quarta-feira, outubro 18, 2006

Leiria é a que menos recebe do PIDDAC... isto não me parece bom...

Segundo consta, a previsão de investimento do governo na região Centro, através do Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC), é de 467 milhões de euros. O distrito de Coimbra surge à cabeça com 148 milhões de euros. Já o distrito de Aveiro tem uma previsão de investimento público de 127 milhões de euros. Segue-se a Guarda com 68 milhões. A Castelo Branco são atribuídos 62 milhões e a Leiria cabem 50 milhões de euros.
" O que é o PIDDAC? O Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central, mais conhecido por PIDDAC, é um quadro de referência sobre a Despesa Pública de Investimento da Administração Central (inclui despesas de apoio ao investimento de outros sectores institucionais através de subsídios e transferências designadamente no âmbito dos “sistemas de incentivos” e de esquemas de colaboração com entidades exteriores à Administração Central). O documento que explicita o PIDDAC constitui o mapa XI do Orçamento do Estado. O mapa XI explicita a despesa total, por fontes de financiamento e por ano, a nível do programa e projecto. As principais fontes de financiamento são: o Orçamento de Estado, a Comparticipação Comunitária, e os Recursos Próprios dos Fundos e Serviços Autónomos, incluindo não só o autofinanciamento mas também o crédito contratado directamente."

1 comentário:

Professor disse...

Ó Pedro, tu queres dar-me cabo dos olhos! Aquela cor e letrinha do PIDAC era para ler, não era?
Não percebo muito disso mas a sensação com que sempre fiquei é a de que a nossa câmara, fosse qual fosse a cor dos executivos, nuca soube nos últimos trinta anos aproveitar nem as poucas verbas que lhe couberam. [Estudos mal feitos, projectos em cima do joelho e prazos raramente cumpridos]Mas tu até estás bem colocado para investigares, in loco, quais os que se ganharam e quais os que se perderam e em que percentagens. Um abraço amigo.