quinta-feira, agosto 31, 2006

Mário Soares dixit:
"Não queria ser candidato. Fui pressionado de vários lados..."
Ora, pois está claro, mas alguém ainda tinha dúvidas?!
Todos viram que havia alguémb que estava fora de tempo... Esta foi uma das últimas jogadas políticas mais bem conseguidas por parte dos mais altos quadrantes socialistas do nosso país, conseguindo, de uma só acentada, matar dois coelhos... que doravante terão pouca margem de manobra para se intrometerem nos caminhos da liderança socrática...
Entrevista no DN

La Tomatina...

É capaz de ser uma ideia gira... alguém alinha!?
La Tomatina
Buñol, 300 quilómetros a sudeste de Madrid, realiza todos os anos a "Tomatina", uma festa que atrai milhares de espanhóis e de turistas estrangeiros e em que o único objectivo é espalhar toneladas de tomate pelas ruas. A tradição remonta a meados de 1940
Visão nº 704

Diana, Princesa de Gales, Agosto 31, 1997

Lady Diana Frances Spencer
1 de Julho de 1961 - 31 de Agosto de 1997

quarta-feira, agosto 30, 2006

Pioneirada... candidatem-se!

Concurso para o banner da pagina da III Secção
"Olá Pioneiros e Marinheiros, certamente já estareis fartos de ver o banner da vossa página da III. Assim sendo o Departamento Nacional da III Secção decidiu abrir um concurso para o melhor banner elaborado por vós.Para tal o banner deverá respeitar alguns critérios:
Deverá ter as palavras “Pioneiros” e “Marinheiros”; a cor predominante deverá ser em Azul; as medidas serão 550 x 100 pixels.
Os concorrentes deverão declarar que cedem os direitos do banner para utilização na página do CNE. O banner premiado será colocado na página da III Secção. O concurso inicia com a próxima edição da Lis e estará aberto até 30 de Outubro de 2006. Os concorrentes poderão enviar mais do que um.
Todos os banners e qualquer dúvida deverão ser enviados para: dn3@cne-escutismo.pt
Concorre porque esta pagina é tua: O Departamento Nacional da IIIª Secção"

Paulo Almeida «gordo»

O médio Paulo Almeida, ex-Benfica, foi suspenso por dois jogos no campeonato brasileiro na sequência de uma entrada dura sobre um adversário. O advogado do jogador, na tentativa de livrá-lo de castigo, alegou que o médio estava «oito quilos acima do peso». Paulo Almeida, que representa o Corinthians, foi expulso na partida contra o Fluminense, no passado dia 16, após entrar com alguma violência sobre Petkovic. João Zanforlin, advogado do jogador, tentou convencer a Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva de que o jogador estava oito quilos acima do peso, pelo que não chegou a tempo à bola.
"CTT estreiam gestão por objectivos"

Parece-me uma boa ideia...(ver aqui)

Sítio dos CTT

Ui... que brasa....

Comunicado válido entre 2006-08-28 18:18:00 e 2006-08-30 18:18:00

Assunto: Tempo Quente em Portugal Continental.

Comunicado do Instituto de Meteorologia

Prevê-se até dia 30 de Agosto, uma pequena subida da temperatura do ar, tendo-se já registado, no dia 27, valores acima da média para o mês de Agosto. No dia 31, prevê-se uma pequena descida nas regiões do Litoral Oeste, que se estenderá às restantes regiões no dia 01 de Setembro. No entanto, a temperatura do ar nas regiões do Interior deverá manter-se elevada e superior à normal.

terça-feira, agosto 29, 2006

Acompanha a Universidade de Verão (ver Sítio)

A ciência do futebol

Interessante para quem gosta
A ciência do futebol
Marcelo e o "caso Mateus" (aqui)

Foi há um ano...

Restos de habitações, veículos e todo o tipo de lixo continuam amontoados numa lixeira em Nova Orleães, um ano depois da devastação provocada pelo furacão "Katrina". Foto: Alex Brandon/AP

John Locke, Agosto 29, 1632

29 de Agosto de 1632
Ainda se lembram do 12º ano?! Aqui fica uma pequena lembrança de Locke:
"O governo é instituído por meio de um «contrato social», sendo os seus poderes limitados, envolvendo obrigações recíprocas, sendo que estas obrigações podem ser modificadas ou revogadas pela autoridade que as conferiu..." Quantas vezes não é esquecido este "contrato"....

segunda-feira, agosto 28, 2006

Nestes meus dias de "vá para fora cá dentro", dado que férias nem vê-las, vou tendo oportunidade de conhecer novos sítios de especial interesse. A semana passada estive numa Feira Medieval em Mangualde e cativou-me este pedaço de arte manual... explicou-me a senhora responsável pelo "Artesanato Lapa do Lobo" que antigamente era assim que as meninas passavam mensagens aos seus amados... e como retribuiriam eles?! Não estou a ver a rapaziada antigamente a viajar de agulha e linha na mão...
Este estudo é engraçado (ver aqui) mas como não o conheço em pormenor não me poderei debruçar muito sobre ele. Uma coisa é certa, as novas gerações já não são educadas comon o eram antigamente. Mudam-se os tempos e há que fazer uma rápida adptação às novas realidades, por mais que ela custe. A escola assume um papel essencial nesta mudança de comportamentos, tendo que se assumir como um pólo de formação muito mais dinâmico e interventivo. Na mesma linha, continuarei sempre a defender a necessidade de actividades extra-curriculares e de outros elementos que, igualmente contribuam para a formação integral dos nossos jovens.

von Goethe, Agosto 28, 1749

Frankfurt, 28 de Agosto de 1749

sábado, agosto 26, 2006

sexta-feira, agosto 25, 2006

Mais uma época desportiva a abrir...

Ai está a Festa do Futebol. Pois é, começa hoje mais uma época desportiva. A Bwin Liga, como agora é baptizada, vai começar na sua melhor forma. Isto é, vamos ter, de certeza, um campeonato tipicamente português. Senão vejamos, se queremos casos e polémica, então nada melhor do que estarmos no dia do 1º jogo do campeonato e ainda (após recurso para o Tribunal Administrativo e Fiscal) não termos a certeza de quem é que desce e quem se mantém e sem sabermos se os jogos que envolvem Belenenses e Gil Vicente se realizarão efectivamente. Já que falamos em tribunais, também temos um conturbado processo eleitoral com um dos clubes a impugnar judicialmente as eleições, obstando asssim à tomada de posse dos seus orgãos. Também aqui, a justiça desportiva deu um péssimo exemplo em Portugal. Lá se dizia: "Ai... se isto se passasse em Itália...".
Como casos não faltam, surge ontem (para apimentar ainda mais o defeso) a notícia de que a transferência de Mantorras está envolta em irregularidades e fraudes fiscais, envolvendo directamente Luis Filipe Vieira.
Com todos estes casos do Cabral, do Fiuza, do Vieira, do Valentim, do Alves, do Herminio e de tantos outros dirigentes do futebol português alguém ainda se lembra do Fonseca, do Nani ou do Anderson?! Pois, pelo que parece o melhor será dar uma bola a cada dirigente e filmar as suas jogadas... algumas seriam de certeza de verdadeiros artistas...
Quanto ao que realmente interessa, ao futebol jogado e aos seus intérpretes, estou em crer que o campeonato este ano ainda vai ser melhor que o do ano passado, mais combativo, mais competitivo e mais aliciante. Sporting e Porto partem na linha da frente. O Sporting (campeão de pré-época) mostra ter uma equipa aguerrida, jovem, dinâmica à imagem do seu técnico. O Porto não tem ainda uma equipa à imagem do seu técnico mas tem, sem dúvidas, uma equipa à imagem do seu estatuto de campeã e o melhor plantel do campeonato. E vamos ver então esse Anderson que o Miguel Sousa Tavares já compara a Maradona. Quanto ao Benfica, aparece no último lugar do pódio mas vamos ver se o efeito Rui Costa e Simão Sabrosa impulsionam a águia para mais altos voos.
Por agora vão começar todos de igual, com os mesmos pontos. Quanto ao Braga, temos esperança, Boavista temos fé e o resto logo se vê.... Uma dúvida grande paira no reino da nossa Briosa relativamente ao que fará Manuel Machado em Coimbra?!
Também ontem foi dia de sorteio da Liga dos Campeões e que bom vai ser assistir aos jogos entre o Barcelona e Chelsea logo na 1ª fase. Isto parece-me feito de propósito para as duas equipas só se encontrarem na final... Quanto a nós, o Sporting não tem tarefa fácil, o Porto também não e o Benfica vai ter que fazer pela vida, mas não há nada melhor do que ver 3 equipas nacionais (as nossas melhores) a disputar a milionária Liga dos Campeões. Pode ser este um importante (ou não) factor de crescimento e até mesmo de afirmação do nosso futebol (interno)...
A ver vamos o que nos espera pela frente. Só a titulo de curiosidade, fiquem a saber que os 3 grandes valem juntos 390 milhões, sendo o FC Porto a equipa nacional mais valiosa.


Visão nº 703

Friedrich Hegel, Agosto 27, 1770

Georg Wilhelm Friedrich Hegel
27 de Agosto de 1770 - 14 de Novembro de 1831

quinta-feira, agosto 24, 2006

Viva a Ciência...

Olá a todos,
Vejam este site, se seleccionarem o vosso distrito ficam a saber quais as actividades da iniciativa Ciência Viva no Verão irão ocorrer na vossa zona.
Tem coisas muito interessantes...
Não se esqueçam de ver as várias áreas que estão na coluna: Astronomia, engenharia, biologia, geologia e faróis. by Isabel Silva
Hoje, a Conferência da União Astronómica Internacional vota, em Praga, o possível aumento de nove para 12 dos planetas da família solar. Críticos afirmam que está aberto o caminho para a banalização do conceito de planeta, enquanto que também há a possibilidade de Plutão deixar de figurar entre o catálogo conhecido.

Mística...

A sabedoria consiste em saber que se sabe o que sabe e saber que não se sabe o que não se sabe.
(Provérbio chinês)
"É preciso sair do país para enxergar o prestigio e o tamanhão do Benfica em todo o mundo. Estive três anos em frança, no Marselha, joguei num estádio fantástico, o Vélodrome, convivi com grande jogadores como Papin e Waddle, mas o Benfica estará sempre no meu pensamento.Os meus companheiros de equipa não percebiam muito o meu entusiasmo pelo clube, já que sabiam pouco do futebol português, embora reconhecendo o tremendo historial do Benfica.
Durante os primeiros tempos tive de aturar os comentários de Papin, logo desde o inicio, sempre que jogávamos em casa.Uns dias antes de cada jogo, o Papin chegava para mim e me dizia: "Mozer, vais ver o que é um estádio cheio e um ambiente terrível." Terrível para os outros. Não sei se o se o Papin dizia isso para me intimidar, já que era novo no clube e não percebia muito daquela conversa. Mas para mim, sempre pensava: "Este cara precisava de jogar no Maracanã ou no Estádio da Luz, cheios." Era o que eu pensava. Até que, na taça dos campeões, nas meias-finais, o Benfica calhou no caminho do Marselha. Fiquei, ao início, desgostoso, porque ia defrontar o meu Benfica, o clube que os meus companheiros sabiam que eu adorava. Me lembro de Sauzée, o meu zagueiro do lado me ter perguntado: "Você vai estar em condições de jogar contra o Benfica?" Aí, senti que beliscavam o meu profissionalismo. Nos dois jogos joguei a duzentos por cento.Depois do primeiro jogo, em Marselha, uns dias antes de jogarmos na Luz, virei para o Papin e lhe perguntei: " Papin, voçê quer mesmo ver o que é um estádio cheio, com 120 mil a gritar todos para o mesmo lado?" Engraçada a reacção do Papin: "Voçê, está querendo me meter medo, Mozer?" Não estava não e por isso lhe disse para esperar para ver. E já agora, tremer.
Pois bem, chegou o dia, chegámos no Estádio da Luz e fomos logo indo para os balneários. Muitos risos, muita convicção de que íamos jogar a final da Copa dos Campeões. Lembro até que Tapie disse aos jornalistas franceses que lhe podiam chamar de Bernardette se o marselha perdesse a eliminatória.
Antes de subirmos ao relvado, para o aquecimento, Papin ainda troçou de mim, dizendo que estava já "tremendo de medo". E ria-se bastante.Os jogadores foram saindo do balneário e eu atrasei um pouco, porque estava colocando uma ligadura no tornozelo. Quandio cheguei perto do túnel de acesso ao estádio, começo a ver os meus companheiros, compeletamente assustados e todos do lado de dentro, não querendo entrar. Só depois percebi que, nessa altura o Eusébio foi chamado ao relvado para receber uma homenagem e foi aí que o estádio quase vinha abaixo.
Logo no momento em que os meus companheiros do Marselha se preparavam para entrar. Claro que voltaram atrás assustados e me perguntado: "O que era aquilo?".
Aquilo respondi eu, é o INFERNO DA LUZ. Aí todos me começaram a dizer para ser eu o primeiro a avançar, subi as escadas, entrei no relvado, não fui mal recebido e quando olhei para trás, estava sózinho. Espreitando, à saida da escadaria estavam alguns dos meus companheiros do marselha, ainda com um olhar de medo e só nessa altura começaram a entrar. No regresso às cabinas, perguntei a Papin: "Já sabes agora o que é um estádio cheio e um grande ambiente?" A resposta, nunca mais a esqueci: "Mozer, nunca vi uma coisa destas. Tudo isto é incrível. Sempre tiveste razão, o Benfica é ENORME!" Naquela noite, o Marselha perdeu, fiquei triste mas senti orgulho pelo Benfica.
E já agora, naquele balneário, fui o único a ter uma vitória. Foi uma vitória moral, sobre aqueles que não acreditavam na grandeza do Benfica."
José Carlos Mozer
Posted by JMCPF

quarta-feira, agosto 23, 2006

Cessar o quê?!

Sem papas na língua: Vasco Graça Moura no seu melhor estilo (vejam aqui)

Benfica em grande...

Sítio do Benfica

Não tive oportunidade de ver o Benfica. Infelizmente tive treino, pelo que não deu para acompanhar o jogo do glorioso, mas pelos vistos o Benfica venceu e concenceu. Os comentários mostram uma exibição em grande do Benfica com especial destaque para o regresso do maestro ao Estádio da Luz. É bom ver o Rui Costa em forma e a dar espectáculo. Assim sim, vale a pena reavivar a história e seguir em frente com ambição e com espírito ganhador. Pela primeira vez, Portugal vai contar com três equipas a participar na milionária Liga dos Campeões. Pelo que já deu para ver quer Sporting, quer Porto, parecem ter equipas bastante equilibradas e de muito boa qualidade. Só espero que este espítito vencedor permaneça no Benfica para que Portugal dê cartas na Liga dos Campeões...
Temos novo passaporte!
Muito à frente! Conhece o novo passaporte electrónico aqui!

terça-feira, agosto 22, 2006

A homenagem...

Luís Filipe Madeira Figo


Foi bonito o que se passou ontem no Alvalade XXI. A homenagem realizada a Luís Figo foi merecida e muito sentida. Luís Figo é um símbolo do futebol internacional mas é sobretudo um símbolo made in Portugal, made in Sporting. Figo foi um dos pioneiros que abriram caminho a que os clubes de topo europeu começassem a contar com jogadores portugueses nas suas equipas. Figo, Fernando Couto, Rui Costa e Paulo Sousa fazem parte de uma geração de "emigrantes" que abriram o caminho do estrelato aos futebolistas nacionais. Figo, para além de símbolo maior de uma geração (a de ouro), é um exemplo a seguir pelos mais novos. Eu já dei por mim a gostar de algumas coisas e as detestar muitas outras atitudes de Figo, mas depois de tudo o que se passou e da atitude que teve neste último Mundial, Figo para mim continuará a ser um dos melhores do Mundo e uma referência para o futuro... Também eu me associo a esta homenagem a um dos melhores futebolistas de sempre do futebol português... (ver notícia)

Joe Rosenthal, Agosto 21, 2006

A imagem de um grupo de soldados americanos a içar a bandeira do seu país no final da batalha pelo controlo da ilha japonesa de Iwo Jima transformou-se num ícone. O seu autor, Joe Rosenthal, morreu ontem, aos 94 anos de idade. Foto: Joe Rosenthal/AP

sexta-feira, agosto 18, 2006

Falcão combate pombos nos céus de Londres

Chama-se Elektra, é um falcão, e todos os dias sobrevoa Trafalgar Square, Londres, com o objectivo de impedir a proliferação de pombos. Será que a moda pega e alguém se lembrará, um dia, de algo semelhante em Pombal?!

Homenagem a Garcia Lorca

Granada, calle de Elvira,
donde viven las manolas,
las que se van a la Alhambra,
las tres y las cuatro solas.
Una vestida de verde,
otra de malva, y la otra,
un corselete escocés
con cintas hasta la cola.

Las que van delante, garzas
la que va detrás, paloma,
abren por las alamedas
muselinas misteriosas.
¡Ay, qué oscura está la Alhambra!
¿Adónde irán las manolas
mientras sufren en la umbría
el surtidor y la rosa?

¿Qué galanes las esperan?
¿Bajo qué mirto reposan?
¿Qué manos roban perfumes
a sus dos flores redondas?

Nadie va con ellas, nadie;
dos garzas y una paloma.
Pero en el mundo hay galanes
que se tapan con las hojas.
La catedral ha dejado
bronces que la brisa toma;
El Genil duerme a sus bueyes
y el Dauro a sus mariposas.

La noche viene cargada
con sus colinas de sombra;
una enseña los zapatos
entre volantes de blonda;
la mayor abre sus ojos
y la menor los entorna.

¿Quién serán aquellas tres
de alto pecho y larga cola?
¿Por qué agitan los pañuelos?
¿Adónde irán a estas horas?
Granada, calle de Elvira,
donde viven las manolas,
las que se van a la Alhambra,
las tres y las cuatro solas.
Frederico Garcia Lorca

Frederico Garcia Lorca, Agosto 19, 1936

Frederico Garcia Lorca
5 de Junho 1898 - 19 de Agosto de 1936

quarta-feira, agosto 16, 2006

Novo sítio da APAF

Foi-me solicitado que participasse no novo "site" da APAF. Este é um espaço que nos permite expressar a nossa opinião e também submeter questões a quem de direito.
Entendo a arbitragem como um elemento imprescindivel no espectáculo do futebol, pelo que nos compete contribuir para que as coisas vão melhorando neste âmbito. É verdade que os árbitros são sempre o alvo mais fácil, mas podemos aproveitar esta oportunidade para manifestarmos uma opinião crítica no sentido construtivo do termo, de forma a ajudarmos o futebol nacional a evoluir no sentido certo.

Espero que passem por lá a dar uma olhadela e, já agora, fico receptivo às vossas opiniões e comentários, comprometendo-me a fazer eco dos mesmos.

Eça de Queiroz, Agosto 16, 1900

José Maria Eça de Queiroz
25 de Novembro de 1845 - 16 de Agosto de 1900

quinta-feira, agosto 10, 2006

Amantes do Messenger e afins....

Ponham-se a pau! Eles andam aí... (ver aqui)
"A PJ vai adquirir tecnologia com a qual vai realizar intercepções de e-mails e até "escutar" conversas em programas de conversação online como o MSN Messenger."

A Volta...

Já que os outros têm o Giro, o Tour ou a Vuelta... provas emblemáticas do ciclismo internacional, também nós temos a nossa Volta.
Os paralelismos estabelecidos entre esta prova nacional comparativamente às demais e outras provas (ou ligas) relativas a outras modalidades é bem feito. A Volta já perdeu um pouco do encanto do passado mas continua a ser um evento com tradições e boas recordações. Também nesta prova (ainda) vamos tendo alguns portugueses em destaque, mas a importação de talentos (ou não), como acontece noutras modalidades, continua a ser um mal necessário, enquanto não se fizer uma firme e declarada aposta no sector da formação. Mas há exemplos do contrário, como é o caso do bom trabalho desempenhado, nesta área, pela equipa pombalense da Vulcal que se tem empenhado na formação de jovens atletas e na promoção da modalidade.
Mas ninguém melhor para abordar esta prova do que um pombalense perito na matéria (
ver aqui).

O Regresso...

Aí está o regresso de um dos filmes que fez parte do nosso crescimento e que definitivamente criou o seu espaço no nosso imaginário. É certo que não existem super-heróis na realidade, mas bem que o Mundo precisava que alguns de nós tivèssemos essa função... O super-homem, para alguns, é coisa de crianças, mas para muitos é sinónimo de sonho e imaginação. Recordo-me deste filme e das aventuras de Clark Kent como uma das marcas da minha infância.
"Embora tenhas sido criado como um humano, não és um deles. Eles podem ser formidáveis, Kal-El. Desejam sê-lo. Mas falta-lhes orientação. Foi sobretudo por isso - pela sua propensão para praticar o bem - que te mandei para junto deles... A ti, o meu único filho." - Jor-El Super-Homem - nascido num planeta há muito extinto - foi criado por pais adoptivos no rancho dos Kent, no Kansas. O jovem Kal-El recebe o nome de Clark Kent, e embora tenha crescido entre os humanos, ele não é um deles. Sob o sol amarelo da Terra, ele faz coisas com que os humanos apenas sonham, mas esta coexistência tem um preço, pois Kal-El leva uma vida dupla: quando o mundo clama por ele, Clark Kent, um jovem vulgar e dócil, transforma-se secretamente no Homem de Aço. Mas as crises do mundo têm ficado por resolver, desde o misterioso desaparecimento de Super-Homem, há cinco longos anos. Sem a sua ajuda, o crime escalou em Metropolis e para lá da urbe; e isso sem contar com os futuros actos destruidores de Lex Luthor, que foi libertado da prisão com o objectivo concreto de utilizar os segredos tecnológicos do Super-Homem para sua glória e lucro pessoais. Lois Lane, a grande repórter do Daily Planet e a paixão do Super-Homem, continuou a sua vida, desde a inexplicável partida deste. Inclusivamente, ganhou um Prémio Pulitzer pela sua peça "Porque é que o Mundo Não Precisa do Super-Homem". Lois tem outras preocupações, pois está noiva do sobrinho do editor do jornal e tem um filho pequeno para criar. Mas para o Super-Homem, a longa busca do seu lugar no Universo termina no Rancho Kent, no seio da única família que alguma vez conheceu. O seu destino jaz em Metropolis, onde uma troca de olhares com Lois lhe mostra que o seu verdadeiro lar é a Terra, mesmo entre os defeituosos, ainda que compassivos humanos. E uma vez que Lex começa logo a pôr em prática o seu plano mal é libertado, o mundo precisará mais do que nunca do Super-Homem.
"

Puro Veneno

Visão nº 701
Dado o actual estado da situação, creio que não vou ter oportunidade de conhecer a Cuba de Fidel Castro...
A Cuba que conhecerei será, sem dúvida alguma, um país muito diferente da actualidade...

Artur Jorge Amado, Agosto 10, 1912

Jorge Amado
Itabuna, 10 de Agosto de 1912

quarta-feira, agosto 09, 2006

Obikwelu!!! Obikwelu!!!

Francis Obikwelu conquistou ontem o título europeu dos 100 metros nos Campeonatos que decorrem em Gotemburgo, na Suécia, ao vencer a final em 9,99 segundos, novo recorde da competição. Obrigado Francis, pelo menos, em alguma coisa, somos os melhores da Europa... (ver aqui)

terça-feira, agosto 08, 2006

Vamos Benfica...

Não tenho acompanhado muito esta pré- temporada mas, agora, o Benfica prepara-se para um jogo extremamente importante. Nesta pré-temporada, creio ter visto apenas um jogo (e que miséria) frente ao Sion. Vi uma equipa sem alma, sem mecanismos, apenas com um maestro a tentar orquestrar o que é dificil.... Já tinha dito que o Benfica tem uma equipa desequilibrada, para não dizer fraquinha. Marcel e Mantorras, por muito boas pessoas que sejam e por muito que gostemos deles, não são pontas-de-lança para o Benfica, precisamos urgentemente do ponta-de-lança matador e esse não será de certeza Fonseca, apesar de simpatizar com a sua aquisição, dada a mobilidade e profundidade que irá incutir ao nosso futebol. Depois, com a saída do Simaozinho e porque não do Geovani, faltam-nos alas ou extremos rápidos e que criem desequilibrios. Manu poderá ser uma boa surpresa, agora tenho as minhas reticências em relação ao valor do Paulo Jorge e não dou nada pelo Marco Ferreira. Quanto ao miolo, parece-me que quer Diego, quer katsouranis poderão colmatar as falhas existentes. Na defesa continuamos fortes, apesar de na baliza, o perído de adaptação de Moretto já começar a jogar contra si e é pena porque ele até tem qualidades... A meu ver, este ano, o plantel do Benfica não entusiasma ninguém, mas estou certo que se estivermos seguros na defesa, concentrados no meio-campo e com rápidas transposições para o ataque, poderemos aproveitar este ano a velocidade de Miccolli, a entrega de Fonseca, a tranquilidade de Nuno Gomes e a excelência de Rui Costa... mas tudo começa hoje... Boa Sorte Benfica!!!

Emiliano Zapata, Agosto 8, 1879

San Miguel Anenecuilco,México, 8 de Agosto de 1879

segunda-feira, agosto 07, 2006

Ainda o Bodo...

Ainda não tinha abordado as nossas tradicionais e seculares Festas do Bodo. Uma verdade é inegável; o Bodo já não é o que era. Por um lado, ainda bem que assim é, porque é sinónimo que vamos evoluindo. Por outro lado, há sempre alguma nostalgia de tempos vividos e que não se repetem... Mas o Bodo continua a ser um palco privilegiado de encontros ( e desencontros) de pessoas que não vemos há tanto tempo mas que (quase) sempre marcam presença nesta altura. Este ano o Bodo teve algumas peculiariedades. Uma delas foi, indubitavelmente, a entronização da Confraria do Bodo, à qual assisti com bastante atenção e curiosidade. É um grupo sui generis no concelho que recolhe diversas sensibilidades que serão bem-vindas se destinadas ao seu propósito inicial.
Este ano, as celebrações ficaram largamente engrandecidas com a presença do Presidente da República. Pombal continua a ser palco de passagem obrigatória dos mais altos representantes da nação. E foi uma visita extremamente interessante. O Professor, no seu discurso, fez mais uma vez o apelo ao dinamismo, ao empreendedorismo e à inovação, alertando para as novas exigências e responsabilidasdes com que os autarcas se irão deparar e lançando um recado a todos os presentes para que não baixem os braços e não desistam de.... Portugal.
Outro evento que se consolidou nestas Festas foi a Corrido do Bodo que, a par da já reconhecida prova maratonista, conta com a participação de centenas de pessoas que assim se associam ao evento. Este ano, houve um cariz especial de solidariedade que deve ser realçado, dado que com esta corrida se promoveu mais uma importante ajuda para a construção de um lar da CERCIPOM.
Aproveitando a deixa da visita do mais alto magistrado da nação e de acordo com o site da Presidência da República (ver aqui), Cavaco Silva promulgou hoje a Lei da Paridade depois de, há poucos meses atrás, a ter vetado. Esta Lei, desde logo, está errada nos pressupostos e, apesar de também eu achar que existe um défice de participação feminina na vida pública activa, creio que este não será o modo indicado para valorizar essa mesma participação... mas a ver vamos o que o futuro nos dirá...

Alexander Fleming, Agosto 6, 1881

Sir Alexander Fleming
Ayrshire, Escócia, 6 de Agosto de 1881

The Nobel Prize in Physiology or Medicine 1945