segunda-feira, janeiro 23, 2006

E depois do adeus...

Apurados os resultados há que fazer uma análise dos mesmos.
A nível nacional há uma histórica vitória do Professor Cavaco Silva. Através de uma campanha sóbria, séria e com o máximo respeito pelas demais candidaturas conseguiu mobilizar a sociedade portuguesa em torno da sua candidatura. Em 31 anos de democracia o centro-direita consegue eleger um Presidente da República mas o que fica é a certeza de que Cavaco Silva vai ser o Presidente de todos os portugueses e que não vai ceder a lógicas partidárias... afirmando categoricamente que a maioria que o elegeu desvaneceu-se ontem após as eleições e que agora há que trabalhar em prol do desenvolvimento do nosso País.
Manuel Alegre foi outro dos vencedores da noite e por pouco que não obrigava Cavaco a uma segunda volta. Pouco mais de 60 mil votos chegavam para termos 2ª volta e caso tivesse havido esta 2ª volta era Alegre que claramente a disputaria com Cavaco e aí as coisas podiam ser diferentes, havendo muito quem julgue que aí o candidato apoiado pela esquerda poderia sair vencedor, ou seja, falamos de um candidato que viu o seu trabalho reconhecido e que constituiu uma agradável surpresa sabendo que não tinha apoio de nenhum partido. Agora o que acho muito feio foi a intervenção de Sócrates interrompendo a de Alegre. Hoje vêm a desculpar-se afirmando que Sócrates não sabia que Alegre estava a discursar. Como é possível uma desculpa destas quando todos nós sabemos que nas sedes, nestas noites eleitorais, não há quem tire os olhos de frente do televisor e que assistimos atenciosamente às palavras de todos os candidatos... foi uma tremenda falta de respeito... cheirou a mau perder...
Soares foi uma pena. Garanto-vos que sinto pena de o homem se ter metido nisto. Já tinha afirmado que não havia necessidade de um homem com o prestígio que ele tem se ter metido numa guerra que não era a dele. Sai pela porta pequena e por culpa do Partido que ajudou a criar. O Partido Socialista e o seu secretáio-geral são os principais derrotados destas eleições, dada a forma como conduziram este processo.
Jerónimo avança com toda a confiança. Confesso que até eu próprio me deixei levar pela onda de simpatia que Jerónimo consegue incutir na sua campanha. O PCP mantém fiel o seu eleitorado e relega o BE para o penúltimo lugar. Louçã não merecia mais.
O fenónemo Garcia Pereira mostra que vale a pena lutar-se por convicções.
A nível local, no concelho de Pombal, Cavaco ganhou com 74,90%. Alegre ganha claramente a Soares (12,38 contra 7,64) e, ao contrário do sucedido a nível nacional, Louçã fica à frente de Jerónimo de Sousa (3,02 contra 1,70). Há aqui também uma clara derrota da candidatura de Soares que foi a única que em Pombal reuniu uma Comissão de Honra, inaugurou uma sede e montou uma estrutura de apoio à candidatura.
De realçar que um dos grandes momentos de campanha do Professor Cavaco Silva aconteceu em Pombal quando, logo no inicio da campanha, reuniu na Expocentro mais de 45oo pessoas tornando-se na maior manifestação de apoio que o Professor teve no decorrer da campanha.

Sem comentários: