quarta-feira, novembro 05, 2008

O dia 4 de Novembro fica prá história

O dia 4 de Novembro de 2008 vai ficar para a história. Depois de tantos anos de estudo, eis que chega o fim de mais uma etapa. Têm notado que tenho tido cada vez menos disponibilidade para vir aqui actualizar este espaço, mas a verdade é que apesar de haver muitos advogados em Portugal, chegar aqui não é tarefa fácil. Depois de 2 longos anos (acabam por ser 3) de estágio, onde passamos por tudo e não temos direito a nada, submetem-nos a vários exames, um dia inteiro, fechados numa sala, onde somos avaliados a Processo Penal, Processo Civil, Deontologia Profissional e 2 áreas à escolha entre Trabalho, Administrativo, Sociedades, Registos e Notariado, Contratos ou Insolvência. Quem passar neste crivo nacional é chamado a uma prova oral que pode incidir sobre todas as matérias e é aqui que jogamos 8 anos de estudo... Se juntarmos a isto, a fase inicial do estágio composta por 6 meses de formação no Conselho Distrital, a qual terminamos com mais exames a Processo Civil e Penal e Deontologia. Se juntarmos ainda os anos de faculdade por aqueles corredores da Universidade de Coimbra, onde a pressão e os nervos se tentavam apoderar de nós naquelas 3 infindáveis e religiosas horas de exame ou antes das temerosas orais. Se juntarmos ainda a actual conjuntura na Ordem e a sua posição relativamente aos estagiários, é caso para dizer que ainda consegui ser advogado no tempo do Marinho. Pelo menos esta etapa já está cumprida e por isso o dia 4 de Novembro não ficará esquecido.
Apontamento:Este foi o dia em que, por coincidência, o mundo levou um abanão. Diga-se o que se disser, o certo é que agora reina a esperança e as expectativas em torno da nova era americana são muito grandes. Esperamos todos que os bons indícios se comprovem, a bem da paz e da sustentabilidade mundiais.

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez... muitos parabéns! Desejo-te a maior das sortes, amigo.

Sim, não é de todo fácil chegar onde chegaste! Eu, que só agora comecei o estágio nunca mais lhe vejo o fim... :( ainda para mais agora já não são apenas 24 meses (como no teu tempo!) mas 30! Assim, na melhor das hipoteses, dai a 3 anos e meio estou eu a submeter-me a tais exigentes provas. Mais um curso... portanto! bah!

Agora que já tens mais tempo (ou não) vai mandando uns bitaites que a malta gosta sempre de te ler!

***

Fernando Silva disse...

Grande Pimpão

Já tive oportunidade de te dar os parabéns pessoalmente, ainda assim quero dizer que vis ter mesmo de pagar aqueles copos à malta...
Felicidades e Boa Sorte é o que te desejo...tu mereces.

Professor disse...

Ainda que com atraso aqui quero deixar-te os meus parabéns e desejo das maiores felicidades para o teu futuro tanto profissional como humano.
Depois de tantos sacrifícios e trabalho tu bem mereces o melhor!
Um abraço do amigo
Luís Filipe