(Na foto: em cima: Cristóvão, Caló, Zé da Mota, Pedro Pimpão, Marco Ferreira, Marco "Espanhol"; em baixo: Pedro Moreira, Ricardo David, António Cordeiro, Ricardo Silva e Rafael Lopes)
domingo, dezembro 30, 2007
Acaba 2007 a ganhar...
(Na foto: em cima: Cristóvão, Caló, Zé da Mota, Pedro Pimpão, Marco Ferreira, Marco "Espanhol"; em baixo: Pedro Moreira, Ricardo David, António Cordeiro, Ricardo Silva e Rafael Lopes)
Arrendamento Jovem
quinta-feira, dezembro 13, 2007
O Estado da Educação
quarta-feira, dezembro 12, 2007
Voluntariamente...
sexta-feira, novembro 23, 2007
Parabéns Pombal.....
segunda-feira, novembro 19, 2007
sexta-feira, novembro 16, 2007
Começa o Europeu de Futsal
terça-feira, novembro 06, 2007
Os Novos Desafios da Educação
Sophia de Mello Breyner Andresen, Novembro 06,1919
Ó vida suja, hostil, inutilmente gasta,
Saber que existe o mar e as praias nuas,
Montanhas sem nome e planícies mais vastas
Que o mais vasto desejo,
E eu estou em ti fechada e apenas vejo
Os muros e as paredes, e não vejo
Nem o crescer do mar, nem o mudar das luas.
Saber que tomas em ti a minha vida
E que arrastas pela sombra das paredes
A minha alma que fora prometida
Às ondas brancas e às florestas verdes.
segunda-feira, novembro 05, 2007
quarta-feira, outubro 31, 2007
terça-feira, outubro 30, 2007
Eleições na Ordem...
segunda-feira, outubro 29, 2007
Curiosidades..
Voluntariado Jovem
quinta-feira, outubro 25, 2007
Uma nova experiência futebolística
As diferenças são muitas, mas o que faz realmente impressão é o facto do campo ser muito mais pequeno e dar-se muita mais ênfase à força da técnica do que à técnica da força eheh. Apesar de ao principio andar um pouco perdido, o certo é que depois até se torna engraçado todas aquelas trocas e todos aqueles movimentos. Vamos ver como vai correr. Eu vou colocando aqui os jogos semana a semana. Este sábado jogamos fora, mas quando jogarmos aqui no pavilhão era giro que pudessem comparecer para dar uma apoio à malta.
quarta-feira, outubro 24, 2007
“Última aula” do Senhor Professor Doutor Jorge de Figueiredo Dias
Cumprindo-se a tradição, a aula será proferida pelo Senhor Professor Doutor Manuel da Costa Andrade."
quarta-feira, outubro 17, 2007
Não há igual em Portugal...
Se não chegaram a ver o programa, percorram os links inscritos em baixo e deliciem-se.
domingo, outubro 14, 2007
A pluralidade social-democrata
Parece-me que Menezes não vai assumir o leme sozinho.
No Conselho Nacional a sua lista não alcançou a maioria dos seus membros, por isso, são muitas as tendências que, dentro do PSD, vão ter uma palavra a dizer. Mesmo no seio da Comissão Política há muitas pessoas que não reunem consensos e muitos que são (ou eram) santanistas, barrosistas, cavaquistas... pelo que não vai ser tarefa fácil liderar um partido com tão expressiva pluralidade.
Vamos ver como vai lidar Menezes com esta pluralidade que fomentou, para não falar da coabitação com o futuro líder parlamentar...
quarta-feira, outubro 10, 2007
terça-feira, outubro 09, 2007
Interessante "A Média dos Lobos"
A Nova Zelândia seria o aluno de 20 - o único que entraria em Medicina... -, a Escócia o aluno de 18, a Itália o aluno de 16, a Roménia e Portugal os alunos de 14.
Bons alunos, certamente, por isso chegámos ao Mundial, mas alunos de 14. Há outros melhores e outros muito melhores ainda.
A questão é esta: qual a atitude da sociedade e do Estado perante estes jovens que atingem médias que, no meu tempo, nos faziam dispensar do exame nacional de acesso à Faculdade e nos asseguravam o ensino universitário gratuito?
Nos termos das regras de acesso à Universidade pública em vigor, só a Nova Zelândia estaria em condições de optar pelo curso que quisesse. A Escócia, uma das melhores do mundo, já estaria dependente do curso que escolhesse e das médias dos outros alunos.
A selecção dos 'Lobos' seria recambiada para uma universidade privada, boa, má ou péssima, conforme a área que escolhesse.
'Os Lobos' simbolizam, no conceito deste artigo, os alunos que superam dificuldades que outros não têm de superar, seja a desestruturação familiar, sejam as limitações financeiras dos pais, seja a incapacidade de serem acompanhados por professores auxiliares (explicadores) ou pelos próprios pais (a maioria sem qualificações para poder acrescentar-lhes valor), ou seja, mesmo, uma capacidade intelectual ou de concentração inferior à dos melhores alunos.
Em primeiro lugar, o Estado deve considerar os alunos com média superior a 14 como um valioso activo social. As empresas que o digam. Um aluno de 14 não é um perdedor, é um vencedor.
Em segundo lugar, é crítico na gestão de recursos humanos fixar objectivos à medida das pessoas, cuja realização dependa do esforço individual de cada um.
É desumano o que sucedeu este ano com a súbita subida das médias de acesso: os alunos tinham objectivos traçados, motivaram-se, esforçaram-se, cumpriram os objectivos de referência (nuns casos médias acima de 18!) e foram excluídos do Ensino público ou das suas primeiras opções.
O Estado, não havendo lugar na Universidade pública, deve conceder aos alunos com mais de 14 uma bolsa de mérito.
O Estado pode criar escalões dentro deste princípio: um aluno de 18 tem, por definição e pleno direito, sempre lugar na Universidade pública (arranjar-lhe lugar é um problema do Estado e não do aluno!); o aluno de 16 deve ter direito a uma bolsa de 100%, um aluno de 14 deve ter direito a uma bolsa de, pelo menos, 50%.
Uma democracia social estruturada só para a Nova Zelândia não é democracia, porque constitui uma violência para a média dos seres humanos. Ajustar os sistemas sociais pelo desempenho dos campeões é um caminho perverso.
Um país, para mais atrasado no domínio das qualificações, que tem o atrevimento de não assegurar os sonhos dos alunos de 18, de pôr na corda bamba os alunos de 16 e de desprezar os alunos de 14 é um país injusto e incompetente.
António Pin to Leite, Expresso, Segunda-feira, 1 de Out de 2007
Ultimato
domingo, setembro 30, 2007
E agora?!
Há um risco sério de confusão entre popularidade e populismo. Espero que o maior partido da oposição consiga ser mais popular mas, para isso, tem que ser determinado, tem que apresentar propostas, tem que assumir uma postura denunciadora do que está mal mas construtiva no sentido de apontar o caminho que deve ser seguido, sem nunca correr o risco fácil de cair no populismo.
Uma nota muito negativa para a campanha. Os ataques, as insinuações, a falta de debate político, a ausência de (verdadeiras) causas... Enfim, assistimos nas últimas semanas a uma panóplia de situações que não beneficiaram em nada a imagem do Partido. Espero, sinceramente, que a bem de Portugal, o PSD possa afirmar-se como um verdadeiro opositor a esta governação e seja uma credível fonte de esperança num futuro melhor para os portugueses.
Pombalenses no Kosovo...
sexta-feira, setembro 28, 2007
Vota em Portugal...
quinta-feira, setembro 13, 2007
Ansião segue em frente na Taça de Portugal...
segunda-feira, setembro 03, 2007
A Universidade de Verão
Tradição Portuguesa
segunda-feira, agosto 13, 2007
Pela nossa costa...
A registar é o facto daquela zona estar fortemente ocupada pelos nossos amigos espanhóis, ao ponto de ir ao mini-mercado e o caixa ter ficado surpreendido por eu ser português. Perguntei-lhe há quanto tempo vinham assim em tão grande número os nuestros hermanos e ele disse-me: "Voltámos ao antigamente...fomos anexados a Espanha".
O certo é que o nosso país tem uma riqueza natural magnífica.
Pelo nosso Portugal
terça-feira, julho 31, 2007
XXI Acampamento Nacional do Corpo Nacional de Escutas | |
Integrado nas comemorações do primeiro centenário do escutismo mundial, o CNE - Corpo Nacional de Escutas (Escutismo Católico Português) leva a efeito na Quinta do Monte Trigo, na Idanha-a-Nova, entre o dia 31 de Julho e o dia 6 de Agosto de 2007 o seu XXI Acampamento Nacional – ACANAC, e o 13º Jamboree Português. Estão inscritos cerca de 10 mil participantes entre portugueses e estrangeiros. Serão jovens oriundos de quase todos os Agrupamentos do Continente e dos Açores que, a este acampamento, traz o seu maior contingente de sempre. Para além dos escuteiros de países de língua oficial portuguesa, como Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, estão confirmadas a presença de escuteiros da China (Hong-Kong), da Bélgica, de Espanha e de França. Durante uma semana, os escuteiros vão passear, jogar, divertir-se, aprender uns com os outros, trocar experiências e criar novas amizades. |
terça-feira, julho 24, 2007
Congresso de Pombal - Parte II
Espero que seja uma campanha que não sirva para dividir mas, essencialmente que seja fomentadora de discussão em torno do rumo que deve seguir o maior partido da oposição e a atitude que deve ter em prol do crescimento do nosso país.
Temos que ajudar Portugal e, para isso, tem que se denunciar (firmemente) o que está mal (e há muita atitude vinda do poder central que tem que ser refreada) mas também tem que se ter uma postura construtiva e motivadora, propondo aquilo que faz falta ao país nas mais variadas áreas. O legado histórico e programático do PSD "obriga-o " a ter que se colocar na vanguarda das ideias e das reformas realmente precisas para o país.
Vamos ver como se vai processar desenrolar da situação. Tenho sérias dúvidas que, nesta altura do campeonato, e para além da candidatura de Castanheira Barros, outros entrem na corrida, mas vamos ver o que o futuro nos reserva...