quarta-feira, dezembro 20, 2006

Quinta da Gramela...

"A ligação do Marquês à cidade e município de Pombal terá surgido quando, em 1724, abandonou o lar materno em Lisboa para vir para os “campos do Mondego”. Seria na Quinta da Gramela, local amplo e verdejante, que se viria a instalar e a permanecer durante cerca de sete anos, e que, mais tarde, viria a herdar do seu tio Paulo de Carvalho.
A cerca de 3 Km de Pombal, na estrada que liga o lugar da Estrada para a Aldeia dos Redondos, é hoje propriedade particular.
Em 1759 era constituída por casas térreas. Posteriormente é feito o solar, edifício de dois pisos com uma capela adjacente, tem em anexo um duplo páteo que servia de residência aos criados, de arrumo de alfaias e depósito de produtos agrícolas." in www.oconcelhodepombal.com
Pombal está, desde a passada sexta-feira, inequivocamente mais pobre. O falecimento da Dona Isabel apanhou-nos a todos um pouco de surpresa. Só a consigo imaginar de um lado para o outro da Quinta sempre em grande ritmo de trabalho. Ela era, sem sombra de dúvida, a alma da Quinta e consigo vai muito daquilo que ela sozinha ía conseguindo manter. Era uma pessoa de uma amabilidade impressionante. Para sempre me lembrarei dos momentos que passei naquele espaço e da "Dona Isabel da Quinta da Gramela" que recordarei com muita saudade.

Sem comentários: