quarta-feira, janeiro 18, 2006

Charles de Montesquieu 18 de Janeiro de 1689

Foi precisamente há 317 anos que nasceu uma das personalidades mais marcantes da nossa herança histórica. Filósofo de reconhecido valor, Montesquieu dispensou uma atenção muito especial à política, sendo um dos pioneiros defensores do princípio da separação de poderes, competindo a orgãos diferentes e independentes o poder executivo, judicial e legislativo. Nas democracias avançadas este é um princípio inquestionável, mas é bom o relembramos numa altura que em Portugal (recorde-se o recente caso das escutas telefónicas) este princípio é claramente posto em causa..
O aristocrata Charles-Louis de Secondat, senhor de La Bredé e Barão de Montesquieu, nasceu em 18 de Janeiro de 1689 perto de Bordéaus, na França, e faleceu em 10 de Fevereiro de 1755. Político, filósofo e escritor francês, filho de uma família nobre, ficou famoso pela sua teoria da separação dos poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições nacionais.
Teve formação
iluminista com padres oratorianos, de modo que cedo se mostrou um crítico severo e irônico da monarquia absolutista decadente, bem como do clero.
Montesquieu escreveu várias obras, ganhou notoridade e exerceu notável influência. Contribuiu também para a
Enciclopédia e foi uma das maiores figuras do Iluminismo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Este tipo de posts tornam o blog muito interessante, é isso miudo...

Anónimo disse...

que grande post!
afinal ainda há quem relembre as grandes personalidades da História.
gostei.

Anónimo disse...

Isto aqui está a começar a ficar muito cult, gostei de ver. Qdo tiver um tempinho, prometo semear discordancias (ou concordancias)... beijos. jen

JSD disse...

Patrique, tu que estás em França tiveste conhecimento do recente caso relativo à escutas telefónicas!? Foi uma bronca que estoirou no "24 Horas" a semana passada e que promete durar... em causa fica agora (cada vez mais) a permanência do actual Procurador Geral da República..