segunda-feira, junho 12, 2006

O Brasil não se entende pelos livros...

... que loucura!
As calçadas e os passeios estão pintados de verde e amarelos. Nas ruas, os predios ganham enfeites que ligam as varandas dos vizinhos que nem se conhecem, os carros têm uma (pelo menos) bandeira do Brasil no carro. NAO SE TRABALHA durante o mundial. ou melhor: quem quiser, pode compensar as horas que não vier trabalhar durante os jogos (todos, de todas as seleções) do Mundial. Quanto aos jogos do Brasil, o trabalhador é dispensado sem que tenha que compensar! Em Brasilia, cidade pacata e pouco dada a efusivos festejos do povo, já há telões gigantes em milhões de lugares, os bares já estão decorados há semanas.
A garrafa de coca-cola já é verde e amarela há algumas semanas. Até o pote de nutella mudou de cor... é impressionate, não dá para explicar. Sou das poucas pessoas que continua a sair de casa, de manha, para ir trabalhar e que não estou vestida de verde ou amarelo.
Um mundial visto do Brasil é uma experiencia do além. Um patriotismo nacionalista saudável, que junta no boteco (vulgar tasca) o homem engravatado e o limpador de carros, morador na rua.

Relato de um português no Brasil

Sem comentários: