sexta-feira, setembro 19, 2008

Descobrir a cidadania

O “Parlamento dos Jovens” é um programa que visa dar voz activa aos estudantes do ensino básico e secundário. Estes poderão ser “deputados”, eleitos pelos seus pares, que apresentam medidas subordinadas a um tema.
Este ano os temas são para o Ensino secundário “Participação Cívica dos Jovens” e para o Ensino básico “Alimentação e Saúde”.

O programa tem diversas fases:
Debate do tema e processo eleitoral, onde se inclui a formação de listas candidatas, dentro de cada escola participante; Eleição dos deputados às Sessões Escolares para aprovação dum Projecto de Recomendação da escola e eleição dos representantes às sessões a nível distrital ou regional; Sessões Distritais/Regionais, onde se aprovam as recomendações a submeter à sessão nacional do Parlamento dos Jovens e se elegem os deputados que representam as escolas nesta Sessão; Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens (na Assembleia da República).
Esta é uma boa forma dos jovens começarem a envolver-se mais com a sociedade que os envolve, sendo agentes promotores de boas-práticas e bons exemplos que nem sempre recebemos dos mais velhos.
É também uma oportunidade dos mesmos "experimentarem" a democracia representativa sem serem alvos de muitas pressões nem lobbies, isto é, abordar a sociedade de uma forma descomprometida, que é um exercício cada vez mais dificil...
Mais informações no Portal da Juventude

Sem comentários: