quinta-feira, dezembro 30, 2010

2011 - Sorte ou azar?!!


Estamos a poucos passos de entrar num ano novo. Os dados estão lançados e o próximo ano, dadas as incertezas que pairam no ar, poderá ser um jogo, ou uma espécie de lotaria.
O ano começa com eleições presidenciais. Parece que é uma das poucas das certezas que temos, porque daí para a frente, tudo está no plano da indefinição e nem o Professor Marcelo poderá, com a sua astúcia habitual, perspectivar os cenários mais prováveis de se verificarem.
Triste é saber que a falta de emprego qualificado entre os jovens vai aumentando e que a sociedade cria cada vez mais entraves aos jovens para poderem afirmar os seus projectos de vida e... infelizmente, muitos são obrigados a seguir (pessoal e profissionalmente) caminhos que não tinham traçado...
Mas esta é uma altura, mais uma vez, de promover resoluções. É altura de fazer a avaliação do nosso percurso e de preparação do caminho a seguir. Voltamos a analisar se o caminho que escolhemos é o melhor e ponderamos se os passos a dar são os mais correctos. Hesitamos, como em tudo, nunca temos a certeza de nada. No entanto, existe sempre uma esperança de que algo vai mudar porque não pode ser sempre assim. É essa esperança que temos que possuir nestes dias, nem que para tal, tenhamos que emendar o caminho traçado e escolhermos outra estrada...
O próximo ano reserva-nos, de certeza, muitas surpresas. Virá ou não virá o FMI?! Continuará Sócrates à frente da governação?! Aguentarão os portugueses o forte impacto (no bolso) da austeridade? Aturarão os portugueses os erros cometidos em prejuízo das gerações futuras?! Conseguirá o país inverter a linha decrescente da economia e crescente do défice?! Estaremos nós (todos) à altura de unirmos esforços para ajudar o país e salvar Portugal de uma catástrofe social que muitos anunciam?!
Ou será que damos uma volta muito grande a isto tudo e conseguimos afirmar os nossos produtos, aumentar as exportações, qualificar os nossos recursos humanos, aumentar as ofertas profissionais e salvar a economia?
Ninguém sabe ao certo no que isto vai dar. Por isso, o ano de 2011 será um ano de sorte ou azar!?

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Façam favor de ser felizes - Feliz Natal

É verdade. Oficialmente já é Natal. As ruas (algumas e cada vez menos) estão enfeitadas. As pessoas atropelam-se para fazer as tradiconais compras. Em tempos de austeridade, sabemos agora que os portugueses levantaram rios de dinheiro para não defraudarem as expectativas dos potenciais receptores de prendas natalícias... e assim se prepara uma quadra especial todos os anos.
Mas para mim (e deixem-me no meu próprio espaço ser um pouco lamecha), o que verdadeiramente esta quadra propociona é um aprofundamento da partilha dos nossos sentimentos, daquilo que as pessoas verdadeiramente valem para nós e vice-versa.
Esta é a altura certa para reflectirmos somos nós próprios e a nossa relação com o próximo. Analisar os erros e as injustiças que vamos cometendo , muitas vezes sem nos apercebermos e tentar emendá-los. Valorizar as coisas boas que nos vão acontecendo diariamente e agradecer por esse facto.
É estranho que muitos ilustres só se lembrem da solidariedade, da amizade e dos mais desfavorecidos nesta altura. Esta pode ser uma bela oportunidade para que, nos outros meses do ano, possa ser igualmente potenciado este fulgor solidário típicamente natalício. Vale a pena o esforço. E a solidão?! Será que é apenas importante para a estatística dizermos que existem não sei quantos milhares de pessoas que vão passar o Natal sozinhos?! Esta é altura para combatermos essa solidão e fazermos parte da vida dos nossos amigos e daqueles que nos rodeiam.
Recuso-me a ser um simples alinhado da sociedade individualista e egoísta que temos vindo a construir. Aceito que faço parte dela (que remédio) e confesso que muitas vezes tenho que me resignar, mas tudo farei em actos que combatam este isolamento que vamos tendo do nosso semelhante.
Desde pequeno que adoro esta altura de Natal. Nunca recebi grande prendas, nunca dei grandes prendas. O Natal significa reunião de sentimentos que pode unir famílias ou simples amizades em torno da mesma mesa. Claro que é bom partilhar prendas e receber coisas novas. Agora o que é dificil é saber partilhar sentimentos e dizermos o quanto gostamos das pessoas... Aproveitem esta época para o fazer e vão ver que não se vão arrepender.
Já agora que falamos de felicidade... sabemos que a maior felicidade é quando fazemos felizes os outros... mas aproveitem esta época para aprofundarem a vossa felicidade interior.
Para terminar este meu pensamento escrito, para mim o Natal é a época em que podemos dizer às pessoas de quem gostamos, o quão verdadeiramente importantes elas são para nós... Por mais que nem sempre o digamos (por falta de oportunidade ou coragem), pelo menos, que o façamos sentir..E são tão fortes e intensos os sentimentos que esta quadra pode proporcionar. É apenas o conforto... saber que o Natal não é apenas uma partilha de prendas, mas sobretudo uma partilha de sentimentos!!! Porque só assim podemos ser verdadeiramente felizes connosco e com os outros.
Feliz Natal a todos e obrigado por  fazerem parte da minha vida!!!!!!

domingo, dezembro 12, 2010

Eu (ainda) acredito e acreditarei em Portugal!!!

Fui convidado para coordenar no distrito de Leiria a candidatura do Professor Cavaco Silva em matérias de Juventude. Foi com muita honra que aceitei este desafio porque considero que Cavaco Silva é o único referencial de credibilidade no nosso panorama político nacional.
No decurso do seu mandato e nos seus roteiros para a Juventude (vide http://www.presidencia.pt/?idc=24&idt=42) Cavaco Silva foi o Presidente da Repúiblica que mais atenção prestou às matérias e aos problemas relacionados com a Juventude.
Por acreditar que é preciso credibilizar a classe política nacional e que o Professor é um exemplo de como se deve exercer o serviço público, empenhar-me-ei nesta missão.
Confesso que sinto um enorme respeito por todos os candidatos e muito em especial, pelo dr Fernando Nobre que tive o grato prazer de conhecer pessoalmente e de, com ele,  trocar algumas impressões, louvando a sua disponibilidade e a sua dedicação às causas sociais. No entanto, o país precisa de uma Presidência forte e actuante que seja uma fonte de esperança para os jovens portugueses e para as novas gerações que precisam cada vez mais de referências fortes no panorama político.
Por acreditar que o país precisa de Cavaco Silva, estarei incondicionalmente a seu lado neste desafio e ao lado de todos aqueles que acreditam que "os jovens são a força da mudança e os artífices do futuro melhor que nós queremos construir". Acima de tudo... por Portugal e pelas gerações futuras.

sexta-feira, dezembro 10, 2010

Voltei à Blogosfera

Corria o ano de 2006 quando iniciei esta aventura na blogosfera. Agora os tempso já são outros e as tímidas redes sociais desenvolveram-se e implementaram-se de forma implacável na internet.
No ano passado, decidi fazer uma pausa neste fórum e não é que a minha vida deu mesmo uma volta de 180 graus...(diria 360 parafraseando gente ilustre)
Ém 2009 passaram eleições europeias, legislativas e autárquicas. Passei de quase deputado da Nação a altamentente improvável Vereador do Município de Pombal. Acabou tudo ao contrário. Um 7º lugar na lista concelhia valeu mais que um 5º numa lista distrital - ironias do destino.
Muita coisa há para dizer sobre esta matéria e estes actos eleitorais mas guardo para mim e mais tarde vou poder partilhar convosco algumas delas.
De advogado de profissão, ficam agora os tribunais em stand-by, passando a desempenhar um desafio na área política que enfrento como uma missão e sentido de serviço público.
Também o Escutismo, a quem dediquei mais de duas décadas de vida, esperam agora pelo meu regresso.
Mas a grande mudança prende-se com o meu estado civil, pela escolha de uma vida feita a dois e a extensão de uma família que é a minha principal razão de ser e o que mais prezo neste mundo.
Agora, não actualizarei com tanta frequência este espaço. Será um espaço mais pessoal, onde poderei desabafar convosco algumas das peripécias da minha vida e daquilo porque vou passando...
Até já!!!!