quarta-feira, setembro 03, 2008

Aí está a UV

Já começou a Universidade de Verão 2008. O ano passado tive o privilégio de ser um dos seus alunos e digo-vos sinceramente que foi uma das minhas realizações por tudo e mais alguma coisa. Desde logo o ambiente é espectacular. Os jovens que dedicam uma semana das suas férias (ou trabalho) para se fecharem numa sala a ouvir e discutir o estado da nação estão de corpo e alma por vontade própria em aprender e discutir ideias que todos temos sobre o mundo que gira à nossa volta. De entre os participantes encontramos jovens de todas as idades e vindos de todas as zonas do país o que torna ainda mais atractiva a discussão de ideias e, sobretudo, a comparação de realidades.
Está de parabéns toda a equipa que ano após ano tem feito com que este evento de formação política seja uma realidade, mas permitam que vos destaque o papel fundamental protagonizado pelo eurodeputado Carlos Coelho.
Na estrutura da Universidade ele é considerado o reitor. Está perto e ao mesmo tempo está distante. As regras são cumpridas e são imperiosas. A pontualidade é pedra de toque e tudo é planeado ao milímetro para que não haja atrasos e para que nada falte aos conferencistas/professores nem aos alunos. O Carlos tem um papel essencial e a ele se deve muito do que se tem feito em termos de formação política. Infelizmente, não se tem apostado muito na formação mas aqui aposta-se com muita qualidade. Fosse este exemplo seguido por outras estruturas e repercutido a outros níveis e não teríamos certos protagonistas da política que nos vão fazendo não acreditar com tanta força.
Não podemos esquecer os oradores/conferencistas que estão presentes nesta iniciativa e que ano após ano têm primado pela imensa qualidade técnica e política, o que desde logo podem confirmar no programa.
Por último, tenho que referir a bela localidade de Castelo de Vide que serve de excelente "retiro" para esta iniciativa. Terra pacata, que brota história por todo lado e composta por gente afável e bastante acolhedora.
Ou seja, esta UV tem todos os ingredientes para ser um sucesso na formação política dos nossos jovens. Este ano, por força das circunstâncias, ganha ainda outra dimensão política dada a expectativa em torno do discurso de Manuel Ferreira Leite que irá encerrar os trabalhos depois de eu e os meus colegas da edição transacta recebermos os nossos (merecidos) diplomas.
Vou colocando diariamente o programa da UV08 para confirmarem o que vos disse.

5 comentários:

Anónimo disse...

clara indefinicao de prioridades

Pedro Pimpão disse...

A formação e a educação devem ser sempre uma prioridade. Falta-nos um pouco de educação na nossa sociedade. E não falo de educação unicamente do ponto de vista formal, mas também da cidadania que tantas vezes é colocada de parte.

Professor disse...

És um jovem idealista (como eu já fui)e por isso te esperam muitas desilusões. Não acredites em tudo o que dizem os dirigentes partidários... Olha a minha postagem de hoje, no meu blogue, é-te dedicada.
Um abraço (a amizade não esfria com opiniões diferentes.)

Pedro Pimpão disse...

Professor,
Concordará comigo que só pela educação e formação se pode contribuir para o verdadeiro desenvolvimento do nosso país. Isto não significa que tenhamos que formatar pessoas. Cada um é livre de pensar por si próprio e de agir de acordo com as suas convicções. Confesso-lhe que, apesar desses exemplos a que faz referência, ainda tenho uma pontinha de esperança no futuro, sobretudo em tantas boas pessoas que por aí deambulam. Muitas vezes desiludo-me. Agora, todos temos o direito de sonhar e o dever de podermos contribuir para a felicidade de alguém... Eu ainda acredito que se tivermos uma sociedade civil mobilizada e informada podemos diminuir, seriamente, o risco de surgirem mais dessas aberrações.
Receba um abraço meu de reconhecimento.

Miguel disse...

Não vou aqui dizer que a UV é desnecessária, até porque não é, para aqueles que gostam do acto de fazer política e de ouvir pessoas ditas mais experientes. Eu vejo a UV um pouco como a minha faculdade, que nos faz estar (a UV não é obrigatória) uma semana mais cedo para ouvir relatos de pessoas que tentam passar a mensagem de como gerir da melhor maneira uma carreira. Uns estão lá porque querem, outros porque são obrigados e outros para passar tempo. Conheço pessoas que já foram à UV. Já ouvi das mais variadas opiniões. Também não sou como o «professor«. Os dirigentes partidários têm sempre algo para nos dar, acreditar ou não parte de nós, da nossa formação e educação, estando de acordo contigo quando dizes que falta um pouco de educação na nossa sociedade.
Abraço.