quinta-feira, setembro 25, 2008

Humor sobre o preconceito...

Um velho árabe muçulmano, a viver há mais de 40 anos nos EUA, quer plantar batatas no seu jardim, mas cavar a terra já é um trabalho demasiado pesado para ele.

O seu único filho, Ahmed, está a estudar em França, e o velhote envia-lhe a seguinte mensagem:

'Querido Ahmed:

Sinto-me mal porque este ano não vou poder plantar batatas no jardim. Já estou demasiado velho para cavar a terra. Se tu estivesses aqui, todos estes problemas desapareceriam. Sei que tu remexerias e prepararias a terra.

Beijos
Papá'

Poucos dias depois, recebe a seguinte mensagem:

'Querido pai:

Se fazes favor, não toques na terra desse jardim. Escondi aí umas coisas.

Beijos
Ahmed'

Na madrugada seguinte, aparecem no local a polícia, agentes do FBI, da CIA, os S.W.A.T., os Rangers, os Marines, Steven Seagal, Silvester Stallone e alguns mais da elite estadunidense, bem como representantes do Pentágono, da Secretaria de Estado, do Mayor, etc. Removem toda a terra do jardim procurando bombas, ou material para as construir, antrax, etc.. Não encontram nada e vão-se embora, não sem antes interrogarem o velhote, que
não fazia a mínima ideia do que eles buscavam.

Nesse mesmo dia, o velhote recebe outra mensagem:

'Querido pai:

Certamente a terra já está pronta para plantar as batatas. Foi o melhor que pude fazer, dadas as circunstâncias.
Beijos

Ahmed'

segunda-feira, setembro 22, 2008

Toca a todos..

Começa amanhã uma campanha pelo distrito de Leiria destinada a aumentar o número de potenciais dadores de medula óssea. A zona centro é das que tem menos dadores, daí que esta seja uma iniciativa que toca a todos e à qual não devemos ficar indiferentes.

sexta-feira, setembro 19, 2008

Descobrir a cidadania

O “Parlamento dos Jovens” é um programa que visa dar voz activa aos estudantes do ensino básico e secundário. Estes poderão ser “deputados”, eleitos pelos seus pares, que apresentam medidas subordinadas a um tema.
Este ano os temas são para o Ensino secundário “Participação Cívica dos Jovens” e para o Ensino básico “Alimentação e Saúde”.

O programa tem diversas fases:
Debate do tema e processo eleitoral, onde se inclui a formação de listas candidatas, dentro de cada escola participante; Eleição dos deputados às Sessões Escolares para aprovação dum Projecto de Recomendação da escola e eleição dos representantes às sessões a nível distrital ou regional; Sessões Distritais/Regionais, onde se aprovam as recomendações a submeter à sessão nacional do Parlamento dos Jovens e se elegem os deputados que representam as escolas nesta Sessão; Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens (na Assembleia da República).
Esta é uma boa forma dos jovens começarem a envolver-se mais com a sociedade que os envolve, sendo agentes promotores de boas-práticas e bons exemplos que nem sempre recebemos dos mais velhos.
É também uma oportunidade dos mesmos "experimentarem" a democracia representativa sem serem alvos de muitas pressões nem lobbies, isto é, abordar a sociedade de uma forma descomprometida, que é um exercício cada vez mais dificil...
Mais informações no Portal da Juventude

1ª Cimeira da UE dedicada às populações ciganas

"Os ministros dos Estados‑Membros reúnem‑se com políticos europeus em Bruxelas para a 1ª Cimeira dedicada aos problemas das populações ciganas, uma das minorias étnicas da UE."Pode ser que cheguem a alguma conclusão.

quinta-feira, setembro 18, 2008

Saramago na Blogosfera

Parece que o nosso Nobel se converteu ao mundo da blogosfera:"El Nobel de Literatura José Saramago se sumó a los blogueros que pueblan el ciberespacio con su blog «El cuaderno de Saramago«, donde "comenta, opina y reflexiona en voz alta" sobre hechos de la actualidad, informó la fundación que preside su esposa Pilar Ríos.
En el blog al que se accede en la página wwwjosesaramago.com, el escritor portugués publica variados artículos de su autoría, entre ellos «Palabras para una ciudad« al que definió como "una carta de amor" a Lisboa, y el crítico «George Bush y la edad de la mentira«.
"En la página infinita de Internet y con esta carta pretendo inaugurar mi espacio personal en este blog", indicó el escritor de 85 años que acaba de terminar su novela «El viaje del elefante«, de la que se publicó un fragmento en la web." in El Dia

quarta-feira, setembro 17, 2008

Alteração da Reserva Ecológica Nacional do Município de Pombal

Pode ter interesse para alguns e foi publicado hoje em Diário da República.
Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 93/90, de 19 de Março, e nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:
1 — Aprovar a alteração da delimitação da Reserva Ecológica Nacional do município de Pombal, constante da Resolução do Conselho de Ministros n.º 64/96, de 9 de Maio, de acordo com a planta anexa à presente resolução, que dela faz parte integrante.
2 — Determinar que o original da referida planta está disponível para consulta na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
3 — Estabelecer que a presente resolução produz efeitos, nas áreas geográficas abrangidas pelo Plano de Urbanização da Guia, Plano de Urbanização do Carriço
e do Plano de Pormenor integrado do Parque Industrial de Pombal, a partir da data da entrada em vigor de cada um deles.
Presidência do Conselho de Ministros, 28 de Agosto de 2008. —
O Primeiro -Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.

quinta-feira, setembro 11, 2008

A Rentrée Política...

Terminou a UV2008. Todos esperavam por este momento porque foi este o local e data escolhidos pela líder do maior partido da oposição para fazer a sua rentrée política. Todos ansiávamos por alguma declaração "bombástica" ou alguma medida miraculosa, mas tal não aconteceu. Pensando no nosso panorama político , acho que ainda bem que assim foi. Creio que estamos todos um pouco fartos dos políticos que prometem tudo e não conseguem nada, bem como daqueles políticos que parece que vivem num país diferente do nosso com todas as nossas limitações e dificuldades.
Gostei do registo crítico e contundente através do qual fez uma análise bem conseguida da actividade governamental. Agora isto não chega. Mais do que meras medidas pontuais, o PSD precisa de uma nova visão do Estado e da Economia portuguesas. Três décadas de Democracia deveriam ser suficientes para estarmos noutro patamar de desenvolvimento. Chegados a este ponto, temos que investir mais e melhor na EDUCAÇÃO. Hoje começa o ano lectivo e, para além das promessas da Administração Central, o cenário não é muito animador segundo os dados divulgados pela OCDE. Precisamos de mudar o rumo do País, mas para isso é preciso mostrar uma visão diferente daquilo que se quer e da forma como se deve proceder à resolução das suas necessidades.
Agora se o PSD quiser ser Governo em 2009 não pode andar para aí a anunciar Congressos a torto e direito. Bem estiveram Passos Coelho e Santana Lopes (aqui).
Quanto à esquerda, justiça seja feita ao resistente e combatente PCP e e quanto à direita é de lamentar mais um episódio que não ajuda a fortalecer o PP.
Quanto aos ecos do discurso MFL: Graça Moura v Baptista Bastos.

Sons

Muito interessante esta música e letra portuguesas que nos cativam de início ao fim

Avanços

sábado, setembro 06, 2008

Dia Internacional da Juventude

No dia 12 de Agosto assinalou-se o Dia Internacional da Juventude. Um pouco por todos o país existiram iniciativas a marcar este dia. Pena que, em Pombal, este dia tenha passado ao lado , entre outros, das instâncias políticas e associativas. (talvez tenha sido por causa das férias)

Programa de hoje UV08

Sábado, 6 de Setembro
10.00 "As Fronteiras do Direito: Direito, Direitos e Questões moralmente controversas"
Prof. Doutor Miguel Poiares Maduro
14.30 ASSEMBLEIA (exercício de simulação)
Comentário dos Deputados
Agostinho Branquinho e Carlos Coelho
20.00 Jantar-Conferência
Dr. José Pacheco Pereira

sexta-feira, setembro 05, 2008

Um dia com a CPCJ

Durante o mês de Agosto, tive a oportunidade de participar numa iniciativa que a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Pombal organizou e foi um dos dias mais bonitos da minha vida. Estar ali com todas aquelas crianças que vivem em meios familiares tão difíceis e com tantos problemas e poder usufruir dos seus sorrisos e da alegria de ali estarem connosco é a maior recompensa que se pode ter. Uma simples ida à praia, misturada com um volta nos "dedicados" cavalos da GNR, misturada com alguns jogos de praia e algum carinho e atenção, fizeram com que aquelas dezenas de miúdos se esquecessem dos ambientes adversos em que vivem e pudessem ter um dia diferente nas suas vidas... e bem merecidos são...

A rentrée do call center

Interessante

Consumidores de vinho mais "saudáveis, ricos e inteligentes"

Segundo um recente estudo realizado na Dinamarca, as pessoas que consomem vinho são aparentemente mais felizes, mais inteligentes e têm mais dinheiro do que aqueles que consomem cerveja ou outras bebidas alcóolicas.

Programa de hoje UV08

Sexta-feira, 5 de Setembro
10.00 "Políticas sociais:
Respostas urgentes e sustentadas"
Dra. Isabel Mota
14.30 "Obama versus Mc Cain"
Prof. Armando Marques Guedes e
Gen. Garcia Leandro
17.30 Reunião dos Grupos de Trabalho
20.00 Jantar-Conferência
Prof. Doutor Arlindo Cunha

quinta-feira, setembro 04, 2008

Aquisições de Verão

Este ano voltou a ser ingrato para comigo. Mais uma vez fiquei sem férias numa altura algo estranha em que parece que o País carrega no pause durante Agosto e só liga o play lá para meados de Setembro. Não fossem os nossos queridos emigrantes e Agosto, fora dos destinos balneares, torna o País numa pasmaceira. Confesso que esta situação me causa alguma estranheza, uma vez que, por um lado, sente-se falta das pessoas, da agitação mas, por outro, trabalha-se com muito mais tranquilidade. Apesar de não ter gozado férias, não deixei de aproveitar alguns fins-de-semana. O ano passado parti à descoberta da costa algarvia menos conhecida e de uma riqueza natural e paisagística invejável, digna do prolongamento do sudoeste português. Este ano, tive a honra de ser convidado para uma pequena sessão realizada num campo de férias em Poço Corga e que versava sobre a participação dos nossos jovens na sociedade. Confesso que desconhecia este local. Conhecia já a Ribeira e a Foz de Alge, as fragas de S. Simão, a Praia da Aldeia de Ana de Aviz, em Figueiró dos Vinhos, mas desconhecia esta esbelta praia fluvial em Castanheira de Pêra que aconselho a visitarem. Mas, se o interior do distrito é rico nestes recursos naturais, o nosso litoral não fica nada atrás. Este ano decidi variar mais uma vez e fui conhecer um pouco do litoral que não é tão badalado e descobri locais belíssimos que aconselho vivamente. Entre S. Pedro de Moel e Nazaré existem praias belíssimas e muito menos sobrecarregadas, com areais belíssimos e paisagens deslumbrantes, como é o caso de Água de Madeiros, Pedra do Ouro ou Paredes de Vitória. Decididamente, locais onde hei-de voltar.

Recordações

Programa de hoje UV08

Quinta-feira, 4 de Setembro
10.00 "Ambiente e Energia: O que temos de decidir já !" - Dep. José Eduardo Martins
14.30 Visita a Castelo de Vide
17.30 Assembleia Extraordinária
20.00 Jantar-Conferência - Dr.
Alexandre Relvas

quarta-feira, setembro 03, 2008

Programa de hoje UV08

Programa, dia 3 de Setembro:
10.00 - Falar Claro
Dep.Carlos Coelho e Dr.Rodrigo Moita de Deus
14.30 - A Europa no Mundo - Dr.António Vitorino
20.00 - Jantar-Conferência com o Dr. Pedro Passos Coelho
Os trabalhos de ontem

Aí está a UV

Já começou a Universidade de Verão 2008. O ano passado tive o privilégio de ser um dos seus alunos e digo-vos sinceramente que foi uma das minhas realizações por tudo e mais alguma coisa. Desde logo o ambiente é espectacular. Os jovens que dedicam uma semana das suas férias (ou trabalho) para se fecharem numa sala a ouvir e discutir o estado da nação estão de corpo e alma por vontade própria em aprender e discutir ideias que todos temos sobre o mundo que gira à nossa volta. De entre os participantes encontramos jovens de todas as idades e vindos de todas as zonas do país o que torna ainda mais atractiva a discussão de ideias e, sobretudo, a comparação de realidades.
Está de parabéns toda a equipa que ano após ano tem feito com que este evento de formação política seja uma realidade, mas permitam que vos destaque o papel fundamental protagonizado pelo eurodeputado Carlos Coelho.
Na estrutura da Universidade ele é considerado o reitor. Está perto e ao mesmo tempo está distante. As regras são cumpridas e são imperiosas. A pontualidade é pedra de toque e tudo é planeado ao milímetro para que não haja atrasos e para que nada falte aos conferencistas/professores nem aos alunos. O Carlos tem um papel essencial e a ele se deve muito do que se tem feito em termos de formação política. Infelizmente, não se tem apostado muito na formação mas aqui aposta-se com muita qualidade. Fosse este exemplo seguido por outras estruturas e repercutido a outros níveis e não teríamos certos protagonistas da política que nos vão fazendo não acreditar com tanta força.
Não podemos esquecer os oradores/conferencistas que estão presentes nesta iniciativa e que ano após ano têm primado pela imensa qualidade técnica e política, o que desde logo podem confirmar no programa.
Por último, tenho que referir a bela localidade de Castelo de Vide que serve de excelente "retiro" para esta iniciativa. Terra pacata, que brota história por todo lado e composta por gente afável e bastante acolhedora.
Ou seja, esta UV tem todos os ingredientes para ser um sucesso na formação política dos nossos jovens. Este ano, por força das circunstâncias, ganha ainda outra dimensão política dada a expectativa em torno do discurso de Manuel Ferreira Leite que irá encerrar os trabalhos depois de eu e os meus colegas da edição transacta recebermos os nossos (merecidos) diplomas.
Vou colocando diariamente o programa da UV08 para confirmarem o que vos disse.

Jogos Olímpicos: a história contada pelos cartazes oficiais

terça-feira, setembro 02, 2008

Novo Blog sobre Escutismo

Para quem gosta de Escutismo, foi criado um blogue intitulado Viver o Escutismo, que pretende ser um espaço de troca de experiências e que nos vai dando conta da actualidade escutista na nossa região e no nosso país. Visitem e participem também neste sítio:

segunda-feira, setembro 01, 2008

Sítios amigos

A blogosfera vai-se difundindo e, entretanto, dois bons amigos entraram também nesta onda criando também os seus próprios espaços. Para acompanhar:

Novo Blog sobre desporto em Pombal

Todos em Pombal e relacionados com o meio desportivo conhecem o Cid Ramos. É um rapaz com uma força de vontade enorme e extremamente empenhado na divulgação do fenómeno desportivo na nossa região. Há uns tempos atrás criou o site O Derbie , onde mantém actualziada a actividade desportiva da nossa região. Foi graças à sua dedicação que foi lançado agora um espaço na internet exclusivamente dedicado ao fenómeno desportivo no nosso concelho. Este é um espaço onde todos podem e devem participar, enviando fotos e textos que gostassem de ver publicados. É um espaço que pretende dar alguma visibilidade a todas as modalidades e não só ao futebol, bem como pretende ser abrangente às 17 freguesias do concelho. Participem no blogue Desporto em Pombal.

Mais um interessante sítio a visitar