sexta-feira, janeiro 27, 2006

Wolfgang Amadeus Mozart 1756-2006...

Assinalam-se hoje 250 anos do nascimento de Mozart:
Apesar de sua vida curta e da carreira mal sucedida, encontra-se entre os grandes génios da música. Sua imensa produção (mais de 600 obras) mostra uma pessoa que, desde criança, dominava a técnica da composição, além de possuir uma imaginação transbordante. Suas obras instrumentais incluem sinfonias, divertimentos, sonatas, música de câmara para diferentes combinações de instrumentos e concertos. Suas obras vocais são, basicamente, óperas e música religiosa (missas, oratórios). Sua obra combina as doces melodias do estilo italiano com a forma e o contraponto germânicos. Mozart sintetiza o classicismo do século XVII, simples, claro e equilibrado, mas sem fugir da intensidade emocional. Estas qualidades estão patentes em todos seus concertos, com os contrastes dramáticos entre o instrumento solista e a orquestra, e nas óperas, com as reações de suas personagens diante de diferentes situações. Sua produção lírica coloca à mostra uma nova unidade entre a parte vocal e a instrumental, com uma delicada caracterização e o uso do estilo sinfónico próprio dos grandes grupos instrumentais. Mozart merecia mais... (pelo menos) reconhecimento. Ficou o artista... este sim.. um dos verdadeiros. Para mais aprofundado conhecimento consultem Mr. Mozart Home Page:

2 comentários:

Anónimo disse...

... Para quem nunca viu o espectacular filme "Amadeus", fica a dica, em forma de celebração. Um excelente filme de Milos Forman. Com umas gargalhadas deliciosas do atrevido Wolfie...
bom fim de semana, Pedrocas. Beijos da Terra de Vera Cruz, onde o sol anda a torrar os meus miolos!
Jenny

JSD disse...

Obrigado Jenny, vi e gostei.. já antes o tinha visto... ficamos sempre com a ideia de que ele era um talentoso desgraçado e realça-nos sempre a sensação de que os grandes artistas ou os grandes talentos são sempre também grandes amantes do vício...seja ele qual for ;)