sábado, janeiro 15, 2011

Registem este nome: Frei Fernando Ventura

A vida vai-nos dando algumas boas surpresas. Nunca esperei que uma simples conferência no âmbito das Festas de Santo Amaro sobre um tema tão caro como a solidariedade, numa quinta-feira à noite, num teatro-cine da nossa cidade, fosse tão significativa para mim.
Mas o certo é que não tinha o grato prazer de conhecer o Frei Fernando Ventura e fiquei profundamente entusiasmado com as sábias palavras e com a qualidade do palestrante.
Uma visão real e coerente que não poupa críticas àqueles que usam as suas funções com autoridade e sem humildade, sejam eles políticos, padres ou outros destacados da sociedade civil. É preciso praticar a solidariedade e fazermos felizes os outros. É preciso dizer às pessoas que gostamos delas. É preciso darmo-nos ao próximo. Precisamos de construir uma sociedade mais justa e solidária.
Nesta altura da minha vida, algumas palavras entraram em mim como flechas... Apetece-me dizer gosto de ti, aliás, gosto muito de ti... esta semana disse-o com alguma frontalidade... Quero mais...
Cá estarei, na minha vida, esperando pelos momentos em que nos possamos envolver mais... é preciso dar para poder receber...
Obrigado Frei Ventura pelas suas palavras que vieram no momento certo, com uma precisão altamente destrutiva e com um impacto fortissimo...
BP dizia que a felicidade é podermos fazer os outros felizes - é este o meu lema de vida e assim continuarei.. agora com mais uma referência que de repente se irrompeu no meu percurso...
...
(nota: Fica o desafio para que participem nesta causa http://www.5cent.org/)
Fernando Ventura nasceu em Matosinhos. É licenciado em teologia pela Universidade católica Portuguesa e licenciado em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, tendo sido professor da Sagrada Escritura no Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro. No âmbito do movimento de difusão bíblica promoveu encontros nos cinco continentes e colabora como tradutor e intérprete para vários organismos internacionais, entre os quais a Ordem dos Capuchinhos, a Comissão Teológica Internacional no Vaticano, o Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular, a federação Bíblica Mundial e ainda algumas ONG. Tem publicado vários artigos de temática bíblica. em Portugal e no estrangeiro, e é autor do primeiro estudo de sobre Maria no Islamismo bem como de um estudo exegético sobre o capítulo 21 do Apocalipse.

Sem comentários: