segunda-feira, setembro 03, 2007

Tradição Portuguesa

Junto à fronteira de Vilar Formoso, numa das zonas mais bonitas de Portugal, há tradições que não se perdem com o tempo. Pelo contrário, cada vez parece haver mais pessoas interessadas em conhecer e partilhar aqueles momentos.
O ENCERRO
Para puderem cumprir a tradição do "forcão", os touros são soltos pelos campos de Espanha, passam a fronteira e os habitantes vão acompanhando os touros... uns de cavalo, outros de carro e outros mesmo de moto ou a pé... Eu fiquei de carro com a Catarina e a mãe a vê-los passar e não é que houve um que parou mesmo à minha frente e a olhar para mim!? A minha sorte é que, pelos vistos, não me reconheceu e continuou o caminho... eheheh
O FORCÃO
Depois do encerro, a rapaziada vai para casa almoçar em família num salutar ambiente de confraternização e à tarde regressam à praça para o Forcão. Este consiste numa técnica que, segundo alguns testemunhos, se utilizava antigamente, quando não tinham armas, para a população da aldeia se unir contra os touros bravos que vinham das planícies espanholas. Dizem que era uma forma de ajudar a fortalecer a solidariedade e o espírito de entreajuda dos habitantes da aldeia.
Aldeia da Ponte, 15 de Agosto de 2007

1 comentário:

Anónimo disse...

muito bem priminho!..a fazer publicidade às tradições da grande RAIA:)..aldeia da ponte para além de ter esta tradição magnífica é uma terra com muita beleza natural..vale a pena visitar para quem tiver curiosidade em conhecer um pouco da zona arraina;) eheheh beijao primo pimpão da prima joana casalta!..a ver se descobres quem é!;);)