quinta-feira, dezembro 30, 2010

2011 - Sorte ou azar?!!


Estamos a poucos passos de entrar num ano novo. Os dados estão lançados e o próximo ano, dadas as incertezas que pairam no ar, poderá ser um jogo, ou uma espécie de lotaria.
O ano começa com eleições presidenciais. Parece que é uma das poucas das certezas que temos, porque daí para a frente, tudo está no plano da indefinição e nem o Professor Marcelo poderá, com a sua astúcia habitual, perspectivar os cenários mais prováveis de se verificarem.
Triste é saber que a falta de emprego qualificado entre os jovens vai aumentando e que a sociedade cria cada vez mais entraves aos jovens para poderem afirmar os seus projectos de vida e... infelizmente, muitos são obrigados a seguir (pessoal e profissionalmente) caminhos que não tinham traçado...
Mas esta é uma altura, mais uma vez, de promover resoluções. É altura de fazer a avaliação do nosso percurso e de preparação do caminho a seguir. Voltamos a analisar se o caminho que escolhemos é o melhor e ponderamos se os passos a dar são os mais correctos. Hesitamos, como em tudo, nunca temos a certeza de nada. No entanto, existe sempre uma esperança de que algo vai mudar porque não pode ser sempre assim. É essa esperança que temos que possuir nestes dias, nem que para tal, tenhamos que emendar o caminho traçado e escolhermos outra estrada...
O próximo ano reserva-nos, de certeza, muitas surpresas. Virá ou não virá o FMI?! Continuará Sócrates à frente da governação?! Aguentarão os portugueses o forte impacto (no bolso) da austeridade? Aturarão os portugueses os erros cometidos em prejuízo das gerações futuras?! Conseguirá o país inverter a linha decrescente da economia e crescente do défice?! Estaremos nós (todos) à altura de unirmos esforços para ajudar o país e salvar Portugal de uma catástrofe social que muitos anunciam?!
Ou será que damos uma volta muito grande a isto tudo e conseguimos afirmar os nossos produtos, aumentar as exportações, qualificar os nossos recursos humanos, aumentar as ofertas profissionais e salvar a economia?
Ninguém sabe ao certo no que isto vai dar. Por isso, o ano de 2011 será um ano de sorte ou azar!?