quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Mensagem de Eduardo Missoni no Dia de B-P
Secretário Geral da Organização Mundial do Movimento Escutista


Caros irmãs e irmãos,

Ao terminar a sua mensagem a nós todos, B-P escreveu: “… mantém-te sempre fiel à tua Promessa, mesmo quando deixares de ser um rapaz…” e, obviamente, hoje em dia também uma rapariga.

É a Promessa que faz o nosso Movimento tão diferente de todos os outros movimentos e organizações de jovens na sociedade, é a lealdade àquele compromisso que nos faz Escuteiros, em vez de simplesmente sermos pessoas que dedicam ou dedicaram algum tempo da nossa vida ao Escutismo.

Hoje comemoramos o aniversário conjunto de B-P e da sua esposa Olave, num momento histórico muito especial, uma vez que o 150º aniversário de B-P também marca os primeiros 100 anos desde a concepção da ideia que haveria de chegar ao ao maior Movimento de jovens do mundo. Nestes 100 anos, centenas de milhões de raparigas e rapazes, mulheres e homens, fizeram o compromisso de deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram, e em muitos lugares e em diferentes momentos no tempo, os Escuteiros fizeram realmente a diferença!

Nos tempos que correm, de disparidades crescentes, tensões à escala mundial e conflitos em crescimento, onde devido a estilos de vida irresponsáveis a humanidade está a pôr a estabilidade ambiental do planeta seriamente em risco, surge a dramática necessidade de haver mais bons Escuteiros.

Vamos fazer com que o ano do centenário seja, também, uma ocasião para um compromisso especial. Renovando a nossa Promessa hoje, devemos não só olhar para o passado com gratidão para com B-P, e para com todos os que nos abriram “o caminho para o sucesso”, dando-nos a oportunidade para viver a única, excitante e envolvente experiência que é o Escutismo. Devemos, também, olhar com optimismo e coragem para o futuro, com a flor de lis e a nossa Promessa guiando-nos com firmeza na direcção da criação de um mundo melhor.

Vosso no Escutismo,

Eduardo Missoni
Secretário Geral
Publicado em: 22 Feb 2007

Sem comentários: