domingo, outubro 14, 2007

A pluralidade social-democrata

Terminou hoje o XXXº Congresso do PSD e com ele terminou um ciclo eleitoral conturbado no seio do maior partido da oposição.
Foi um processo eleitoral muito disputado e que findou com uma elevada participação dos militantes. Depois da inequívoca vontade dos militantes do PSD e deste período de silêncio a que se remeteu Menezes, muitas eram as expectativas relativamente a este conclave.
Menezes disse acreditar na pluralidade de opiniões e é isso que se realça deste Congresso. Não há unanimismos, mas há vontade de fazer uma oposição forte e, espero eu, construtiva a esta governação.
Parece-me que Menezes não vai assumir o leme sozinho.
No Conselho Nacional a sua lista não alcançou a maioria dos seus membros, por isso, são muitas as tendências que, dentro do PSD, vão ter uma palavra a dizer. Mesmo no seio da Comissão Política há muitas pessoas que não reunem consensos e muitos que são (ou eram) santanistas, barrosistas, cavaquistas... pelo que não vai ser tarefa fácil liderar um partido com tão expressiva pluralidade.
Vamos ver como vai lidar Menezes com esta pluralidade que fomentou, para não falar da coabitação com o futuro líder parlamentar...

Sem comentários: