segunda-feira, janeiro 08, 2007

Arquivo Municipal abre ao público...

Arquivo Municipal abre ao público dia 15 de Janeiro
No próximo dia 15 de Janeiro, pelas 10:30 horas, vai ser aberto oficialmente ao público o Arquivo Municipal de Pombal. Esta abertura inicia uma série de actividades, a decorrerem durante o mês de Janeiro, contando com uma exposição de documentos, vários ateliês pedagógicos e um concerto de memórias.
O Arquivo Municipal de Pombal surgiu da necessidade, que o Município de Pombal sentiu, de guardar para memória futura, e futura utilização, os documentos relativos aos serviços camarários, à cidade, ao concelho e aos seus habitantes.
O Arquivo tem à sua guarda os documentos produzidos e recebidos pelos diversos serviços da Câmara Municipal no decorrer das suas funções ou actividades públicas, conservados para servirem como elementos, de gestão e prova, podendo ser alvo de estudo da nossa história.
Esta valência municipal é responsável pela promoção, divulgação e difusão do conhecimento dos acervos documentais, através do recenseamento e da elaboração de guias de inventário e catálogos de todo o património documental, competindo-lhe gerir a documentação, espólios e conjuntos documentais provenientes do Município e das Empresas Municipais, com interesse histórico, patrimonial, arquivístico ou informativo.
O Arquivo Municipal é composto pelos seguintes serviços:
  • Recepção - Espaço onde é feito o controlo de entrada e saída do leitor, através da sua identificação. Onde o utilizador é encaminhado para a Sala de Leitura, após ter depositado objectos como malas, pastas ou caixas, em cacifo e onde será dada uma primeira orientação de pesquisa ou outras informações.
  • Sala de Leitura - Espaço onde se encontra uma pequena biblioteca especializada de livre acesso e onde se podem consultar os instrumentos de descrição documental, inventários, catálogos e índices, assim como toda a documentação solicitada.
  • Internet - A Sala de Leitura encontra-se equipada com o sistema "wireless", permitindo o acesso à internet, a partir de computadores de uso pessoal.
  • Certidões / Fotocópias - Serviço de atendimento para passagem de certidões e pedidos de reprodução de documentos.
  • Empréstimo - de documentação para exposições, mediante os procedimentos específicos nas Normas de Empréstimo para Exposições.
  • Actividades - Culturais e pedagógicas.

1 comentário:

Professor disse...

Esperemos que a burocracia não desmotive os estudiosos ou simples curiosos!
É que já vi tanta coisa!
Um abraço