sexta-feira, julho 06, 2007

A Chama do Centenário (Spirit Flame) em Portugal

No dia 22 de Fevereiro de 2007, vários milhares de Escuteiros juntaram-se junto ao túmulo de Baden-Powell, fundador do Escutismo, para acender uma Chama que atravessará a África e a Europa, como parte das celebrações do Centenário do Movimento Escutista.
A 31 de Julho de 2007 (véspera do “Amanhecer do Escutismo”), a Chama chegará à Ilha de Brownsea, no Reino Unido, o local onde foi realizado o primeiro acampamento de escuteiros, há cem anos atrás.
Deixando a antiga residência de B-P (Paxtu, em Nyeri), a procissão - que incluiu o oficial britânico Lord Robert Baden Powell (neto de B-P), escuteiros e guias locais e estrangeiros, bem como membros da ISGF (International Scout and Guide Fellowship) - rumou ao túmulo de B-P para tomar parte numa cerimónia em que foi acesa a tocha que simboliza “o espírito dos Escuteiros e Guias”. Discursando nesta comovente cerimónia, Suzanne Mudhune, Directora da Associação de Guias Quenianas, afirmou: “Vocês são os líderes de amanhã. Convido-vos a perpetuar os ideais do Escutismo e a fazerem a diferença na sociedade”.
Martin Levy, Presidente do Comité Mundial da ISGF, completou: “Esta chama presta homenagem a um homem que era um visionário e que não sabia que este Movimento iria juntar 30 milhões de pessoas e que outros milhões beneficiariam do seu método de ensinar a promoção da não-violência, a recusa de discriminar, ou a defesa do ambiente”.
Nascido a 22 de Fevereiro de 1857, Baden-Powell afastou-se em 1937 e permaneceu, até à sua morte, em 1941, na povoação de Nyeri (a aproximadamente 120 km ao norte da capital queniana, Nairobi), perto do Monte Quénia.
"THE SCOUT & GUIDE SPIRIT" FLAME!
Chama acesa no dia 22 de Fevereiro
A chama foi acesa no dia 22 de Fevereiro, sobre o túmulo de Robert Baden-Powell. Este acto simboliza a fundação do Movimento. A tocha que leva a “Chama” será transportada até ao destino unicamente por meios não motorizados. Viaja através do Quénia, Etiópia, Sudão, Egipto, Grécia, Itália, França, Bélgica e Reino Unido.
Vamos a França buscá-la!
Durante a sua paragem em Moisson (França) uma delegação portuguesa, integrando elementos da FNA e do CNE, acenderá uma tocha que será transportada para Portugal, até ao ACANAC do Centenário.
Chega a Portugal dia 26 de Julho, a Braga
Chegará a Portugal, pela Região de Braga, berço do CNE, onde ficará a noite do dia 26 de Julho, partindo a seguir, para as regiões do Porto (27) Lisboa (28) Leiria (29) Guarda (30) entrando no ACANAC no dia 31 de Julho.