Os resultados da primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário na região apresentam uma média no limiar da positiva. A nota 10 resulta dos exames realizados a 20 disciplinas (15 do 12º ano e cinco do 11º) nas 31 escolas públicas e privadas do distrito, onde a Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria, obteve a melhor média do distrito, com 11,3 valores - de zero a 20, colocando-a no 50º lugar do 'ranking' nacional. Por contraste surge a Escola EB 2,3 de Maceira Lis, também no concelho leiriense, que registou uma média negativa de 6,7, nota que acabou por traduzir-se na pior do País, de um total de 599 escolas.
Nesta análise há a registar que o número de exames realizados, e por disciplina, difere de escola para escola, como são exemplo os 2.121 efectuados na Francisco Rodrigues Lobo, um número muito superior aos 58 exames realizados na Secundária da Maceira, dos quais 34 são relativos ao 11º ano.
Entre quatro disciplinas 'chave', a Psicologia foi a que registou a melhor média no distrito (12,6 valores.), seguindo-se Português B (11,6). Com nota negativa surgem as disciplinas de Química (9,0) e Matemática (8,1).
Na Psicologia, o melhor e o pior vai para o Colégio Dinis de Melo, em Leiria, e Externato D. Fuas Roupinho, na Nazaré, respectivamente com 15,6 e 10,2 valores. O mesmo significa que a média naquela disciplina não conheceu nota negativa no distrito, e no 'ranking' nacional coloca duas escolas nas primeiras 20, nomeadamente os colégios Dinis de Melo e Dr. Luís Pereira da Costa, que surgem no 6º e 14º lugar.
O mesmo não pode dizer-se na disciplina Português B, que registou a média mais baixa (9,7) da região no Colégio Cidade Roda, em Leiria, e a mais alta (13,9) na Escola Secundária de Mira de Aire, em Porto de Mós.
Por sua vez, a pior média na Química atingiu os 5,6 valores na Escola Secundária José Loureiro Botas, em Vieira de Leiria, Marinha Grande, em contraponto com a melhor classificação (12,5) do Instituto Educativo do Juncal, em Porto de Mós, a qual surge, a par da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (12,1 valores), no 'top' 20 nacional, respectivamente no 8º e 13º posto.
Na Matemática, apenas três escolas do distrito atingiram médias positivas, nomeadamente a EB 2,3/S Dr. Pascoal José de Mello (11,5) e as secundárias Raul Proença (10,5), nas Caldas da Rainha, e Francisco Rodrigues Lobo (10 valores), em Leiria.
Reportando-nos ainda ao 'ranking'das melhores 20 dos País por disciplina, são poucas as escolas da região que se posicionam naquele 'quadro'. São excepção o Centro de Estudos de Fátima, que obteve a 3ª melhor média na Física (14,4), a Escola Secundária de Mira de Aire, que, em resultado de um único exame, ficou colocada no 1º lugar da disciplina Inglês 8 (19,5 valores), a Escola Secundária de Porto de Mós, que alcançou o 18º posto (14,2) na Biologia, e o 20º (14,7) em Português A. Ainda nesta disciplina encontramos uma escola da Área Metropolitana de Leiria, nomeadamente o Colégio São Miguel, em Ourém, que alcançou o 11º posto, com uma média de 15,4 valores.
Nesta análise há a registar que o número de exames realizados, e por disciplina, difere de escola para escola, como são exemplo os 2.121 efectuados na Francisco Rodrigues Lobo, um número muito superior aos 58 exames realizados na Secundária da Maceira, dos quais 34 são relativos ao 11º ano.
Entre quatro disciplinas 'chave', a Psicologia foi a que registou a melhor média no distrito (12,6 valores.), seguindo-se Português B (11,6). Com nota negativa surgem as disciplinas de Química (9,0) e Matemática (8,1).
Na Psicologia, o melhor e o pior vai para o Colégio Dinis de Melo, em Leiria, e Externato D. Fuas Roupinho, na Nazaré, respectivamente com 15,6 e 10,2 valores. O mesmo significa que a média naquela disciplina não conheceu nota negativa no distrito, e no 'ranking' nacional coloca duas escolas nas primeiras 20, nomeadamente os colégios Dinis de Melo e Dr. Luís Pereira da Costa, que surgem no 6º e 14º lugar.
O mesmo não pode dizer-se na disciplina Português B, que registou a média mais baixa (9,7) da região no Colégio Cidade Roda, em Leiria, e a mais alta (13,9) na Escola Secundária de Mira de Aire, em Porto de Mós.
Por sua vez, a pior média na Química atingiu os 5,6 valores na Escola Secundária José Loureiro Botas, em Vieira de Leiria, Marinha Grande, em contraponto com a melhor classificação (12,5) do Instituto Educativo do Juncal, em Porto de Mós, a qual surge, a par da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (12,1 valores), no 'top' 20 nacional, respectivamente no 8º e 13º posto.
Na Matemática, apenas três escolas do distrito atingiram médias positivas, nomeadamente a EB 2,3/S Dr. Pascoal José de Mello (11,5) e as secundárias Raul Proença (10,5), nas Caldas da Rainha, e Francisco Rodrigues Lobo (10 valores), em Leiria.
Reportando-nos ainda ao 'ranking'das melhores 20 dos País por disciplina, são poucas as escolas da região que se posicionam naquele 'quadro'. São excepção o Centro de Estudos de Fátima, que obteve a 3ª melhor média na Física (14,4), a Escola Secundária de Mira de Aire, que, em resultado de um único exame, ficou colocada no 1º lugar da disciplina Inglês 8 (19,5 valores), a Escola Secundária de Porto de Mós, que alcançou o 18º posto (14,2) na Biologia, e o 20º (14,7) em Português A. Ainda nesta disciplina encontramos uma escola da Área Metropolitana de Leiria, nomeadamente o Colégio São Miguel, em Ourém, que alcançou o 11º posto, com uma média de 15,4 valores.
in Diário de Leiria
2 comentários:
Ó Pedro, então o amigo caiu na armadilha dos rankings?
Só pelas notas não se vai a lado nenhum. É assim como ir a um concurso da TV. Há tantos factores a ponderar na avaliação seja lá do que for...
É por essas e por outras que o nosso Ensino está no estado em que está. Ainda ninguém definiu que é que se pretende com a Educação da Juventude no nosso país. Sem objectivos bem claros, como delinear os métodos e os processos? Valha-nos Deus!
Professor, claro que este é um ranking muito redutor e que diz respeito a um aspecto único de uma grande panóplia de factores de avaliação... agora que este ranking é elucidativo de alguma coisa isso não tenhamos dúvida... pelo menos é um indicativo que sabemos ser muito específico... agora temos que fazer uma avaliação global de todas as escolas e creio que só sendo avaliadas muitas das nossas escolas e seus agentes poderão alcançar melhores índices... agora também acredito que esta avalaiação muitas vezes não seja assim tão fácil...
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