segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Crianças vítimas do esquecimento...

Isto é que me custa :(
Entre 75 mil e 150 mil crianças são votadas ao esquecimento e abandono pelo sistema educativo português. São crianças com dificuldades de aprendizagem específicas, como dislexia ou disgrafia, para as quais a escola não tem resposta. Um relatório, entregue no Ministério da Educação por Luís Miranda Correia, especialista em necessidades educativas especiais, afirma que "os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem são totalmente entregues à sua sorte, culminado o seu percurso escolar num insucesso total".

Todos nós tivémos, pelo menos na Primária, companheiros de turma que tinham dificuldades especiais e que exigiam uma atenção diferente por parte do nosso sitema de ensino. Bem me lembro de ter colegas que eram colocados ao fundo da sala a entreterem-se com coisas fúteis (a maioria impi ngidas) enquanto nós tínhamos as nossas aulitas. Não havia sequer ninguém que os acompanhasse. Infelizmente, pelos vistos, as coisas não estão muito melhor e custa-me ver isso.
Se estamos numa era em que defendemos a igualdade de oportunidades também nesta área específica temos que nos empenhar e não desprezar ab initio uma pessoa e as suas possibilidades de evolução só porque tem problemas (seja de que índole for) que a impossibilitam de cumprir e acompanhar o normal plano curricular. O nosso sistema de ensino tem que ser melhorado nesta área. Por isso é que às vezes me custa ouvir falar em aulas de informática e inglês (as quais sou totalmente a favor) pensando na maioria e continuando-se a desprezar esta minoria de crianças que tem que ser mais apoiada...

Sem comentários: