terça-feira, janeiro 11, 2011

Altura de decidir...

Encontro com jovens Empresários em Leiria Jovens EmpresariosEstamos em plena campanha para as Presidenciais. Infelizmente, em vez de falarmos dos rumos que o País deve seguir e dos contributos que cada um, em cada área de actividade, deve dar para esse mesmo fim, entretemo-nos mais a discutir atitudes e comportamentos.. mas enfim... o certo é que uma das discussões que deveríamos ter, passaria por analisarmos à séria o papel do Presidente da República na nossa arquitectura democrática e quais deveriam ser (ou não) as suas funções. É o próprio sistema político que está em causa e que tantas vezes já foi questionado (fora da campanha) e que até agora ninguém ousou abordar. Funções presidenciais à parte, agora o tempo é de, com os poderes estatuídos na nossa Constituição, eleger o candidato que achamos que tem o melhor perfil e mais capacidade para exercer as competências de Presidente da República.
Respeito aqueles que, por intermédio do voto em branco, revelam a sua insatisfação  face às escolhas disponiveis, no entanto, recuso aqueles que se refugiam no "comodismo" da abstenção.
Eu próprio, apesar de no decurso do mandato do actual Presidente da República, não concordar com algumas das suas decisões, revejo nele uma imagem de responsabilidade e credibilidade que, infelizemnte, não revejo em muitos outros destacados actores políticos no panorama nacional.
De todos os candidatos presentes e reitero a minha confessa simpatia pelo Dr Fernando Nobre, que tive oportunidade de conhecer pessoalmente e de partilhar consigo algumas ideias muito interessantes na área da solidariedade social, o certo é que, convictamente considero que o Professor Cavaco Silva é o candidato que mais garantias me dá para ocupar o lugar de mais alto magistrado na Nação, num momento em que Portugal precisa de muita seriedade, credibilidade e sentido de responsabilidade da nossa classe política.
Uma palavra também para o envolvimento da Juventude. O Professor Cavaco Silva tem abordado muito as problemáticas enfrentadas pelos jovens, nomeadamente, no domínio do emprego e do empreendedorismo e na autonomia e emancipação juvenil. Espero, sinceramente, que estas palavras (em todos os discursos os jovens fazem parte da mensagem principal) e acções (em Leiria juntaram-se dezenas de investigadores e jovens empresários com realidades muito específicas e altamente interessantes) tenham consequência futura e que o Professor consiga exercer a sua magistratura de influência para que as matérias relacionadas com a Juventude estejam sempre na ordem do dia e se encontrem soluções rápidas para atacar/combater situações dramáticas como, por exemplo, o galopante desemprego jovem.
Faço-o por convicção, sabendo que, com a sua eleição, ele não vai ser mais condescendente com este ou aquele Partido. Enganem-se alguns, porque tenho a certeza que não irá favorecer os partidos que lhe dão apoio oficial (PSD e CDS), nem estes podem esperar por isso.
Faço-o porque gosto de assumir o meu dever cívico e tomar posição. Faço-o porque acredito nas suas qualidades e no seu conhecimento para ajudar o país a levantar-se da actual crise em que estamos mergulhados... Faço-o porque gosto muito do meu país (agora com o Mourinho a assumi-lo também é mais fácil para todos eheh) e acredito que com os melhores podemos sair da crise económico-social profunda que enfrentamos.

Sem comentários: