terça-feira, outubro 21, 2008

If The World Could Vote

A disponibilidade para vir actualizando aqui o Sítio estás cada vez mais reduzida e muitas têm sido as peripécias que apetece comentar e que merecem a nossa reflexão. Ainda assim, não podia deixar de partilhar convosco e vos convidar a realizarem este exercício.

sábado, outubro 11, 2008

Começa hoje o campeonato

Apesar da minha cada vez menor disponibilidade, ainda não foi desta que me consegui "divorciar" do futebol. Começa hoje mais um campeonato de futsal. Com um plantel muito mais completo que a época transacta, creio que temos um bom grupo de trabalho. Quanto aos equipamentos é que não há nada a fazer, apesar de eu continuar a insistir no preto.
Nota 1: Só por curiosidade, podem ir aqui consultar o histórico de inscrições de atletas por clube desde 1952 até agora.
Nota 2: O 1º jogo do Núcleo Sportinguista de Pombal é hoje no campo da Charneca, às 21h, precisamente equipas que no defeso trocaram de treinador e alguns jogadores. Uns foram para a Charneca, outros vieram para o Núcleo. O futebol tem destas coisas engraçadas. Prevaleça o fair-play.

quarta-feira, outubro 08, 2008

ESCOLHAS ESTRATÉGICAS PARA OS JOVENS EUROPEUS


A Agência Nacional do Programa Juventude em Acção promove um inquérito online aos jovens com o objectivo de desenvolver a política da juventude da UE nos próximos anos e as propostas que devem ser apresentadas aos países da União Europeia. Participem.

CONSULTA PÚBLICA EUROPEIA SOBRE O FUTURO DA POLÍTICA DA JUVENTUDE

O desejado regresso

Não tive a oportunidade de assistir em directo, mas sendo eu um indiscutível fã deste quarteto não podia estar mais contente com este regresso.
Ainda assim, parece que foram largamente batidos pela novela da TVI, o que não me parece ser coisa de admirar, apenas serve para constatar uma realidade sócio-cultural e confirmar algumas correntes de opinião que se vêm pronunciando sobre o papel da sátira política entre outras no nosso país...

segunda-feira, outubro 06, 2008

A implementação de ciclovias...

Eu, pessoalmente, creio que a justificação é muito mais de índole cultural do que legislativa como aqui (e bem) se insinua. Pombal sendo uma cidade que se pretende alicerçar no desenvolvimento sustentado (e seja lá isso o que for), deve também apostar na implementação de ciclovias que até podem ser articuladas com os novos Pombus que, segundo temos conhecimento, estão prestes a chegar à cidade.
A imagem foi retirada aqui.

Diz que é uma espécie de partido político

Porquê um Roteiro para a Juventude?

A Presidência da República decidiu dedicar um dos seus Roteiros aos jovens portugueses e em boa hora o fez, porque é preciso realmente apostar nos jovens e devolver a estes a esperança de acreditarem num mundo melhor. Concordo com todas estas razões que levam este tema a estar na ordem do dia.
Ao nível internacional assume-se plenamente a importância da participação dos jovens nas decisões que lhes dizem respeito.
O Livro Branco das Políticas de Juventude propõe um quadro renovado de cooperação nas políticas europeias de juventude, de modo a garantir uma maior integração das questões dos jovens nas políticas sectoriais, nacionais ou europeias.
É essencial aprofundar os mecanismos de participação política e intervenção social e cívica dos jovens.
Os políticos da União Europeia consideram a Juventude um tema prioritário. O Pacto para a Juventude tem por objectivos melhorar a educação, a formação, a mobilidade, a integração profissional e a inclusão social dos jovens europeus.
O seu sucesso depende do envolvimento das partes interessadas: entidades governativas a nível local, regional e nacional e associações juvenis bem como o Fórum Europeu de Juventude e os parceiros sociais.
Ao nível nacional, as organizações de jovens devem ser estimuladas a participar em matéria de política de juventude, criando quadros claros de actuação.
Os apoios ao associativismo devem ser cumpridos, bem como devem ser levadas a sério as formas de participação dos jovens na definição de políticas que os afectam.
Os jovens são o recurso essencial para a constante renovação das sociedades democráticas.
Na cultura da solidariedade e do espírito associativo, estimulando um equilíbrio saudável entre a competitividade individual e a solidariedade colectiva, valorizando a partilha e não facilitando valores negativos.
Na cultura crítica e de afirmação de valores do humanismo, da liberdade, do respeito pela diferença, mas também da responsabilidade e da exigência.
Na valorização da solidariedade inter-geracional como forma de afirmação dos valores nacionais e da formação da consciência colectiva.
Mais informações em http://www.presidencia.pt/

Debate sobre educação

Foi criado um espaço na blogosfera, cujo objectivo é recolher contributos de todos os que queiram reflectir sobre “Exigência e Qualidade no Ensino”. Participe no debate sobre educação.