quinta-feira, julho 12, 2007

Inscrições até 2O de Julho...

O JOTA/JOTI é uma actividade escutista mundial que ocorre anualmente no terceiro fim-de-semana do mês de Outubro. A actividade começa às 00h00 de Sábado e acaba às 24h00 de Domingo (hora local), perfazendo assim um tempo total de 48 horas. Como começou?
O JOTA - No Jamboree Mundial de 1957, em Inglaterra, no qual participaram cerca de 35.000 Escuteiros provenientes de 62 países, foi montada uma grande Estação de Radioamadorismo. Esta Estação, que operava com o indicativo GB3SP , fez um total de 1712 contactos para 71 países.
Em 1958 (10-11 de Maio) realizou-se o primeiro JOTA - Jamboree On The Air (Jamboree no Ar), actividade a nível mundial em que milhares de Escuteiros pelo mundo fora comunicavam através de Estações de Radioamadorismo. O êxito desta actividade foi tal que passou a ser realizado anualmente.
A participação num JOTA implicou sempre o apoio de radioamadores e a utilização das suas Estações, tornando-se para muitos Agrupamentos um objectivo difícil de alcançar, uma vez que requer sempre a participação de terceiros. No entanto, a popularidade desta actividade Escutista foi sempre crescente e nunca posta em causa. É uma ocasião para comunicar com Escuteiros no próprio país e, mais excitante ainda, Escuteiros estrangeiros, trocando experiências e ideias, contribuindo desta forma para a fraternidade Escutista mundial.
O JOTI - A partir de 1996, e tendo em conta o desenvolvimento do Escutismo na Internet, sendo este um poderoso meio de comunicação entre Escuteiros, começou a realizar-se oficialmente e em paralelo com o JOTA, o JOTI.