quarta-feira, junho 27, 2007

Pensamento...

Se as coisas são feitas para serem usadas e as pessoas para serem amadas, porque amamos as coisas e usamos as pessoas?!

Sócrates e a liberdade de expressão na Internet

Cada vez mais adeptos...

Eu não votei no último referendo sobre a regionalização. Não por desleixo mas, simplesmente, por ainda não poder votar. Apesar disso, também confesso que não era muito simpatizante com os moldes em que a mesma era proposta. Volvidos nove anos e tantos ataques à nossa coesão territorial, creio estar na hora de despoletar outra vez este tema e criar condições para que sobre o mesmo e sobre o futuro do nosso país recaia um importante debate que seja sério e participado...
O Movimento Cívico “Regiões, Sim!, recentemente criado, e cujo objectivo é contribuir para a realização de um novo referendo à Regionalização, na base de um modelo sustentado nas actuais cinco regiões-plano, bem como para um aprofundamento da reflexão sobre esta temática...

Ciga-nos...

No seguimento de um comentário/sugestão deixado neste nosso sítio, aqui fica uma justa referência a uma comunidade que faz parte do nosso dia-a-dia e cujo projecto integracional se torna num interessante e indispensável desafio...
O que não faz a especulação característica desta pré-temporada e dos potenciais reforços dos nossos grandes;
"Jornal publica foto do meia segurando camisa do time. Empresário insinua fotomontagem"

P'ra ir acompanhando..

A propósito do homem de quem se fala...

domingo, junho 24, 2007

Hoje é dia de S. João

S. João do Porto, eremita natural do Porto, ( séc. IX ), viveu a sua vida eremítica na região de Tuy, em frente a Valença, tendo sido sepultado em Tuy. No séc. XVII ainda aí se conservavam as sua relíquias, de grande veneração entre os fieis, que acreditavam que S. João os salvaria das febres. Diz a tradição , que a cabeça de S. João do Porto, foi trazida pela Rainha Mafalda no séc. XII, para a Igreja de São Salvador da Gandra e que parte dessa relíquia teria sido levada para a capela da " Santa Cabeça ", na Igreja de N ª Sra. Da Consolação, na Cidade do Porto. O facto da sua festa se ter celebrado a 24 de Junho talvez explique o facto de ter o seu culto sido absorvido pelo de S. João Baptista, cujo nascimento ocorreu no mesmo dia 24 de Junho e a que o povo dedicou através dos tempos forte devoção e grandes festas, mantendo-se ainda hoje muito viva a tradição das fogueiras de S. João de origem muito antiga, ao mesmo tempo que substituíam as festas pagãs do solstício.
Festas de forte caris popular, o S. João do Porto é uma festa que nasce espontaneamente, nada se encontra combinado, embora a festa se vá preparando discretamente durante o dia, é normalmente depois do jantar, constituído por sardinhas assadas, batatas cozidas e pimentos ou entrecosto e fêveras de porco na brasa, acompanhadas de óptimas saladas , jantar obviamente regado com vinho verde ou cerveja, mais modernamente. Findo o jantar, os grupos de amigos começam a encontrar-se, organizando rusgas de S. João, como são chamadas. As pessoas muniam-se de alhos pôrros e molhos de cidreira , actualmente as armas, são outras, mudaram para martelos de plástico, duros e ruidosos, mas que acabaram por ser bem aceites e hoje já fazem parte da tradição, Há alguns anos atrás, o S. João limitava-se a uma área da cidade que era constituída, pelas Fontaínhas ( Ponto nevrálgico ), R. Alexandre Herculano, Praça da Batalha, R. Santa Catarina, R. Formosa ou R. Fernandes Tomás, R. de Sá da Bandeira, R. Passos Manuel, Praça da Liberdade, Av. dos Aliados, R. dos Clérigos, Praça de Lisboa, e no retorno, subindo-se a R. de S. António, estava praticamente concluído o percurso obrigatório. A par deste percurso, que juntava para cima de meio milhão de pessoas, que tornavam as ruas pejadas de gente, e onde não há atropelos, as zaragatas são de imediato sustidas pelos populares, os beligerantes rapidamente selam a paz com mais um copo e uma pancada de alho pôrro de amizade. O S. João do Porto é uma festa onde ricos e pobres convivem uma noite de inteira fraternidade e onde a festa é constante. Nos bairros, a festa continua e as comissões organizadoras de cada uma mantém o baile animado até altas horas da madrugada. No tempo áureo do alho pôrro quem chegasse ao Porto vindo de fora, estranharia o odor espalhado pela cidade...efectivamente ela cheirava a alho.

Nos dias de hoje, o S. João espalhou-se pela cidade, além do seu palco tradicional, estendeu-se até a Ribeira, ás Praias da Foz , á Boavista e por ai fora. Vai as discotecas, aos pubs e bons restaurantes. Tornou-se mais cosmopolita e em alguns casos mais selectivo . Modernizou-se, sofisticou-se e de certa forma, acompanhou os tempos ,até penso que se tornou mais jovem.

Mas muita da tradição ainda se mantém: Em barracas ou espalhados pelo chão lá estão os manjericos ( Planta tradicional do S. João ) , as tendas das fogaças, as farturas, o algodão doce, as pipocas, as barracas da sardinha assada e dos comes e bebes. Os matraquilhos, os carroceis, as pistas dos carros. As tendas de venda das louças de barro, das cutelarias, o tiro ao alvo e as tômbolas. Durante toda a noite, centenas de balões são lançados e muito fogo de artificio particular é queimado, pela meia-noite o tradicional fogo de artificio da Câmara Municipal, faz sempre furor pela sua beleza. No fim e já alta madrugada é ver os foliões procurarem as padarias onde o pão acabado de fazer e ainda quentinho vai confortar as barrigas para um merecido descanso.

Texto originalmente publicado na revista "Porto de Encontro", Julho de 2001.

quinta-feira, junho 21, 2007

A.R. recomenda ao Governo medidas no sentido de prevenir a gravidez na adolescência

Porqueo esforço na prevenção é sempre o mais importante, pode ler-se hoje no DR electrónico:
A Assembleia da República resolve recomendar ao Governo o seguinte:

A recolha e sistematização da informação considerada relevante sobre a gravidez na adolescência, que proporcione um real diagnóstico da situação.
Em sequência deste estudo e em consonância com o diagnóstico deve ser elaborado um programa nacional sobre prevenção da gravidez na adolescência de acordo com as realidades concretas. Garantir, no imediato, pelo menos um serviço de atendimento e aconselhamento a jovens em cada concelho, articulando os serviços de saúde, o Instituto da Juventude, as estruturas municipais de informação e as organizações não governamentais.
Implementar aquilo que está consignado no artigo 3.o da Portaria n.o 52/85, de 26 de Janeiro: «São criados centros de atendimento para jovens nos centros de saúde e hospitais a implantar inicialmente a nível regional e progressivamente nas restantes estruturas de saúde, na medida em que a preparação dos profissionais necessários ao seu funcionamento o permita».
Garantir que é cumprido o disposto no artigo 5.o da Lei n.o 120/99, de 11 de Agosto: «Os jovens podem ser atendidos em qualquer consulta de planeamento familiar, ainda que em centro de saúde ou serviço hospitalar que não seja da área da sua residência», garantindo a divulgação destes serviços de forma acessível nas escolas e outros locais frequentados por jovens.
Promover campanhas de informação e sensibilização dirigidas a adolescentes e jovens sobre saúde sexual e reprodutiva, regulares e devidamente avaliadas.
Incluir a prevenção da gravidez na adolescência em todos os programas de luta contra a pobreza.

terça-feira, junho 19, 2007

Bons sinais... com mais uma cedência de Lino...

Em apenas oito dias o ministro das Obras Públicas fez mais cedências políticas sobre o novo aeroporto de Lisboa do que em dois anos e meio de governação de José Sócrates: depois de ter afirmado que na Margem Sul “jamais” o aeroporto seria construído, Mário Lino revelou, fez ontem uma semana, que o Governo ia pedir ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) um estudo comparativo entre a Ota e Alcochete, na sequência da iniciativa da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), e ontem mostrou-se disponível para analisar também uma solução do tipo Portela + 1, uma alternativa que era já dada como inviável por vários especialistas. (Ver notícia).Portela + 1 vs Ota/Alcochete

É preciso corrigir o caminho...

O fisco está preocupado porque a medida bandeira do Simplex facilita a criação de empresas fantasma para fugir ao IVA.

Preocupante...

segunda-feira, junho 18, 2007

Enhorabuenas...

Sítio do Real Madrid
"Más de 200.000 madrileños y madridistas festejaron en la Plaza de Cibeles el triunfo del equipo. El equipo llegaba rodeado por aficionados para coronar a la Diosa con la bandera blanca..."

quinta-feira, junho 14, 2007

É realmente estranho e muito triste que esta "jogada" feita com a CIP seja apenas uma mera manobra de diversão causada pela necessidade premente de segurar Lisboa e tranquilizar Bruxelas...

Modelo inovador para combater desertificação e apoiar idosos

Portugal tem um património riquissimo e temos uma região interior do país que toda ela é um encanto, por isso, o que é preciso é que hajam ideias novas de combate à desertificação destas zonas, como a deste professor universitário de Beja que vai propor, na sua tese de doutoramento, um modelo "inovador" que pretende transformar em "aldeias lar" para apoiar idosos as povoações do interior em risco de desertificação. (ver notícia)

quarta-feira, junho 13, 2007

Criatividade...

E agora doutor!?

Notícia bombástica no panorama político. Se no panorama desportivo o choque prende-se com a acusação do todo supremo Pinto da Costa , já no panorma autárquico o destaque vai inteirinho para a acusação de um dos autarcas referência do nosso país: "O Ministério Público (MP) acusou o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, de «difamação» de um dos ex-advogados síndicos da autarquia, que se queixou de declarações públicas do autarca." Agora, quero ver como o senhor que criou o critério vai descalçar esta bota. Desde a primeira hora que sou contra este critério criado pelo líder do maior partido da oposição, agora quero ver como vai ser...

Universidade do Poder Local

Recebi hoje a confirmação. Fui selecionado para participar na Universidade do Poder Local. Este vai ser um momento importante nesta fase de formação, onde serão discutidos vários temas relativos à gestão autárquica e com gente de reconhecido valor. Assim espero que o seja. Podem consultar o programa aqui. Espero é que o painel se mantenha...

As eleições de que ninguém fala

Quando todas as atenções se viram para a capital, eis que no país se realizam eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Vendas Novas já no próximo dia 17 de Junho. Podem acompanhar o desenvolvimento da campanha aqui.

Álvaro Barreirinhas Cunhal (Coimbra, Novembro 10, 1913 — Lisboa, Junho 13, 2005

terça-feira, junho 12, 2007

Recuo Estratégico....

O pavor súbito de António Costa quando se fala de Ota ou em novo aeroporto é latente e para evitar mais incómodos e maiores estragos, eis que se adia decisão (de interesse nacional) para depois das eleições para capital. Teoria esta bem vista aqui no Mar Salgado. Por príncipio não sou contra nem a favor de nenhuma solução em particular, mas sim da que melhor servir os interesses e as necessidades do nosso país...

segunda-feira, junho 11, 2007

Cada Macaco no seu galho...

A ideia peregrina é do PS: a lei deve obrigar autarcas arguidos com acusação deduzida a suspender o seu mandato. Quatro objecções. Primeira: não pode ser indiferente a acusação. Há crimes e crimes. Segunda: a suspensão de mandato já é hoje uma medida de coacção e uma possibilidade de pena acessória, para situações concretas. Em qualquer um dos casos passa por um juiz. Terceira: viola o princípio da presunção de inocência. Ser acusado não é ser meio-culpado. Quarta: viola o princípio da separação de poderes. Em vez do voto dos eleitores, vale a vontade do Ministério Público.
Daniel Oliveira

Portugal, Junho 10, 2007

Não fossem os assobios a Sócrates e a Lino (cuja inexplicável intransigência já aqui denunciei e que agora parecem recuar, não sei por força de quem mas é positivo que o façam a bem da melhor escolha para o país) e o Dia de Portugal e das Comunidades, o dia em que faleceu Luís Vaz de Camões quase que passava um pouco ao lado do Portugueses. Mas este é um dia em que devemos fazer um esforço para reavivar a nossa memória e esta diz-nos que temos uma história rica que deve ser encorajadora de melhores ventos e marés para esta nossa ocidental praia lusitana...
Portugal é um país encantador e feito de gente extraordinária e é por isso mesmo, pelos nossos compatritotas e concidadãos que deveremos querer o melhor, em todas as linhas, para o nosso país. Sou Português e tenho uma profunda paixão pelo meu país e a propósito desta paixão Miguel Torga dixit
;
“Ah, sim, lá conhecer Portugal conheço-o eu! Não houve aceno de monte ou de planície a que não respondesse. Subi a todas as serras e calcorreei todos os vales desta pátria. Por isso, quando chegar a hora da grande jogada, tenho um trunfo a meu favor que há-de desconcertar a morte: a íntima certeza de que não vou estranhar a cama, seja qual for o sítio onde me enterrem"
(Diário, Pinhel, 21 de Outubro de 1955).
Todos os edifícios dispõem de painéis solares que produzem 140 Kw, cobrindo as necessidades do complexo e transferindo até, em certos dias, a energia excedente para a rede eléctrica.

Jacques-Yves Cousteau, Saint-André-de-Cubzac, Junho 11, 1910

sexta-feira, junho 08, 2007

Ficámos mais pobres...

Governo empenhado em Lisboa...

Eduardo Cabrita e Saldanha Sanches fazem a gestão política de Costa
"O secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita, homem da confiança de António Costa, que trabalha junto a José Sócrates, assumiu o protagonismo na apresentação da proposta do executivo de suspender automaticamente os autarcas acusados na justiça Entretanto, o mandatário financeiro da campanha de António Costa na capital, Saldanha Sanches, denunciou uma vez mais as relações espúrias dos autarcas, desta vez com delegados do Ministério Públicos "capturados" pelo seu poder."
«"Aqui estarei com o PS, com todos os socialistas e os que se nos quiserem associar para apoiarmos [António Costa] nesta campanha", afirmou José Sócrates ao discursar perante cerca de dois mil apoiantes num jantar no Centro de Congressos de Lisboa.
O Governo esteve em força a apoiar António Costa no Centro de Congressos, representado pelos ministros da Agricultura, Jaime Silva, do Trabalho, Vieira da Silva, dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e o sucessor de António Costa na pasta da Administração Interna, Rui Pereira, além de vários secretários de Estado.»
Depois, não será dificil surgirem as típicas acusações de abuso de poder... e de uma incoerência de um líder e de um partido que não admira ser acusado de cobardia ao virar as costas aos seus camaradas das ilhas e a estender a passadeira vermelha ao seu nº 2. Uma coisa é certa: Portugal saiu a perder, porque o governo ficou mais pobre. Mais uma vez, não aprendemos com os erros e atitudes do passado. Tal como as famosas "fugas" de Durão e Guterres, mais uma vez se prejudica o governo da República em prol de uma vitória autárquica na capital.
Mas, já nos vamos jhabituando ao estilo "maquiavélico" e à determinação do nosso primeiro-ministro, cujo autoritarismo (onde é que eu já ouvi isto?) e determinação começam a roçar a incompreensão...

De parabéns...

Parabéns GPS pelo vosso 10º Aniversário
Orientados para a Espeleologia

Entrevista a Pokinha

Do Benfica para Coimbra...

Humor...

E.M.

Santiago Bernabéu Yeste, Almansa, Junho 8, 1895

terça-feira, junho 05, 2007

domingo, junho 03, 2007

A ferro e fogo...

Não, não foi na América Latina. Foi mesmo no norte do velho continente que um árbitro, de seu nome Herbert Fandel, é agredido (no último minuto do tempo regulamentar) por um adepto da equipa da casa.
Mais uma situação que merece uma atitude reflexiva por parte dos responsáveis pela modalidade.Já são problemas a mais vindos das bancadas... (ver artigo)

A propósito de mitos...

Ligações...

Tem toda a lógica e faz todo o sentido a A1 estar ligada com a A8 (ver artigo)

De vento em popa...

Mais um recorde para Vanessa Fernandes. Hoje, venceu a etapa de Madrid da Taça do Mundo de triatlo, alcançando uma inédita sequência de cinco vitórias consecutivas na mesma prova, e a 16ª na sua carreira. O terceiro triunfo do ano permite-lhe ampliar a vantagem na liderança do ranking mundial de 2007 e conquistar mais um recorde mundial. JF

Preocupante...

Mas haverá por aí alguém que me explique como será possível tanto convencimento quando não se encontra um professor satisfeito, motivado, convicto? Ver artigo

Concordo...

Revolução (mais uma) na Académica...

"Depois de ter recebido 18 jogadores novos em 2006/07, eleva-se já a 13 o número de jogadores que saíram da Briosa e os números podem não ficar por aqui."
A Académica/OAF preecisa de definir muito bem qual é io rumo que quer dar à sua equipa sénior de futebol profissional. Não me aprece que a política seguida nos últimos anos seja a mais correcta e a que melhires resultados traz para a insituição. O clube que era o dos estudantes deixa de o ser cada vez mais, mas são riscos que se correm pelo nível de exigência que se atinge, agora todos os anos uma equipa nova, com tantas indefinições e incertezas... e lá andamos nós nas últimas a lutar pra não descer... ver artigo

Quem paga a a Ota!?

O Governo tem tentado passar a ideia de que o futuro aeroporto da Ota será um empreendimento essencialmente privado com uma contribuição do Estado português de apenas 10%. Mas por detrás de um aparente investimento privado estão custos ocultos que o tornam num investimento essencialmente público. A maior parte da contribuição do Estado será feita através de contrapartidas não financeiras cujo valor ultrapassa em muito os 10% anunciados pelo Governo. Em troca da construção da Ota por entidades privadas, o Governo pretende oferecer a desactivação da Portela, os acessos rodoviários ao aeroporto, um shuttle para ligar a Ota a Lisboa em 20 minutos, um terminal de TGV, parte do capital da ANA (empresa pública gestora dos aeroportos), fundos comunitários que poderiam ser aplicados noutros projectos, o monopólio sobre todos os aeroportos de Portugal continental e a concessão da Ota por dezenas de anos. João Miranda