Este estudo é engraçado (ver aqui) mas como não o conheço em pormenor não me poderei debruçar muito sobre ele. Uma coisa é certa, as novas gerações já não são educadas comon o eram antigamente. Mudam-se os tempos e há que fazer uma rápida adptação às novas realidades, por mais que ela custe. A escola assume um papel essencial nesta mudança de comportamentos, tendo que se assumir como um pólo de formação muito mais dinâmico e interventivo. Na mesma linha, continuarei sempre a defender a necessidade de actividades extra-curriculares e de outros elementos que, igualmente contribuam para a formação integral dos nossos jovens.
segunda-feira, agosto 28, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Se o que se pretende é a "domesticação" do Homem e parece que é esse o objectivo mais comum da "Educação",então é claro que o estudo é válido e até pertinente nas suas conclusões.
Mas duvido que a finalidade do Homem, aquilo que o torna realmente humano, seja essa dominação, essa domesticação no sentido de domar, de tornar dócil, o animal humano. Um homem dócil e cordato com os imperativos da sociedade, pode ser muito pouco Humano.
Enquanto estudante de psicologia infantil, sempre me repugnou preocuparem-se os investigadores mais em saber como funcionava o cérebro humano para o poderem controlar, ou prever, ou remediar o seu funcionamento, do que para entenderem a sua "hominização" e pleno desenvolvimento Humano. Enfim, todo o desabrochar do Ser que torna o Homem "Único".
Enviar um comentário