terça-feira, maio 23, 2006

Código da polémica...

Aí está nas salas de cinema a obra (primeiro literária e agora cinematográfica) que levantou mais celeuma nos últimos tempos. Sou-vos sincero: ainda não tinha lido o livro. Eu sei, falha grave, já li outros livros de Dan Brown mas confesso que deixei o Código para outra oportunidade. O certo é que com a estreia do filme não podia ficar para atrás, então toca de ler o livro antes de ver o filme (parece-me a ordem mais lógica).
E a polémica desta obra advém do facto de afrontar directamente o status quo, de forma a abalar a instituição Igreja e muitos dos dogmas que se tinham como certos.
Podem-se dizer muitas coisas, entre elas o facto da película não apresentar a normal menção "qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência", mas o certo é que esta é uma obra de ficção, um romance (mas pouco) bem engendrado.
Partindo de algumas permissas verdadeiras, jogando num campo muito fértil em especulações mas em que se vive com enorme fervor e em que as emoções estão à flor da pele, o autor conseguiu agitar as massas, sendo bem sucedido no seu propósito de pôr o mundo inteiro a ler e a ir ao cinema.
Conseguiu ainda lançar ou massificar o interesse por uma comunidade católica pouco conhecida do grosso dos cidadãos: Sítio da OPUS DEI

Sem comentários: