terça-feira, novembro 28, 2006
Um passo em frente...
Um passo em frenteOs sucessivos casos judiciais que se vão despoletando e consigo arrastando o dirigismo nacional, fazem com que o clima de suspeição se adense e comece a reinar a desconfiança entre os vários agentes. Face a este panorama de relativa insegurança, todos concordam que deverá haver maior transparência e que todos os intervenientes devem ter uma conduta mais profissional (uns têm-na apesar de não terem estatuto e outros com estatuto de profissional mais parecem ter atitudes de verdadeiro amadorismo).
Sendo que é óbvio que os árbitros deverão ter mais e melhores condições de aprendizagem e evolução, nomeadamente, na aposta forte na formação de novos quadros devidamente qualificados para o exercício da arbitragem e no acompanhamento e formação contínua, extremamente importante nos dias de hoje.
Mas também os árbitros devem ser promotores deste clima de transparência que se pretende para o futebol nacional. As equipas de arbitragem não devem ter pejo em assumir os seus erros e essa é, na minha opinião, uma mudança de mentalidade que é premente verificar-se no nosso futebol. Os adeptos devem ter maior tolerância e compreensão (leia-se respeito) em relação aos árbitros de forma a que estes naturalmente possam poder explicar as suas condutas sem receio de represálias.
O futebol precisa que todos os intervenientes assumam a vontade determinada de contribuírem para o incremento de qualidade que a modalidade carece no nosso país. in Sítio da APAF
Actividade Regional... Clã 13 em movimento
No interior da Região de Coimbra começaram a surgir dirigentes e caminheiros com uma nova(?) perspectiva da “coisa”! Ao abrirem a actividade “Jambeiras” à Região de Viseu, o “bichinho” de uma nova maneira de viver o caminheirismo começou a encontrar adeptos nos clãs desta Região... O ponto de viragem, no que diz respeito ao Quo Vadis?!?... e aos membros do Clã de Canas de Senhorim, na altura, foi o ERC de Arganil! No final da actividade, na avaliação, muitos participantes perguntaram-nos:
Quando é que vocês deixam de ser sanguessugas de Coimbra e passam também a dar um pouco do vosso sangue?
Apesar de ser uma afirmação um pouco vampiresca, eles estavam cobertos de razão!
Era chegada a altura de pormos mãos à obra! Num momento de loucura, a decisão tomou-se: Quo Vadis?!?... seja!
Lá fomos nós pedir aos amigos de Coimbra que nos ajudassem neste devaneio... E ajudaram! Depois ajudamos nós... As Regiões de Viseu e Coimbra uniram-se em ERC’s, actividades, discussões e jantares... O Quo Vadis?!?... ia recolhendo o suco para depois pôr à disposição de todos! Pessoas há que participaram em todos encontros. Que, já depois de saírem do movimento, apareciam sempre para dar o que ainda tinham!
No princípio tivemos uma crise existencial, o Quo Vadis?!?... não era um Rover, não era um acampamento, não era um ERC, etc... Fica um ETC (Encontro Temático de Caminheiros), e surgiu um novo tipo de actividade...
Bragança, Algarve, Braga, Portalegre e Castelo Branco, Aveiro, Lamego, Porto, Guarda, Lisboa, Setúbal, Santarém, Vila Real, Évora, Beja e até Açores, para além de Coimbra e Viseu, foram regiões que já estiveram representadas nas 8 edições anteriores....
É esta a primeira estória do caminheirismo interior (caminheirismo no interior do País). A Segunda, é mais complicada de contar. Falo-vos do caminheirismo no interior de nós, um caminheirismo que olha em primeiro lugar ao indivíduo, que constrói o verdadeiro caminheiro para poder servir! Antigamente viam-se os caminheiros como uma força de trabalho do movimento, o seu lema era (e é) Servir, mas um Servir no pior sentido da palavra!
O Homem-Novo ou o PPV vieram, mais tarde, dar sentido a esta ideia... e ainda bem!
Outra “Quo Ideia” é considerar que os “Fogos de Concelho”, tal como estão concebidos, não têm razão de ser neste tipo de actividade... Pode ser que estejamos enganados, mas a experiência reforça a nossa maneira de pensar!
Não quero falar em nomes mas temos, e teremos de agradecer para todo o sempre a todos as pessoas que passaram pelos departamentos da Quarta das Regiões de Coimbra e Viseu, a todo o Agrupamento 0604 e a todos os dirigentes e Caminheiros que duma forma individual apoiaram a ideia... Mas, não podemos esquecer o Clã de Canas de Senhorim e dos seus elementos, esses sim, verdadeiros obreiros do Quo Vadis?!?...
Palco da Glória...
Sem papas na língua...
Saldanha Sanches em entrevistaEleições na Associação...
Distrital Leiria com nova cara..
Na semana pasada, realizou-se o acto eleitoral que renovou a estrutura distrital da JSD. Uma equipa dinâmica que tem todas as condições para realizar um bom trabalho no próximo biénio. (aqui) Novo Sítio da JotaCE diz que nvestir em Portugal não é rentável

Estudo da Comissão Europeia diz que o retorno é o mais baixo da Europa.
Guarda faz 807 anos
1199 Novembro, 27, Coimbra – D. Sancho I concede foral à cidade da Guarda, em confirmação de D. Afonso II de Santarém, Dezembro de 1217 (tradução portuguesa).
Transcrição de Maria Helena da Cruz Coelho
TT – Núcleo Antigo, n.º 398 (antiga cota, Forais Antigos, M. 6, n.º 4), fls. 41-43v, cópia do século XV.
Publ.: a) Collecção de Inéditos da História Portugueza..., Lisboa, Academia Real das Ciências, 1824, t. V, n.º 2, pp. 399-405; b) Portugaliae Monumenta Historica, vol. 2: Leges et Consuetudines, Lisboa, 1856-1868, pp. 508-512; c) ALMEIDA, Maria Luísa Alves Ferreira de, Foral e foros da Guarda. Edição e estudo linguístico do manuscrito português, Centro de Viseu da Universidade Católica Portuguesa, 1992, policopiado, pp. 34-45.
[fl.41r]«En no nome do Padre e do Filho e do Spiritu Sancto amen. Esta e a carta do foro a qual encomendey seer eu don Sancho pelha graça de Deus rey de Portugal ensembra com meu filho rey don Alfonso eos outros fillos emas fillas a vos pobradores da cidade da Guarda assi os que ora sum come aos que an de viir. En primeyramente outorgamos a vos que non dedes por omizyo senon CCC soldos en apreçadura e destes CCC soldos dedes VII ao paaço per concelho e per maao de juiz e en alguum peyto ou en alg?a comya non entre meu meyrinho senon juiz de vosso concelho. La terça parte de vosso concello faça fossado e as outras duas partes sten en vossa cidade. E da outra terça que dever fazer fossado aquel que y non for peyte pro fossadura V soldos en apreçadura. E non façades fossado senon com vosso senor una vez no ano senon for per vosso plazer. E cleyrigos e peoes non façan fossado. E non entre y manadeyro nen mande alguum homen da Guarda. E quen no termyo da Guarda roubar filla alhea contra sa voontade peyte ao paaçoo CCC soldos e seja pro omizya. Se alguu antre vos en mercado ou en eygreja ou en concello preguado ferir seu vizinho peyte LX soldos ao concelho
Aquel que casa fezer ou vinha ou as herdade onrrar e per I ano en ella sever se depoys en outra terra morar quiser serva a el toda sa herdade u quer que morar. E se as quiser vender venda a quem quiser per foro de vossa cidade.
Os omees da Guarda que deverem aver juyzo ou aviinça com outros homees doutras terras ajan no en cabeça»
Mario Cezariny, 1923-2006
Raio de Luz
ou ainda menos.
Burgueses somos nós todos
desde pequanos.
Burgueses somos nós todos
ó literatos.
Burgueses somos nós todos
ratos e gatos
Burgueses somos nós todos
por nossas mãos.
Burgueses somos nós todos
que horror irmãos.
ou ainda menos.
Burgueses somos nós todos
desde pequenos.
sexta-feira, novembro 24, 2006
O maior orgasmo do mundo...
«Este orgasmo tem regras e exige sintonia e entrega total, não só com o parceiro escolhido mas com o mundo em geral.O fim da guerra e de todos os conflitos mundiais pode ser, afinal, mais fácil de alcançar do que se pensa. Falhadas que foram muitas negociações diplomáticas, o caminho para a Paz passa, calcule-se, pelo prazer. E é partindo desta premissa que uma Organização Não Governamental lança ao mundo um desafio que tem tanto de insólito como de nobre: um Orgasmo Global Sincronizado pela Paz.
Comunicado da administração
Esta nova era é importante para todos porque é um meio facilitador de comunicação, importante é que seja visto de uma forma responsável por todos e que assumamos o respeito pelo direito de opinião e pela liberdade de expressão.
Comecei esta brincadeira da entrada no mundo da "blogosfera" por desafio, por cá me tenho mantido e confesso-vos que até gosto de cá andar. Mas, porque é preciso irmos fazendo algumas mudanças à medida que vamos evoluindo, eis que o blog vai ter novas regras.
Assim, agora que este pequeno espaço e com uma divulgação reduzida ultrapassou os 10000 visitantes eis que está na altura de alterar algumas coisas.
Nesse sentido, a administração deste blog, depois de demorada reunião e de prolongadas conversações, decidiu dotar este espaço de uma periodicidade semanal, isto é, "O Sítio do Pimpas" sairá nos ecrans dos vossos computadores todas as semanas. Para além desta actualização semanal ordinária, a administração d' "O Sítio do Pimpas" reserva-se ao direito de proceder a actualizações extraordinárias sempre que a circunstância o justifique.
Certo que continuaremos a contar com a sua colaboração, despeço-me com as mais cordiais saudações.
Nova Lei de Bases do Desporto em discussão
«Federações desportivas e ligas profissionais: que coabitação?» e «Justiça desportiva: que sentido e que limites?». Eis os dois temas, de incontestável actualidade, que irão ser analisados e discutidos no próximo sábado, na Faculdade de Direito de Coimbra, num colóquio promovido conjuntamente pelo IDET e pelo CEDIPRE.25 de Novembro de 2006
Sala 4 da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Gala d'O Eco
O Jornal O ECO convida hoje Fernando Tordo para uma gala a realizar no Teatro-Cine. Num dia igualmente especial porque exibe um novo grafismo e em que estreia uma nova imagem, desejo as maiores felicidades ao Jornal e seus colaboradores, certo da importância que tem no panorama local um orgão de comunicação que faz com que as pessoas sejam mais informadas e possam ser melhor esclarecidas.quinta-feira, novembro 23, 2006
«Hoje, dia 23, no Hotel Sheraton do Porto, pelas 21.30h teremos o 1º Debate Público. A sessão “Ser social-democrata no séc XXI: Novas causas e desafios” contará com a participação do Presidente do PSD, Dr. Luís Marques Mendes e do Presidente da Comissão de Reforma do Programa do Partido, Dr. Francisco Pinto Balsemão e com as intervenções do Dr. Pacheco Pereira e do Eng. Carlos Pimenta."»O Programa do PSD encontra-se em fase de actualização. Criado em 1974 e revisto em 1992, chegou a hora da revisão deste documento. A comissão que preside à revisão é liderada por Pinto Balsemão que hoje nos vai proporcionar uma interessante sessão que todos poderão acompanhar aqui.
Laborinho Lúcio defende criação de tribunais municipais
«Laborinho Lúcio, ex-ministro da Justiça, diz que a matéria tratada pelos Julgados de Paz poderia ser resolvida por tribunais municipais.Ao intervir numa tertúlia sobre “A Reforma da Organização Judiciária”, promovida pela República do Direito e Coimbra Editora, o antigo ministro da Justiça sublinhou que essa é uma decisão que deveria ser assumida por cada município, que apenas os deveria criar segundo as regras exigidas. Embora ressalvando que não tem uma «elaboração profunda» sobre a matéria, explicou que a esses tribunais municipais deveriam ser confiadas as decisões sobre as matérias que actualmente estão sob a alçada dos julgados de paz. De resto, enfatizou, essa questão já não é nova, tendo sido alvo de reflexão num congresso da Ordem dos Advogados realizado em 1995 no Funchal. Deixou em aberto, por outro lado, que os tribunais municipais poderiam levar à criação de duas carreiras na magistratura judicial.
Sobre a reforma do mapa judiciário, que assenta num estudo elaborado pelo Observatório Permanente da Justiça Portuguesa do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o último ministro da República da Região Autónoma dos Açores mostra-se favorável a uma nova divisão em circunscrições mais alargadas, que deverão corresponder às delimitações territoriais utilizadas para a distribuição de fundos comunitários, as chamadas NUTT III. Apenas deixou algumas reservas quanto à gestão dessas novas unidades judiciais – a solução legislativa poderá passar pela existência de uma gestão especializada, através de um gestor profissional, nomeado por concurso pelo Conselho Superior de Magistratura e que fica colocado sob a dependência do juiz-presidente.» in DC
quarta-feira, novembro 22, 2006
Hoje outras, ver aqui. Ainda há quem diga que são convocadas pelos sindicatos dos professores... como se os estudantes não tivessem vontade própria e não pensassem por si. Compreendo esta indignação em torno das aulas de substituição (na generalidade das situações) porque é melhor não estar dentro de quatro paredes se nos metem a fazer joguinhos quando podemos estar cá fora a fazer coisas bem mais interessantes ;) ehehAs aulas de substituição até podem ter uma finalidade interessante mas deveriam ter mais organização e preparação, de modo a que realmente sejam um instrumento de auxílio às educação e à formação e não o contrário....
Lei das rendas agrava custos das autarquias
«As comissões arbitrais municipais (CAM) - organismos responsáveis pelo apuramento do coeficiente de conservação dos fogos e pela arbitragem entre inquilinos e senhorios - vão sair muito caras aos municípios, que terão de pagar centenas de euros por cada reunião. É que, de acordo com a legislação publicada, a participação dos representantes das associações de senhorios, de inquilinos, das ordens de Engenheiros, de Arquitectos e de Advogados é remunerada, cabendo este encargo às próprias câmaras. O Decreto-Lei 161/2006, que regula o funcionamento destes organismos, estabelece que cada um daqueles membros "tem direito a uma senha de presença por cada reunião no valor correspondente a 2% do valor-base da remuneração do presidente da câmara municipal". Segundo contas do DN, a senha de presença poderá variar entre 56 euros, para os municípios de menor dimensão, e 77,5 euros, para os maiores. Ora, sabendo que cinco (dos quais três são forçosamente remunerados) é o número mínimo de elementos necessário para que a comissão arbitral se possa reunir, significa que cada um destes encontros de trabalho custará às câmaras, pelo menos, entre 168 e 232 euros, consoante a dimensão. A despesa será superior se todos os elementos, com direito a remuneração, marcarem presença, o que elevará o custo para um intervalo entre 336 e 465 euros. E para os municípios com mais de cem mil habitantes, a despesa por cada encontro poderá ser ainda maior, aproximando-se dos 700 euros. Dada a extensão de competências das CAM (como a determinação do coeficiente de conservação das casas ou a definição das obras necessárias aos prédios degradados), espera-se que estes organismos sejam chamados a reunir-se com muita frequência, o que poderá elevar as despesas das autarquias a valores consideráveis (ainda que estejam previstas taxas a pagar pelos serviços prestados, que revertem para as câmaras). Contactada pelo DN, Fátima Dinis, da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), admitiu que estes organismos terão um custo pesado para as autarquias. "A ANMP sugeriu ao Governo [durante o período de discussão pública] que os custos fossem imputados às organizações representadas", mas a proposta não foi aceite. O elevado preço que os municípios têm de pagar pela criação destes organismos está a ser ponderado pelos presidentes de câmaras e muitos deverão desistir da ideia. Com efeito, a constituição das CAM não é obrigatória, sendo as suas competências transferíveis para a câmara em si. No entanto, o Governo espera que estes organismos desempenhem um papel fundamental nos municípios de maior dimensão.» in DNterça-feira, novembro 21, 2006

Se quer aguçar ainda mais o apetite... leia o Codex de José Rodrigues dos Santos... e entre na trama montada pelo autor.
segunda-feira, novembro 20, 2006
A Chefe Moleiro em entrevista...
“Uma filosofia de vida”. É assim que Carina Moleiro, de 27 anos, chefe do Agrupamento 674 de Escuteiros de Pombal, vê o seu percurso naquele movimento. Ao assumir o cargo, no passado mês de Outubro, esta jovem, que trabalha como técnica de produção numa fábrica de faiança em Alcobaça, e está a tirar a licenciatura de engenharia mecânica na ESTG, tornou-se a segunda mulher a assumir esse lugar desde que o agrupamento foi criado, há 24 anos. Escuteira desde os 12 anos, Carina Moleiro (é filha da deputada na Assembleia da República, Ofélia Moleiro) explica que “entrei como quase todos. A minha melhor amiga era, falou-me e ingressei. A minha primeira impressão foi de ser divertido, ter aventura, a novidade…Os meus pais não se opuseram, apesar da preocupação inicial da minha mãe com as primeiras actividades, saídas e dormidas”. Ao longo dos anos “os escuteiros, para mim, são como uma família. É um espaço onde conheci muitas pessoas e valores. Ali temos uma experiência diferente. Preparamo-nos para diversas situações”, afirma Carina, acrescentando que, ser Chefe do Agrupamento “não é bem um convite, mas uma sucessão natural”, isso após ter feito o Curso de Iniciação Pedagógica (CIP), em Coimbra. “O curso ocupa muitos fins-de-semana, por quatro a cinco meses, mas uma pessoa acaba por se envolver, aprender imenso e arranjar imensos amigos”. Com o trabalho, estudos e várias actividades junto aos escuteiros – “Já fizemos o ‘planning’ 2006/2007 e sabemos quais os fins-de-semana ocupados” – Carina ainda encontra tempo para outras coisas. “Gosto de ler, sair, conhecer novos lugares, e às vezes não fazer nada”. Por isso, “quando tenho fins-de-semana livres tenho que aproveitar bem. O meu namorado não é escuteiro, mas vê a minha actividade com bons olhos. Ele sabe que é uma coisa que me dá prazer. Até agora consigo conciliar. Devemos é ter as coisas bem organizadas e planeadas”. E porque é que na maior parte das vezes os chefes dos agrupamentos são homens? “Na minha opinião, acho que ser chefe é uma questão de disponibilidade, e de espírito de liderança. Normalmente é uma pessoa mais velha, mas aqui somos todos novos…”. E imagina-se durante quanto tempo nos escuteiros? “Não penso em prazos. Imagino-me sempre lá”. in "O ECO" Ver aquiO Lar residencial da Cercipom..
Garantida paragem do TGV em Leiria...
«Leiria vai ter uma paragem do TGV, faltando definir se a estação se localizará a poente ou a nascente da cidade, embora a opção poente seja a "mais indicada", disse ontem, quinta-feira, o vereador dos transportes, Fernando Carvalho (PSD). Falando na reunião de Câmara, Fernando Carvalho disse ter recebido esta semana, da parte da RAVE - empresa responsável pela linha de alta velocidade -, a garantia de que o TGV terá uma paragem em Leiria. "A opção Poente é a mais indicada, por questões ambientais e tendo em conta a proximidade à linha do Oeste", disse Fernando Carvalho, apontando como localização provável um corredor no eixo Leiria-Marinha Grande. Quanto à hipótese da futura estação do TGV se localizar a leste da cidade de Leiria, o vereador, que esta semana participou no Congresso sobre "O Transporte Ferroviário de Alta Velocidade", considerou que teria "muitos problemas ambientais", nomeadamente na zona da Senhora do Monte.» in Região de LeiriaA ver vamos como caminhamos... mas uma coisa é certa, o atraso já é de alguns aninhos...
sexta-feira, novembro 17, 2006
O Presidente da República...
Em entrevista à SIC (aqui) "o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, disse acreditar nas reformas do Governo e defende que estas são fundamentais, sendo agora o momento certo para as realizar.Cavaco Silva acredita que as reformas do Governo são fundamentais e pede aos portugueses que percebam as decisões que vão garantir um melhor futuro. Para o Presidente da República, se as medidas não forem implementadas agora, serão aplicadas mais tarde e com consequências mais penosas."Cavaco sabe o que o País precisa mas não tem a varinha mágica... tem apenas a firmeza e a determinação que o carcterizam ao leme da nação... esperemos que estas certezas estejam no rumo certo... no rumo da estabilidade e da prosperidade económio-social...
O regresso do enfant terrible...
Em entrevista à RTP (aqui) Santana Lopes não exclui regresso à luta partidária... «Santana Lopes vai continuar a andar por aí, como afirmou depois de ter deixado o cargo de primeiro-ministro. E andar por aí pode mesmo significar voltar à liderança do PSD e até ao cargo de líder de um Governo. Ontem, na entrevista à RTP, Santana Lopes deixou essas hipóteses no ar. "Nunca se sabe, embora não o ambicione. Nunca direi nunca."»Estalou o verniz em Lisboa...
Estalou o verniz na Câmara de Lisboa (aqui) Depois da ruptura verificada no prórprio seio da vereação socialista da maior Câmara do País, também agora se abriu um crise no outro lado. Maria José Nogueira Pinto, que contribuia para que houvesse maioria no orgão e pudessem ser aprovadas as propostas do Presidente da Câmara, ficou sem pelouros, pelo que "O equilíbrio de forças na autarquia lisboeta regressou na quarta-feira à situação que resultou das eleições autárquicas de Outubro de 2005, com os oito vereadores do PSD em minoria em relação aos nove eleitos pela oposição: PS (cinco), CDU (dois), Bloco de Esquerda (um), CDS-PP (um)." O caricato desta questão e o que custa extrair deste episódio é que tudo aconteceu por causa de um nome, não por causa de uma iniciativa ou ideia política... tudo aconteceu por causa de um nome, um nome que estava previsto para fazer parte de umdeterminado orgão e (diz-se que) por ser afecto a um opositor do actual líder do partido maioritário não podia caber nas contas e tinha que ser afastado. Se assim foi é triste... É triste que por causa de um nome se rompa um projecto político (a não ser que tenha sido de propósito). Não está fácil ser-se vereador em Lisboa...quinta-feira, novembro 16, 2006
Temos pergunta...
Jogada no Palácio Ratton, no dia de ontem, os juízes do TC voltaram-se a encontrar para "disputar" a consitucionalidade da pergunta para o referendo. O último "derbie" aconteceu em 1998. Agora, apesar da mudança de alguns jogadores, a partida mostrou-se renhida entre os juízes do Tribunal Constitucional, acabando com um resultado de 7-6, pelo que aprovaram, pela diferença mínima de um voto, a pergunta para o referendo sobre o aborto. Esperemos então pelo Presidente da República Cavaco Silva que tem agora 20 dias para decidir sobre a convocação da consulta popular. Ver notíciao Presidente da República tem 20 dias para decidir se convoca ou não a consulta, (mais do que certo que convocará) que terá de ser agendada para entre 40 e 180 dias depois, isto é, a consulta aos portugueses acontecerá no primeiro trimestre de 2007.
Esta é mais uma oportunidade para os portugueses se pronunciarem sobre uma matéria que a todos diz respeito e para não desperdiçarem a oportunidade que todos temos de participar activa e democraticamente na definição do futuro do nosso país...
Só participando activamente e votando no referendo podemos contribuir para "salvar" a nossa democracia...
quarta-feira, novembro 15, 2006
Desfeita a dupla VV
Desfeita a dupla VV, Vieira e Veiga, que levou o Benfica à reconquista do Campeonato Nacional. "José Veiga demitiu-se do cargo de director-geral do Benfica e já não acompanhará a equipa a Braga, no sábado, na sequência do arresto de bens pessoais, ontem à tarde, na sua casa em Cascais. O dirigente demissionário dos encarnados acusa a justiça portuguesa e diz estar a ser alvo de uma perseguição..." Já Luis Filipe Vieira Vieira "tem previsto para hoje novo encontro com Veiga e vai tentar, por todos os meios, que o ex-empresário retire o pedido de demissão que ontem apresentou, apanhando de surpresa o presidente do clube da Luz." Ver notícia.Muitos gostavam de Veiga, aliás, os fervorosos benfiquistas gostavam de Veiga por que ele é, sem sombra de dúvida, um homem do futebol e que conhece muito bem os meandros e os bastidores deste fenómeno. Agora, não seria com toda a certeza um dirigente dotado de muita credibilidade. Não interessa agora crucificar o senhor numa altura díficil da sua vida e que há-de ser resolvida, o que importa é encontrar agora uma solução para o Futebol do Benfica que rompa com a tradição e traga alguém para a sua liderança que conceda maior credibilidade e dignidade ao clube e ao dirigismo nacional. José Veiga tem o mérito de ter sido vencedor no clube da Luz e esse ninguém o poderá tirar.
terça-feira, novembro 14, 2006
Ilusionismo político

Ilusionismo político Após a reeleição de José Sócrates, com 97,2% dos votos dos militantes socialistas, muitos vaticinaram erradamente que o XV congresso do PS seria pouco interessante. A reunião magna dos socialistas, em Santarém, permitiu avaliar até que ponto este novo PS se transformou num espectáculo colorido, em que não interessa se o discurso é coerente ou incoerente, verdadeiro ou falso, apenas importa passar a mensagem para aplainar as dificuldades. Não é por acaso que José Sócrates se queixa mais dos analistas políticos do que de uma comunicação social cada vez mais domesticada, salvo raras excepções. Ninguém de boa fé tem dúvidas: José Sócrates aplica a política da direita no governo, mas reforça o discurso de esquerda do PS. O congresso dos socialistas revelou um potencial líder da ‘Terceira Via’, enquanto a esquerda europeia aguarda o funeral político de Tony Blair. A cartilha é a mesma: mantém-se o cor-de-rosa mais ou menos encarnado, acrescentam-se umas tiradas em nome dos mais pobres e juntam-se juras em relação à justiça social e ao Estado-Providência, mas lá no fundo o que realmente conta é o máximo lucro, a euforia bolsista e a globalização selvagem. O simbolismo é tudo. É o regresso do político providencial, com ar cansado e sofrido, que luta contra todas as incompreensões e protestos, sempre firme e distante, por Portugal. A imagem que passa e a sondagem positiva para o líder na hora certa valem mais do que mil palavras. A proeza de disfarçar a crispação social e o protesto popular, o chumbo do Tribunal de Contas em relação aos números da Segurança Social e as dúvidas da União Europeia sobre as projecções de crescimento económico, entre a discussão do Orçamento de Estado e a realização do congresso de Santarém, não está ao alcance de qualquer um, nem seria possível sem uma máquina profissional e muito bem oleada. Quem assistiu ao congresso do PS até pode ter ficado convencido que o messias da esquerda moderna chegou ao poder em Portugal. Mas, quando a publicidade é enganosa, a ilusão não resiste ao tempo. Os últimos trinta anos de democracia já demonstraram que é preciso muito mais do que o marketing político para resolver os problemas do país. Rui Costa Pinto, Visão, 13.11.06 |
segunda-feira, novembro 13, 2006
É hoje que Isabel Pires de Lima vai fazer a apresentação da cidade-berço de Portugal aos seus homólogos, sabendo-se já que a Eslovénia também quer que uma das suas cidades seja capital europeia da cultura em 2012.
Assim, esperando que a iniciativa no Porto tenha servido de exemplo para que não se cometam os mesmo erros e as mesmas derrapagens... Força Guimarães!
Metade das universidades sem dinheiro para pagar salários 2007
Orçamento de Estado de 2007 - Segundo o jornal Público (aqui) "as verbas destinadas às instituições de ensino superior não chegam para pagar os salários em metade das 14 universidades e cinco dos 15 institutos politécnicos públicos."
Não fui nem assisti ao conclave socialista mas parece que Octávio Teixeira resume bem o que ali se passou (ver Abraços e facadas)sexta-feira, novembro 10, 2006
Benfica no Guiness Book
11 de Novembro de 2006
09:30
- Actividades Desportivas
- XV Passeio TT Serra de Sicó 2006
10:00
- Hastear das Bandeiras
- Sessão Solene de Atribuição de Condecorações no Salão Nobre dos Paços do Município
11:00
- Inauguração da Exposição de Escultura "Corpos de Luz e Sombra", da autoria de José Núncio, nos Claustros dos Paços do Município
11:30
- Actuação das Filarmónicas do Concelho no Jardim Municipal do Cardal
12:00
- Inauguração do Lar Residencial da CERCIPOM
- Actuação do Coro Municipal Marquês de Pombal
16:00
- Inauguração da ETAR do Louriçal
- Magusto na Zona Desportiva, seguido de Baile Popular
Invariavelmente, nesta quadra popular, todos os provérbios têm o mesmo sentido:
"Dia de São Martinho, castanhas e vinho."
"Dia de São Martinho, comem-se as castanhas e bebe-se o vinho."
"Dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho."
"Dia de São Martinho, mata o teu porco e bebe o teu vinho."
"Dia de São Martinho, prova o teu vinho."
"Dia de São Martinho, vai à tua adega e prova o teu vinho."
quinta-feira, novembro 09, 2006
Prá rapaziada
Quem puder ir diga alguma coisa até amanhã.
Surpresa(s)?!
Será que esta lista apresentada hoje pelo Felipão terá alguma ligação aos recentes resultados da Selecção?!Defesas: Tonel (Sporting), Jorge Andrade (Corunha), Nélson (Benfica), Miguel (Valência), Manuel da Costa (PSV), Paulo Ferreira (Chelsea) e Ricardo Carvalho (Chelsea);
Médios: Deco (Barcelona), Carlos Martins (Sporting), João Moutinho (Sporting), Raul Meireles (FC Porto), Tiago (Lyon), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Quaresma (FC Porto) e Simão (Benfica);
Avançados: Hélder Postiga (FC Porto) e Nuno Gomes (Benfica).
Obrigadinho pela visita..
Como podemos ver aqui, tivémos entre nós a honrosa presença do distinto Ministro de Estado e da Administração Interna.Não será totalmente descontextualizada uma visita de análise aos estragos verificar-se apenas e só 15 dias depois do fatídico 25 de Outubro de 2006. Muita coisa já não está como estava e, graças ao empenho de todos, a cidade já quase não parece o caos que vimos na alvorada do dia 25.
Mas se, em termos físicos, já foi feito alguma coisa (apesar de muito ainda haver a fazer) há uma análise aos estragos que não se vê mas que se sente e o que custa é que a essa análise o nosso Governo parece ficar indiferente.
Os estragos sofridos pelos particulares que viram o seu comérico ou a sua habitação ir por água abaixo, são contabilizados em milhões de euros e significam um esforço enorme, por parte de muitos, em ver toda uma vida de trabalho destruída e ter que levantar a cabeça e reconstruir tudo de novo (sem nada do que tinha).
É para estas pessoas que o poder político, nomeadamente o Estado, deveria ter uma solução. As pessoas precisam de ajuda e nós não lhes podemos voltar as costas...
Por isso é que agradeço a nobre visita deste destacado membro do governo mas tenho muita pena e sinto-me desiludido pela mesma porque, como se vê aqui, não veio trazer nenhuma esperança às pessoas que precisam e que esperavam um apoio do nosso Governo...
Está na altura de podermos ajudar aqueles que mais sofreram com esta intempérie que assolou Pombal, por isso, é salutar que surjam formas de podermos contribuir com alguma coisa para minorar as nefastas consequências que os acontecimentos verficados no passado 25 de Outubro tiveram sobre muitas familias de pombalenses. Por isso, é de aplaudir todas as iniciativas que visem ajudar quem mais precisa de nós como é o caso da "Câmara Municipal de Pombal que anunciou o lançamento de uma campanha de solidariedade para apoiar famílias carenciadas afectadas pelas inundações que atingiram o concelho na madrugada de 25 de Outubro." Mais informações aqui e aqui.
Começam-se a sentir, nos Estados Unidos, os efeitos dos resultados eleitorais que retiraram aos Republicanos o controlo da Casa dos Representantes e possivelmente do Senado..."O Secretário da Defesa americano, Donald H. Rumsfeld, que arquitectou a impopular guerra do Iraque, apresentou a intenção de se demitir após seis anos tempestuosos no Pentágono. Robert Gates, antigo chefe da CIA, substituirá Rumsfeld"...
quarta-feira, novembro 08, 2006
Sem papas na língua...
Jardim dixit: «no que me diz respeito, acho que o discurso do primeiro- ministro (no Parlamento) é mal educado, é mentiroso e é doentio» ver notícia
A propósito da afirmação de um vereador (seu camarada) que considerou que Carrilho actuava na câmara de forma "displicente, irresponsável e ausente" aqui vai mais uma descarrilhada.Ilustre visita...
"O porta-aviões nuclear USS Enterprise chegou esta madrugada ao Tejo, onde ficará durante quatro dias, para descanso da tripulação. A escala em Lisboa é a última, antes do regresso à base, em Norfolk, na Virginia, onde deverá chegar após duas semanas de navegação. O Enterprise anda há cinco meses no mar, envolvido em missões da Armada norte-americana na Europa."terça-feira, novembro 07, 2006
Deputados de Leiria pedem ajuda à Comissão Europeia...
Pombal viveu uma situação muito difícil que nos deixou fortes marcas. As consequências da intempérie que assolou Pombal começam agora a fazer-se sentir nos bolsos dos comerciantes que ficaram sem comércio, das pessoas que ficarem sem habitação, dos automobilistas que ficaram sem viaturas e de todos os pombalenses que têm uma cidade para reconstruir... por isso, todas as ajudas são poucas para ajudarmos a reerguer Pombal. Assim sendo, e depois do repto lançado pelo Municpio (aqui) é de bom grado que vemos os mais altos representantes (políticos) dos cidadãos a terem a iniciativa de fazer chegar o nosso caso à Comissão Europeia para que esta abra um regime excepcional que nos permita ajudar aqueles que mais ficaram prejudicados com estas cheias. Ver notícias: DB, DL, NC.Modernices... Novo conceito: Discoteca ecológica
Aqui está uma boa maneira para a rapaziada à noite poder ter alguma produtividade. Imagino o potencial energético que devem ter as nossas cidades estudantis, nomeadamente, a nossa Coimbra ;).segunda-feira, novembro 06, 2006
Loja da Juventude em Pombal...
É inaugurada amanhã (aqui) na nossa cidade uma Loja Ponto Já. Este é um espaço há muito reivindicado e que vem colmatar uma falha antiga que vem desde o encerramento do velho CAJ. Estas Lojas da Juventude "são espaços públicos destinados aos jovens, que disponibilizam toda a informação do seu interesse". Vê aqui em que consistem as Lojas Ponto Já.
Falta de verbas obriga os pais a pagarem prolongamento de horário O enriquecimento curricular, eu considero-o interessante e benéfico no nosso sistema educativo, agora julgo injusto o fardo que, nomeadamente, as nossas freguesias carregam, sendo que os serviços do Ministério devem acompanhar no terreno a aplicação de tais medidas.
O problema é que para além da comparticipação em muitos casos não ser suficiente, o grande problema é que as comparticipações vêm tarde e a más horas, outras nem sequer se chegam a ver, o que faz com que as nossas pequenas autarquias façam das tripas coração para poderem honrar os seus compromissos... outras vezes são os próprios pais que têm que pagar quando isto devia ser tudo menos oneroso...

Um julgamento que ficará para a história... " Saddam Hussein foi condenado à morte por enforcamento pelo Tribunal Especial que julgou o massacre de 148 civis na localidade xiita de Dujail, em 1982..." (aqui)
"Gelsenkirchen é uma das principais cidades industriais alemãs e os adeptos do Schalke são conhecidos por serem dos mais fiéis na Alemanha, mas são também famosos pela sua humildade. E ultimamente não estavam satisfeitos com a entrega dos jogadores. A situação pode parecer estranha porque a equipa ocupa o quarto lugar na Bundesliga, a apenas três pontos do líder Bremen. Mas a verdade é que o Schalke já foi eliminado na Taça UEFA e na Taça da Alemanha. E assim, durante o jogo de ontem, os primeiros 19.4 minutos foram de total silêncio, que nem foi quebrado no momento do 1-0. Curiosamente, quando o apoio voltou, o Schalke passou a jogar pior e o Bayern empatou (2-2)."













