sexta-feira, dezembro 29, 2006
Feliz Ano Novo
quarta-feira, dezembro 27, 2006
Os melhores de 2006
ACONTECIMENTO NACIONAL
FIGURA INTERNACIONAL
Também aqui a votação não foi fácil e apesar da forte concorrência de Bento XVI, AL Gore, Kofi Annan e companhia, o destaque vai para a escolha da revista "TIMES", isto é para Chad Hurley e Steve Chen, cridaores do "YOUTUBE".
ACONTECIMENTO INTERNACIONALApesar das ameaças nucleares do Irão e da Coreia do Norte, da falência da política americana no Iraque e no Afeganistão, da derrota republicana nos EUA ou da vitória do Hamas na Palestina, o enfoque deste ano vai para a crise interncional criada por um cartoonista dinamarquês, ao ponto de se temer o despoletar de uma grande ofensiva à escala mundial.
Magusto da Velha em Aldeia Viçosa
sexta-feira, dezembro 22, 2006
Feliz Natal a todos
quarta-feira, dezembro 20, 2006
CDTI em Pombal
Esta é mais uma valência que se encontra associada à Loja Ponto Já, sediada no Celeiro do Marquês.
Assina a Petição...
As members of Scouting & Guiding worldwide, we wish to petition Google to incorporate Scouting and Guiding graphics into their Google Search Page Holiday Logo for February 22nd of each year. This date is the birthdate of Lord and Lady Baden Powell, and was chosen as an International Scouting/Guiding day of celebration.
Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell of Gilwell (Chief Scout of the World) founded Scouting in 1907, a worldwide movement affecting nearly every country, with millions of members worldwide, while Lady Olave Baden-Powell was named Chief Guide of the World for Guiding, the worldwide sister organization to Scouting, founded in 1910.
Sincerely,
Quinta da Gramela...
A cerca de 3 Km de Pombal, na estrada que liga o lugar da Estrada para a Aldeia dos Redondos, é hoje propriedade particular.
Em 1759 era constituída por casas térreas. Posteriormente é feito o solar, edifício de dois pisos com uma capela adjacente, tem em anexo um duplo páteo que servia de residência aos criados, de arrumo de alfaias e depósito de produtos agrícolas." in www.oconcelhodepombal.com
Pombal está, desde a passada sexta-feira, inequivocamente mais pobre. O falecimento da Dona Isabel apanhou-nos a todos um pouco de surpresa. Só a consigo imaginar de um lado para o outro da Quinta sempre em grande ritmo de trabalho. Ela era, sem sombra de dúvida, a alma da Quinta e consigo vai muito daquilo que ela sozinha ía conseguindo manter. Era uma pessoa de uma amabilidade impressionante. Para sempre me lembrarei dos momentos que passei naquele espaço e da "Dona Isabel da Quinta da Gramela" que recordarei com muita saudade.
Poder local está de parabéns
segunda-feira, dezembro 11, 2006
As 7 maravilhas de Portugal
Quo Vadis - Encontro Temático de Caminheiros
Canas de Senhorim é uma freguesia que foi famosa há uns anos pela sua luta para se tornar Município. Muitos hoje (para não esquecer a situação) ainda aproveitam para lançar o grito de guerra "Canas a concelho". Mas creio que os momentos atribulados já passaram e que, com as últimas autárquicas, tudo voltou à normalidade.
Mas este não foi o motivo de tanta agitação no fim-de-semana passado. Nestes dias realizou-se, pela 9ª vez, um Encontro Temático de Caminheiros que juntou mais de 200 jovens vindos de todo o país, até dos Açores e (como alguns brincaram, do estrangeiro) e do Algarve lá estiveram representações.
Este é um evento que já tem uma forte tradição no panorama escutista nacional e espero que se mantenha vivo por muitos e bons anos para que o espírito que se vive e sente nesta actividade possa perdurar para o futuro.
No raid que fizémos tivemos oportunidade de conhecer o percurso pré-histórico Fiais-Azenha, que aconselho a visitarem. Na foto está o Clã Murculu, do qual fiz parte com o Patrício do 674. Do concelho de Pombal estiveram presentes os Agrupamentos de Pombal e do Louriçal.
Capital em debate
1ª Maratona BTT em Abiúl
IC8 vai até ao Carriço...
Os 20 anos do do programa Erasmus
segunda-feira, dezembro 04, 2006
O Programa FORAL é um programa de formação para funcionários e agentes das Autarquias Locais, cujos objectivos visam a melhoria do desempenho funcional, tendo sempre em vista aquela que é a principal missão do Estado: servir melhor os cidadãos.
Dotar a Administração Local de maior capacidade para responder eficazmente aos novos desafios da descentralização administrativa, aos novos desafios do desenvolvimento local e regional e da Sociedade de Informação são os objectivos a prosseguir. A modernização da Administração Pública, em geral, e da Administração Local, em particular, constitui um dos principais compromissos assumidos em que se reconhece a necessidade de preparar a Administração Local, em especial os seus recursos humanos para que os desafios que actualmente se nos colocam enquanto Estado encontrem uma resposta de qualidade, rigor, eficácia e eficiência.
O Europeu do Ano...
Ao prémio «Europeu do Ano» concorriam 50 nomeados em várias categorias, seleccionados por um painel de personalidades que incluiu a ex-ministra do Trabalho Maria João Rodrigues.
Além de Durão Barroso, foram distinguidos também pelo European Voice, do grupo The Economist, o presidente do Parlamento Europeu, Josep Borrell («Eurodeputado do Ano») e o comissário do Alargamento, Olli Rehn («Comissário do Ano»).
A chanceler alemã, Angela Merkel venceu na categoria de «Governante do Ano», o teólogo Tariq Said Ramadan na de «Cidadão Não Europeu do Ano» e o francês Jean-Marc de la Sabière foi considerado o «Diplomata do Ano».
«A distinção é um prémio para o difícil trabalho da instituição que procura criar uma Europa unida e forte», disse José Manuel Durão Barroso, na cerimónia dos prémios, que decorreu terça-feira à noite, em Bruxelas.
«Eu sei que quando vim para Bruxelas há dois anos, muitos viam-me com um intruso - vindo da periferia, de um pequeno país, um país que não foi um dos fundadores da nossa Comunidade», referiu Barroso.
«Agora quero dizer-vos que o trabalho da Comissão tem como objectivo a construção de uma Europa onde não há intrusos. Todos trabalhamos para uma Europa moderna e competitiva», salientou. in Agência Lusa 29.11.06
A Homenagem...
Era admirado e respeitado por todos, mesmo pelos seus opositores políticos.
Amado por muitos…(...)"
"(...) A notícia da morte trágica de Sá Carneiro, bem como dos outros ocupantes do Cessna, deixaram Portugal incrédulo, sem palavras e paralisado durante vários dias.
A noite de 4 de Dezembro de 1980 ficará na memória de muitos portugueses para sempre.
Portugal perdeu nessa noite, muito mais que um Grande Homem e um Grande Político. Com ele morreu a Aliança Democrática. Perderam-se anos de desenvolvimento económico e estabilidade política.(...)"
Um momento de saudade e nostalgia
Os Grandes Portugueses
Memória de Sá Carneiro junta adversários
Um político apaixonado
Medalha de Ouro OA
DELIBERAÇÃO
Nos termos do disposto na alínea dd) do n.º 1 do artigo 45.º do Estatuto da Ordem dos Advogados e do Regulamento da Medalha de Ouro da Ordem dos Advogados, aprovado por Deliberação do Conselho Geral de 10 de Novembro de 1989, o Conselho Geral em reunião plenária de 19 de Maio de 2006, delibera atribuir, a título póstumo, a Medalha de Ouro da Ordem dos Advogados ao Senhor Dr. Francisco Sá Carneiro, Advogado, que foi titular da Cédula Profissional n.º 870, com os seguintes fundamentos:
1. O Dr. Francisco Sá Carneiro inscreveu-se na Ordem dos Advogados no ano de 1956, tendo exercido a profissão com reconhecimento generalizado dos seus pares com grande honra e dignidade durante mais de 20 anos, conforme se constata da Nota Biográfica elaborada pela Biblioteca da Ordem dos Advogados, a qual se anexa à presente Deliberação, fazendo parte integrante da mesma.
3. Foi vogal do Conselho Geral da Ordem dos Advogados no triénio de 1972 a 1974, designado pelo Bastonário Ângelo de Almeida Ribeiro;
4. Em simultâneo foi eleito para a Assembleia Nacional como membro da chamada “Ala Liberal”, tendo-se destacado nessas funções, entre outras, através da corajosa apresentação de uma proposta de “Lei da Imprensa”, “o Projecto de Lei n.º 6/X– Revisão Constitucional” e “requerimento sobre presos políticos, em 22 de Janeiro de 1971” onde propunha profundas alterações às medidas restritivas de direitos, liberdades e garantias existentes e a sua ampla e fundamentada consagração, nomeadamente pela abolição dos Tribunais Plenários e a abolição do sistema de censura prévia, o que lhe mereceu o maior apoio por parte da Ordem dos Advogados e o reconhecimento dos seus pares;
5. Também no I Congresso dos Advogados Portugueses apresentou e defendeu a sua proposta de alteração à lei processual penal a qual foi amplamente debatida e suportada pelos seus pares e consagrada através de inúmeras recomendações aprovadas na respectiva secção;
6. Já após o 25 de Abril de 1974 foi uma das personagens incontornáveis do processo democrático português e contribuiu também de forma decisiva quer enquanto deputado, quer enquanto membro do Governo para a implementação do sistema constitucional português vigente com a definitiva consagração de muitas das ideias e valores por si defendidos enquanto advogado. De realçar que à excepção dos momentos em que foi chamado a desempenhar altos cargos da Nação, sempre esteve inscrito como advogado, profissão que amou profundamente e à qual sempre deu o seu melhor;
7. O Dr. Francisco Sá Carneiro pela sua acção e mérito pessoal, contribuiu de forma relevante para a defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, identificando-se com os ideais de Justiça, da defesa do acesso ao Direito e da construção do Estado de Direito, pelo que é merecedor do reconhecimento público da Ordem dos Advogados através da atribuição a título póstumo da Medalha de Ouro da Ordem dos Advogados.
Rogério Alves
Medalha de Ouro OA
Depoimentos sobre Francisco Sá Carneiro
Nota Biográfica de Francisco Sá Carneiro
As polémicas do referendo...
Acordão nº 617/2006 do Tribunal Constitucional
Comunicação ao País do Presidente da República relativa ao referendo sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez