quarta-feira, abril 23, 2008

O Bodo já aquece...

Foi apresentado o programa oficial das Festas do Bodo 2008. É unânime que é um programa arrojado mas que a meu ver tem aspectos positivos a salientar. Desde logo, há que salientar o facto de serem envolvidas um grande leque de colectividades vindas de todas as freguesias do concelho de Pombal, bem como o conjunto de actividades programadas a nível cultural e desportivo que, sem dúvida, enriquecem as festas do Bodo.
A importância dada ao reavivar de antigas tradições relacionadas com esta secular festa também me parece ser um aspecto positivo, criando um misto de modernismo e tradição que pode levar a que se alcance um público-alvo mais diversificado.
Agora, todos sabemos que a mudança e a inovação são sempre difíceis de implementar e daí que as pessoas tenham receio de que as Festas se tornem apenas num festival de Verão lá para a zona de Pombal.
Eu estou convicto que não. O Bodo já há muitos anos que vinha perdendo algum do seu brilho. Desde o fim da Agro-Bodo que já não é a mesma coisa. Nos últimos anos, o Bodo tem-se resumido a espectáculos, carrinhos de choque, maratona e procissão. Pelo menos, este programa tem o condão de reactivar esta nossa tradição e de acabar com num modelo de gestão completamente ultrapassado.
Outro ponto controverso relativo às Festas, prende-se com os encargos financeiros. Estes eventos envolvem altos orçamentos. Bem sabemos que não vivemos dias fáceis no país. A contenção financeira é uma necessidade, daí que seja de destacar o facto desta dever ser uma organização auto-suficiente capaz de gerar receitas suficientes para fazer face às despesas. Assumindo aqui a lógica do utilizador-pagador, mas de forma a que o Bodo que é dos Pombalenses continue a sê-lo no futuro...
Uma nota final para realçar o aspecto mais importante das Festas do Bodo. Seja o espectáculo que for, o Bodo é sempre aquela altura magnífica onde revemos amigos e matamos saudades daquelas pessoas que só vemos uma vez por ano... precisamente no Bodo e essa mística creio que ficará para sempre...

Para consultarem o programa e mais informações, consultem http://www.festasdobodo.net/

Sem comentários: