segunda-feira, abril 28, 2008

Só o tempo e o distanciamento poderão ajudar a compreender como é que o maior partido da oposição chegou a esta situação e se ela encarna algo de positivo.
Sabendo que Marques Mendes, em 2009, dificilmente competiria com Sócrates, eis que os militantes laranja votam na única alternativa que lhes é apresentada. Com muitos soldados e com poucos coronéis, eis que LFM chega a líder do PSD e ouvimo-lo dizer: "Sei que vou chegar a Primeiro-Ministro". Só que, entretanto, escolhe uma equipa frágil que não o ajuda em nada e, muito pelo contrário, só contribuía para o desacreditar. Para além da equipa fraquinha e de não ter conseguido (apesar das tentativas) atrair os tais coronéis, dá-se ainda mal com a pseudo bicefalia que não o ajuda em muito. Desamaparado e desgastado, Menezes salta do barco, até porque as sondagens faziam com que a sua premonição (a acontecer) só lá para depois de 2009... Eis agora a hora de aparecerem outros para fazerem aquilo que LFM não conseguiu..
Visão positiva das coisas:
O PSD encontra um líder forte, com ideias inovadoras, uma postura determinada e uma equipa arrojada e arrisca-se a ganhar o país em 2009 (os portugueses andam desacreditados e há que fazer com que que eles voltem a acreditar em Portugal, para lá da selecção).
Visão negativa das coisas:
O PSD elege um líder que continuará a não ter descanso e a ser atacado a toda a hora por aqueles que apesar de seus companheiros (no cartão) passam a ser os seus principais opositores, desacreditando o líder e as suas propostas, fazendo, desta forma, com que o Eng. Sócrates faça mais um jogging nas legislativas e assim se adie a discussão sobre o futuro de Portugal.
Neste processo, surge o reaparecimento em cena de um actor de um filme que todos já vimos e que não foi propriamente um sucesso de bilheteira.
Santana foi nitidamente empurrado pelos seus pares e assim coloca em causa este percurso que tem feito nos últimos tempos. Santana ainda devia "andar por aí" mais alguns anos para que o tempo cure algumas feridas... Eu compreendo que ele se sinta magoado por ter concorrido com alguém que não cumpre aquilo que prometeu mas, sejamos sinceros, não foi só pelas promessas que o eng. Sócrates ganhou. Santana também deu a vitória a Sócrates com os seus sucessivos erros de casting e não só, daí que ainda seja muito cedo para o menino guerreiro voltar à liderança (se é que um dia voltará)...
Santana é um elemento destacado que se deveria proteger destas guerras que já não são suas... e é uma pena porque apesar de muitos militantes nutrirem alguma simpatia por ele, estou convencido que essa simpatia vai ser posta de parte em detrimento de uma solução que seja efectivamente a melhor para o país...
E, já agora, será que os portugueses querem uma nova reedição do embate Santana-Portas vs Sócrates?!

Sem comentários: