Sá colocava em campo...
Perdoem-me os meus amigos sportinguistas mas tem que se dar os parabéns à malta que vai perdendo tempo a pensar nestas coisas... A homenagem a Sá Pinto ("leve na boca") está demais... que o diga o nosso amigo Artur Jorge.

quarta-feira, junho 21, 2006

Parabéns 674

PARABÉNS 674
O Agrupamento 674-POMBAL realizou, no passado domingo, as suas Promessas, ao mesmo tempo que assinalou mais de duas décadas de existência... Parabéns 674!!!
Enquanto nós por cá vamos comemorando os 25 anos, o movimento a nível mundial já vai assinalar o seu centenário, sendo que o Escutismo teve como embrião um acampamento realizado, por iniciativa de Baden Powell, em Brownsea, corria o ano de 1907. A propósito, aqui ficam alguns sítios de interesse:

terça-feira, junho 20, 2006

Xanana Gusmão, Junho 20, 1946


Um dos líderes incontestados daquela que é uma das nações que mais sofreu nos últimos anos e que, recentemente, tem sofrido um forte abalo na sua estabilidade política e social, está hoje de parabéns. Xanana completa hoje seis décadas de vida. Já sem o entusiasmo ou o dinamismo de outrora, espero que o capital de experiência adquirido contribua (tal como vem acontecendo) para uma resolução pacífica da actual situação em que se encontra Timor-Leste.

Dia Mundial dos Refugiados

Antonio C. Ixtamer, Retorno de los Refugiados
De acordo com a Convenção Relativa ao Estatuto de Refugiado, um refugiado é uma pessoa que "receando com razão ser perseguida em virtude da sua raça, religião, nacionalidade, filiação em certo grupo social ou das suas opiniões políticas, se encontre fora do país de que tem a nacionalidade e não possa ou, em virtude daquele receio, não queira pedir a protecção daquele país..."
Assinala-se hoje o Dia Mundial dos Refugiados. Dados da ONU revelam que o número de refugiados diminuiu em 2005, mas que os deslocados dentro do próprio país são já 6,6 milhões.
Em 2005, 102 pessoas pediram asilo a Portugal...

segunda-feira, junho 19, 2006

Aí estão os exames nacionais

Começaram hoje os exames nacionais:
Boa Sorte malta!
Esta é uma altura extremamente importante para todos aqueles que põem ponto final numa etapa e se preparam para o desafio maior das suas vidas que se prende com o pós-secundário. A vida sofre uma transformação grande quando finalizamos o 12º Ano e damos com uma bifurcação. De um lado, o mundo do trabalho, enveredando por um caminho profissional, de outro lado, o mais aliciante, o mundo do ensino superior, nas universidades e politécnicos, cheio de sonhos e fantasias e que vai adiando o duro embate com o mundo do trabalho.
Independentemente do futuro de cada um, recordo-me bem desta época de exames e desejo as maiores felicidades a todos os que começam agora a definir o seu futuro. Boa sorte malta!

sexta-feira, junho 16, 2006

Força Portugal!!!

Porque estamos em véspera de jogo... Força Portugal!!!
Já agora, para quem ainda não tinha conhecimento, eis aqui o Blog da selecção:"Até agora o Balneário tinha estado vedado, mas agora a realidade é outra. Com Força Portugal, um blog dedicado à Selecção Nacional, é possível aos curiosos do futebol terem acesso a mais informações. Força Portugal oferece a oportunidade de entrar e ver a realidade dos bastidores. Traz-nos esse mundo através de vídeos, imagens e textos exclusivos que os amantes do futebol e da Selecção vão apreciar. Para todos os que genuinamente amam o futebol e querem mostrar o seu apoio à Selecção no Mundial, Força Portugal é o blog ideal." (momento de publicidade gratuita)

Jovens voluntários nas florestas

Todos estamos recordados do pesadelo que experienciámos no Verão passado, por isso, para que o flagelo não torne a bater outra vez à nossa porta, todos os cuidados são poucos. Este programa de voluntariado promovido pelo IPJ (síto do IPJ), destinado a incentivar a participação dos jovens no grande desafio que é a preservação da natureza e da floresta em particular e reduzir, assim, o flagelo dos incêndios, através de múltiplas acções de prevenção, é muito bem-vindo e é uma forma de promover uma ocupação saudável e participativa dos tempos livres dos nossos jovens. (sítio da CMP)
Este programa decorrerá de 15 de Julho a 15 de Setembro e irá desenvolver-se em todas as freguesias do concelho, com a finalidade de promover a sensibilização das populações locais de forma a incutir princípios de protecção dos recursos florestais e ecossistemas, através de vigilância apeada, vigilância móvel e vigilância fixa.
Podem inscrever-se para este projecto, até ao dia 31 de Agosto, todos os jovens entre os 18 e os 30 anos de idade.

XVII EXPOFAGO

"Até domingo a freguesia da Guia vai encher-se de muita música e animação, aliada às já tradicionais Feira de Actividades Económicas e Tasquinhas."

Este é um certame com muita tradição no nosso concelho e que aconselho todos a visitar. Vale a pena dar uma saltadazinha à Guia, tenho a certeza que não se irão arrepender... (ver notícia)
Raul Solnado, um dos maiores humoristas portugueses dos últimos tempos, vai estar no nosso concelho. Para os mais novos (não é que me considere velho mas...) este actor não deve dizer muito, mas para quem teve oportunidade de assistir aos momentos áureos (e eu já comecei tarde) de Raul Solnado na televisão e no teatro nunca se poderá esquecer do humor e da postura de uma das nossas maiores referências nacionais. (ver notícia)
17 de Junho (Sábado)
21:30

Vermoil

quinta-feira, junho 15, 2006

Quem tramou Carrilho?!

"O Código de Carrilho"
"Há várias pistas que nos levam a descobrir quem tramou Carrilho na corrida a Presidente da Câmara de Lisboa. Está tudo no livro "Sob o signo da Verdade"... mas codificado em paralelo com o livro de Dan Brown "Código Da Vinci". Se não acredita... verifique...
1ª Pista O filho de Carrilho chama-se Dinis. O Rei D. Dinis morreu com 46 anos. Pág. 46 do Código Da Vinci: Aparece a palavra "Portugal". 2ª Pista A palavra Carrilho tem 8 letras. Avançamos 8 páginas. Pág. 54 do Código Da Vinci: Aparece "campanha da difamação". 3ª Pista O livro de Carrilho tem 207 Páginas. Pág. 207 do Código Da Vinci: Aparece "Toda a gente adora uma conspiração". 4ª Pista Clara Ferreira Alves foi muito criticada por Carrilho e aparece no livro de Carrilho na página 167. Pág. 167 do Código Da Vinci: Aparece "A preciosa verdade perdeu-se para sempre". 5ª Pista Emídio Rangel é apoiante de Carrilho e aparece na página 78 do livro de Carrilho. Pág. 78 do Código Da Vinci - aparece o recado de Rangel para Carrilho "Professor... as consequências poderiam ser desastrosas para si." 6ª Pista Quem tramou realmente Carrilho? O filme de Carrilho na campanha tinha 13 minutos. Somamos à página 78, os 13 minutos do filme e vamos para a página 91 Pág. 91 do Código Da Vinci Aparece " P.S. - P.S . - P.S."

O Togo veio com azar...

Esta rapaziada do Togo não tem mesmo sorte nenhuma. Esta é uma estreia para não esquecer! Depois de uma preparação algo conturbada em que o seu seleccionador, o alemão Otto Pfister, se demitiu e passado alguns dias voltou a assumir o comando técnico da equipa... não é que a "todo poderosa" FIFA, o organismo que superintende o futebol mundial, se enganou em relação ao hino do TOGO... como é que é possível?! Uma prova como estas que tem tanto tempo de preparação e na qual se sabe com vários meses de antecedência as equipas participantes?! Em que a organização prepara, selecção a selecção, todos os promenores até ao último detalhe?! Estão a imaginar a sensação de ver os jogadores todos perfilados de mão ao peito, as bancadas com milhares de adeptos ansiosos por entoar o hino da sua nação e eis que começa-se a ouvir outra coisa que não o nosso hino, como ficaríamos?! Imaginem agora se uma coisa dessas acontecesse relativamente a outro país com uma maior expressão internacional, como seria!? Mas vá lá, a FIFA veio pedir descupas (aqui) mas, neste caso, mais premente se torna o ditado que "as desculpas não se pedem... evitam-se", e esta era perfeitamente evitável...
Puro veneno
Visão nº 693
A polémica em relação ao novo estatuto da carreira docente continua (aqui, por exemplo)...

quarta-feira, junho 14, 2006

Promessas no 674

Este fim-de-semana há PROMESSAS no Agrupamento 674-Pombal que, por sua vez, completa 25 anos de existência.
É um momento muito especial para os noviços e aspirantes que receberão um novo lenço e, igualmente, para o CNE que passará a contar, em Pombal, com novos elementos que aqui continuarão a manter viva a chama do Escutismo.
Sejam felizes nas novas etapas que irão enfrentar

Almada Negreiros, Junho 15, 1970

"Auto-retrato" de Almada Negreiros
1893-1970

Um dos textos que nos deixou um dos mais inconformados e futuristas artistas portugueses foi o "Ultimatum Futurista às Gerações Portuguesas do Século XX" onde Almada exalta temas centrais como a guerra e um novo patriotismo anti-saudosista alicerçado na concorrência entre povos. O nosso poeta começa por declarar: "Eu não pertenço a nenhuma das gerações revolucionárias. Eu pertenço a uma geração construtiva" e o seu refrão: "É preciso criar a pátria portuguesa do século XX", é sintomático de um profundo desgosto pelas tradições literárias e pela falta de orgulho nacional. Menciona, ainda, como nefastos, a educação para a burocracia e o sentimentalismo sebastianista (que ainda hoje ocorre, nomeadamente, quando há um período eleitoral) e pessimista (leia-se o que muitos entendem por "o nosso fado"). Almada acaba o seu "Ultimatum" exaltando a Aventura, a Luxúria e os Vencedores. Haja coragem, determinação e vontade de singrarmos e sermos melhores que os outros, honrando aqueles que por cá passaram e dignificando os que por cá permanecem...

terça-feira, junho 13, 2006

Palavra aos campeões...

Brasil vs Croácia
20:00 - Sport TV

Palavras para quê!?
Aí estão os campeões do mundo em acção ;)

segunda-feira, junho 12, 2006

Se pena por amar-vos se merece...

No dia 10 de Junho assinalou-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Várias foram as actividades realizadas de Norte a Sul do País e um pouco por todos os cantos do Mundo onde existem portugueses. É certo que para a maioria dos portugueses a data passou um pouco ao lado, dado que o feriado lá calhou este ano ao sábado. Mas outra coisa despoletou o interesse nacional e fez reavivar o nosso (para alguns entenda-se pseudo) patriotismo. No fim-de-semana dedicado à nação e suas comunidades, nada melhor do que um invulgar jogo, no Campeonato do Mundo, entre Portugal e Angola. Partida esta que decorreu com normalidade, na base do respeito e da disciplina e na qual Portugal venceu mas não convenceu, sendo que no final todos continuámos amigos. A Lusofonia (quer queiramos quer não) sai reforçada com a sua representação nestes eventos (desportivos ou outros) realizados à escala mundial. È bom ver e ouvir a nossa Língua Portuguesa (escrita e falada) e como este é também o dia de Luis Vaz de Camões, aqui fica um poema que dedico a quem de direito:

Se pena por amar-vos se merece

Se pena por amar-vos se merece,
Quem dela livre está? ou quem isento?
Que alma, que razão, que entendimento
Em ver-vos se não rende e obedece?

Que mor glória na vida se oferece
Que ocupar-se em vós o pensamento?
Toda a pena cruel, todo o tormento
Em ver-vos se não sente, mas esquece.

Mas se merece pena quem amando
Contínuo vos está, se vos ofende,
O mundo matareis, que todo é vosso.

Em mim, Senhora, podeis ir começando,
Que claro se conhece e bem se entende
Amar-vos quanto devo e quanto posso.
Luís de Camões

I'm a bodyboarder ;)

Este fim-de-semana aderi a mais uma nova modalidade ;) O bodyboard! Já aqui tinha feito menção a um grupo de pombalenses que se dedicam a esta actividade. Agora, já posso ser mais um. Foi muito "à frente" e é um desporto espectacular em que estás tu, a tua prancha e o mar, sem mais nenhuma intromissão. Vale a pena experimentar ;)

O Brasil não se entende pelos livros...

... que loucura!
As calçadas e os passeios estão pintados de verde e amarelos. Nas ruas, os predios ganham enfeites que ligam as varandas dos vizinhos que nem se conhecem, os carros têm uma (pelo menos) bandeira do Brasil no carro. NAO SE TRABALHA durante o mundial. ou melhor: quem quiser, pode compensar as horas que não vier trabalhar durante os jogos (todos, de todas as seleções) do Mundial. Quanto aos jogos do Brasil, o trabalhador é dispensado sem que tenha que compensar! Em Brasilia, cidade pacata e pouco dada a efusivos festejos do povo, já há telões gigantes em milhões de lugares, os bares já estão decorados há semanas.
A garrafa de coca-cola já é verde e amarela há algumas semanas. Até o pote de nutella mudou de cor... é impressionate, não dá para explicar. Sou das poucas pessoas que continua a sair de casa, de manha, para ir trabalhar e que não estou vestida de verde ou amarelo.
Um mundial visto do Brasil é uma experiencia do além. Um patriotismo nacionalista saudável, que junta no boteco (vulgar tasca) o homem engravatado e o limpador de carros, morador na rua.

Relato de um português no Brasil
Puro Veneno
Visão nº 692

quinta-feira, junho 08, 2006

Deixem jogar quem sabe


Está a chegar o Mundial de Futebol. A prova maior do futebol internacional que reúne os melhores intérpretes do Planeta começa já amanhã.
Esta prova é pródiga em bons momentos futebolísticos onde assistimos ao que de melhor existe no futebol.
Muitos são os artistas que irão deliciar os amantes da modalidade e a Nike lançou uma campanha que nos tem mostrado muitas das maravilhas de que estes homens são capazes, por isso, aconselho-vos (para abrir o apetite para esta competição) a irem ao sítio da NIKE e ver imagens da campanha Joga Bonito TV.
Vão ficar deliciados, mas fiquei realmente surpreendido com o homem que têm na imagem ao lado. Vejam Zlatan Ibrahimovic a dar toques... imaginem só... com uma pastilha!!!!! ver imagens

terça-feira, junho 06, 2006

O veto Presidencial

Aí está o 1º veto do novo Presidente da República.
Em causa estava a promulgação do Decreto nº 52/X que versava sobre a Lei da Paridade e que, em função do sexo, impunha várias restrições na formação das listas para os próximos actos eleitorais
Este diploma estabelecia que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as Autarquias Locais teriam de ser compostas de modo a assegurar a representação mínima de 33% de cada um dos sexos.
Esta era uma lei claramente discriminatória.
Todos somos unânimes em considerar que as mulheres desempenham um papel fundamental nas hodierna sociedade, sendo inquestionável a importância de uma maior participação a nível político.
O nosso Presidente também considera o mesmo, mas não deixa de realçar que «a dignificação dos direitos políticos das mulheres constitui uma prioridade constitucional que deve ser atingida através de meios adequados, progressivos e proporcionados e não por mecanismos sancionatórios e proibicionistas que concedam às mulheres que assim acedam a cargos públicos um inadmissível estatuto de menoridade»!
Este é um veto a favor do príncipio da igualdade, que protege as mulheres de eventuais distorções na aplicação daqueles preceitos legais.
Compete ao poder político continuar a abrir as portas para as mulheres enveredarem em maior número pela vida pública, tendo o dever de as ajudar e incentivar... não "empurrar"...
A televisão britânica G2 alterou a representação de "A Última Ceia", de Leonardo Da Vinci, transformando-a em "A Última Ceia de Sven", em alusão ao seleccionador de futebol de Inglaterra, o sueco Sven-Goran Eriksson, que deixará o cargo após o Alemanha 2006. Na imagem, que marca o início da cobertura da prova por parte daquela TV, surgem os eleitos de Eriksson, assim como o próprio técnico, no lugar dos 12 discípulos. O capitão David Beckham está no centro da imagem, representando Cristo, com a taça do Mundial à frente.

Hoje é dia 6, do mês 6 de 2006 - 06/06/06

“A antiga astrologia dividia o céu estrelado em 36 constelações. Estas eram representadas por diferentes amuletos chamados ‘Sigilla Solis’, ou selo do Sol. Esses amuletos eram usados pelos sacerdotes pagãos e continham todos os números de 1 a 36. Por meio dessas figuras eles diziam poder predizer acontecimentos futuros. Tais amuletos eram usualmente feitos de ouro, visto ser o amarelo a cor solar para serem conduzidos eles eram envolvidos em seda amarela, supondo-se que o portador recebia desse modo os benéficos poderes que se criam emanar dessa jóia. Os desenhos tirados de fotografias tomadas em 1910, mostram com efeito amuletos existentes então no Museu Britânico. Eles revelam a veneração que os antigos tinham pelo deus-Sol. De um lado do nº 1 vemos o deus do Sol em pé sobre um leão. Isto indicava a posição do Sol na constelação de Leão durante os dias quentes de agosto. No verso está escrito: ‘Nachiel’. o que significa ‘inteligência do Sol’, e em 36 quadrados estão arranjados os números de 1 a 36 (ver diagrama) de tal modo que qualquer coluna, horizontal ou verticalmente somada, e também as diagonais que se cruzam no quadrado, dão 111. A soma das seis colunas computadas horizontal ou verticalmente é 6 x 111, ou 666.” (O Apocalipse Revelado, págs. 142 e 144).

domingo, junho 04, 2006

Boa Sorte Sr. Juju

Justiça feita. Disse a uns companheiros, que comigo militaram nas camadas jovens do S.C. Pombal, que aqui colocaria um post alusivo à eleição de José Douteau para Presidente daquele clube.
O Sporting de Pombal é o clube da minha terra. Nasci aqui e naquele clube realizei quase toda a minha formação futebolística (a tentar ser menos mau a dar uns chutos na bola).
Este clube tem uma rica e longa tradição feita por milhares de jovens que durante muitos anos aqui se têm formado e antigamente evoluído no escalão maior (leia-se na equipa sénior).

Infelizmente, hoje, o Sporting de Pombal, apesar de continuar a ser uma instituição de prestígio, atingiu uma situação que urge ultrapassar.
As pessoas não ligam tanto ao futebol (leia-se clube) em Pombal porque a própria equipa sénior não contém muitos jogadores da zona.
A meu ver (e não só), o bom trabalho que se tem vindo a fazer em termos de formação deve ser mais consequente e deve ser o pilar do clube... de forma a possibilitar uma evolução sustentada ou salvaguardada pela prata da casa.
O novo presidente agora eleito, Sr. Douteau da Mota, era director do departamento juvenil. Foi durante muitos e bons anos o nosso director e o homem que sempre esteve lá a apoiar-nos, por isso, aqui estamos a dar-lhe a maior força e a desejar-lhe boa sorte nesta nova missão que não se afigura nada fácil mas que será, concerteza, motivante para quem gosta e sente o clube.
Boa sorte Sr. Juju!!!

Balneário violado...

Terminámos os jogos a brincar, agora é a doer... Tivémos os dois últimos testes. Um contra Cabo Verde e outro contra o Luxemburgo. Duas equipas modestas que contribuiram para apurar as movimentações ofensivas da equipa e sua capacidade concretizadora, já que em termos defensivos estes dois testes (apesar de alguns sustos) não serviram para avaliar o nosso entrosamento a nível defensivo.
Cada um tira as ilações que quiser destes dois encontros, mas a mim deu-me particular satisfação ver o Luís Figo em grande na última partida, a assumir a condução do nosso jogo ofensivo, a arriscar, a desiquilibrar e a criar oportunidades de golo.
Aspecto negativo foi a atitude de Ronaldo nestes dois encontros, entrando em muitos conflitos e a ter atitudes que são inadmissiveis ao mais alto nível. Todos esperamos que não tenha o mesmo tipo de atitudes durante o Mundial e que se encontre em grande forma, porque só um Cristiano em grande poderá ajudar a capultar a nossa selecção para altos voos.
Quanto à equipa-tipo de Portugal falarei antes de iniciar o Mundial.
Agora, achei estranho os vídeos que andam a circular aí pela Net, em vésperas de começar o Mundial, com imagens exclusivas do local que todos consideram sagrado e que deveria ser inviolável... o balneário... (ver vídeos).
Já soube que foi por intermédio de uma negociata entre a multinacional NIKE e a Federação... mas brincar no balneário antes de um jogo até o podem fazer, agora gabarem-se do mesmo e exibirem essas mesmas brincadeiras... cada um sabe de si, né?! Mas lá diz o ditado que à mulher de César não é só preciso ser séria...

Franz Kafka, Junho 3, 1924

sexta-feira, junho 02, 2006

A Globalização

António, depois de dormir numa almofada de algodão (Made in Egipt), começou
o dia bem cedo, acordado pelo despertador (Made in Japan) às 7 da manhã.
Depois de um banho com sabonete (Made in France) e enquanto o café
(importado da Colômbia) estava a fazer na máquina (Made in Chech Republic),
barbeou-se com a máquina eléctrica (Made in China).

Vestiu uma camisa (Made in Sri Lanka), jeans de marca (Made in Singapure) e
um relógio de bolso (Made in Swiss).

Depois de preparar as torradas de trigo (produced in USA) na sua torradeira
(Made in Germany) e enquanto tomava o café numa chávena (Made in Spain),
pegou na máquina de calcular (Made in Korea) para ver quanto é que poderia
gastar nesse dia e consultou a Internet no seu computador (Made in Thailand)
para ver as previsões meteorológicas.

Depois de ouvir as notícias pela rádio (Made in India), ainda bebeu um sumo
de laranja (produced in Israel), entrou no carro (Made in Sweden) e
continuou à procura de emprego.

Ao fim de mais um dia frustrante, com muitos contactos feitos através do seu
telemóvel (Made in Finland) e, após comer uma pizza (Made in Italy), o
António decidiu relaxar por uns instantes.

Calçou as suas sandálias (Made in Brazil), sentou-se num sofá (Made in
Denmark), serviu-se de um copo de vinho (produced in Chile), ligou a TV
(Made in Indonésia) e pôs-se a pensar porque é que não conseguia encontrar
um emprego em PORTUGAL...

by John Phillips