quarta-feira, dezembro 22, 2010

Façam favor de ser felizes - Feliz Natal

É verdade. Oficialmente já é Natal. As ruas (algumas e cada vez menos) estão enfeitadas. As pessoas atropelam-se para fazer as tradiconais compras. Em tempos de austeridade, sabemos agora que os portugueses levantaram rios de dinheiro para não defraudarem as expectativas dos potenciais receptores de prendas natalícias... e assim se prepara uma quadra especial todos os anos.
Mas para mim (e deixem-me no meu próprio espaço ser um pouco lamecha), o que verdadeiramente esta quadra propociona é um aprofundamento da partilha dos nossos sentimentos, daquilo que as pessoas verdadeiramente valem para nós e vice-versa.
Esta é a altura certa para reflectirmos somos nós próprios e a nossa relação com o próximo. Analisar os erros e as injustiças que vamos cometendo , muitas vezes sem nos apercebermos e tentar emendá-los. Valorizar as coisas boas que nos vão acontecendo diariamente e agradecer por esse facto.
É estranho que muitos ilustres só se lembrem da solidariedade, da amizade e dos mais desfavorecidos nesta altura. Esta pode ser uma bela oportunidade para que, nos outros meses do ano, possa ser igualmente potenciado este fulgor solidário típicamente natalício. Vale a pena o esforço. E a solidão?! Será que é apenas importante para a estatística dizermos que existem não sei quantos milhares de pessoas que vão passar o Natal sozinhos?! Esta é altura para combatermos essa solidão e fazermos parte da vida dos nossos amigos e daqueles que nos rodeiam.
Recuso-me a ser um simples alinhado da sociedade individualista e egoísta que temos vindo a construir. Aceito que faço parte dela (que remédio) e confesso que muitas vezes tenho que me resignar, mas tudo farei em actos que combatam este isolamento que vamos tendo do nosso semelhante.
Desde pequeno que adoro esta altura de Natal. Nunca recebi grande prendas, nunca dei grandes prendas. O Natal significa reunião de sentimentos que pode unir famílias ou simples amizades em torno da mesma mesa. Claro que é bom partilhar prendas e receber coisas novas. Agora o que é dificil é saber partilhar sentimentos e dizermos o quanto gostamos das pessoas... Aproveitem esta época para o fazer e vão ver que não se vão arrepender.
Já agora que falamos de felicidade... sabemos que a maior felicidade é quando fazemos felizes os outros... mas aproveitem esta época para aprofundarem a vossa felicidade interior.
Para terminar este meu pensamento escrito, para mim o Natal é a época em que podemos dizer às pessoas de quem gostamos, o quão verdadeiramente importantes elas são para nós... Por mais que nem sempre o digamos (por falta de oportunidade ou coragem), pelo menos, que o façamos sentir..E são tão fortes e intensos os sentimentos que esta quadra pode proporcionar. É apenas o conforto... saber que o Natal não é apenas uma partilha de prendas, mas sobretudo uma partilha de sentimentos!!! Porque só assim podemos ser verdadeiramente felizes connosco e com os outros.
Feliz Natal a todos e obrigado por  fazerem parte da minha vida!!!!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Um Natal então cheio de Páscoas e um Ano-Novo cheio de Carnavais!
Reggie

Pedro Pimpão disse...

Obrigado Ricardo,
Um feliz Natal para ti também que bem mereces e és um bom exemplo a seguir.
Forte abraço