terça-feira, janeiro 24, 2006

Escutismo, Janeiro 24, 1908

A 24 de Janeiro de 1908 surge o movimento escutista que rapidamente se estendeu a todo o mundo.
Baden-Powell (o fundador do escutismo) resolveu realizar, em 1907, na ilha de Brownsea, um acampamento com vinte rapazes dos 12 aos 16 anos, onde transmitiu conhecimentos técnicos tais como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta, etc.
Devido aos bons resultados deste acampamento, Baden-Powell começou a escrever o livro "Escutismo para Rapazes" que, inicialmente, foi publicado em fascículos e vendido nas bancas de jornais, durante o ano de 1908. Mal tinha começado a aparecer nas livrarias, logo surgiam patrulhas e "tropas" escuteiras não apenas na Inglaterra, mas em muitos outros países. Os jovens ingleses entusiasmaram-se tanto com o livro que Baden-Powell organizou e fundou o Movimento Escutista.
Para o próximo ano de 2007 está prevista a realização de um jamboree mundial, 100 anos depois do acampamento de Brownsea.
Em Pombal o escutismo surgiu há pouco mais de duas décadas assumindo um papel de extrema importância na formação de muitos dos nossos jovens...
Escutismo é um movimento educacional não formal para jovens, sem fins lucrativos, com a participação de adultos voluntários, fundado pelo general inglês Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell e praticado por milhares de jovens por todo o mundo. Busca o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, afetivo e de caráter dos seus participantes através de um sistema de educação informal, baseado em atividades práticas (o chamado Aprender Fazendo) e no contacto permanente com a Natureza. É organizado internacionalmente pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME). Apesar de se assumir como um movimento sem vínculos político-religiosos, existem grupos vocacionados para determinadas confissões religiosas. Em Portugal, por exemplo, predomina a religião católica. É hoje o maior movimento de educação não-formal e o maior maior movimento de jovens do mundo, estando presente em 216 países e territórios. Já passaram pelo Movimento Escoteiro mais de 28 milhões de jovens desde a sua criação na Inglaterra. Em 2007 será realizado o Jamboree Mundial do Centenário na Inglaterra

2 comentários:

Anónimo disse...

Faço aqui um Blog paralelo e com igual qualidade, o k axas?

Neste dia,
em 1965 morreu Winston Churchill.
Político, escritor e pintor, Winston Churchill nasceu em 1874, oriundo de uma família da aristocracia britânica. Foi eleito como deputado conservador em 1900, mas juntou-se aos liberais, obtendo o cargo de ministro do Comércio em 1908 e de ministro do Interior em 1910. Prosseguiu uma carreira política, aliando-se depois aos conservadores ao recear a emergência do Comunismo russo. É eleito deputado em 1924, sendo dos poucos a preconizar uma política firme contra a Alemanha hitleriana. De 1940 a 1945 torna-se o primeiro-ministro de um governo de união nacional. Revela-se então um verdadeiro estratega, um grande chefe de Estado e um símbolo da oposição britânica face ao nazismo. Promoveu a assinatura do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e foi o primeiro a insurgir-se contra a "cortina de ferro" que entretanto se abatera sobre o Leste europeu. Apesar do imenso prestígio alcançado, é derrotado pelos trabalhistas nas eleições de 1945. Regressa ao poder em 1951, mas retira-se quatro anos depois por razões de saúde. Veio a falecer em Londres em 1965. Para além de um grande estadista, foi também escritor, pintor e memorialista e a sua obra, nomeadamente as Memórias de Guerra (1948-1954) valeu-lhe o Prémio Nobel da Literatura em 1953.

JSD disse...

Agradeço a tua contribuição ;)

Churchill é uma referência política. Ficará para sempre célebre a sua estreia no Parlamento como Primeiro Ministro, inaugurando o ciclo dos seus memoráveis discursos de guerra quando afirma:"...Não tenho nada a oferecer-vos senão sangue, trabalho, suor e lágrimas...".